Início » Brasil » Dilma é reeleita presidente do Brasil
Eleições 2014

Dilma é reeleita presidente do Brasil

Diferença de apenas três pontos percentuais, a menor desde 1989, mostra um país dividido e prenuncia um segundo mandato muito mais difícil para a presidente

Dilma é reeleita presidente do Brasil
Vitória estreita enfraquece politicamente o futuro governo da presidente (Reprodução/Folha de São Paulo)

Por uma margem de apenas três pontos, a presidente Dilma Rousseff foi reeleita neste domingo, 26, para um segundo mandato como presidente da República. A petista vai governar o Brasil por mais quatro anos, entre 2015 e 2018. O resultado é o mais apertado desde a redemocratização.

Com cerca de 98% das urnas apuradas, às 20h31, a petista registrava 51,6% dos votos, e o candidato tucano Aécio Neves marcava 48,55%, não podendo mais superar a presidente. A petista teve uma vitória expressiva nos estados do Norte e Nordeste do país, enquanto o tucano levou o Sul, Sudeste (exceto Minas e Rio) e Centro-Oeste.

Com 100% das urnas apuradas, Dilma ficou com 54,4 milhões de votos válidos (51,64%) e Aécio com pouco mais de 51 milhões de votos (48,36%). Neste turno,a petista venceu em 15 estados e Aécio em 12 e no Distrito Federal,enquanto no primeiro turno Dilma venceu também em 15 estados e o Aécio em nove e na capital do país.

A vitória estreita prenuncia um segundo mandato muito mais difícil e uma presidente enfraquecida politicamente. Dilma terá de enfrentar uma oposição revigorada e uma economia em crise, com baixo crescimento e inflação alta.

Os votos brancos somaram 1,71% do total, e os nulos, 4,64%. A abstenção ficou em torno de 21,03%, ou 29,4 milhões de eleitores.

 

Infográfico da apuração das urnas por estado no segundo turno (Reprodução/G1)

 

Fontes:
R7 - Dilma Rousseff vence Aécio Neves nas urnas e é reeleita presidente do Brasil por mais quatro anos
G1 - Dilma vence em 15 estados; Aécio, em 12 e no DF

18 Opiniões

  1. Jose Milton DeQuevedo disse:

    Os Derrotados nesta Eleição são os que Madrugam como eu, para ir Trabalhar que não faltam ao serviço, que não colocam Atestados etc.
    Os Vencedores são os Vagabundos, que vivem as custas deste Governo Paternalista que não ensina a População a Pescar o Peixe mas sim o da na forma da Bolsa Família.
    Homens e Mulheres que só pensam em fazer mais e mais filhos para poderem aumentar a renda sem Trabalhar, e produzir.
    Eu Trabalho desde que me conheço por gente ajudando meus Pais na Roça até aos 20 Anos, sei do Valor e do Custo para produzir um Litro de Leite ou de um Cereal que sirva para a Alimentação.
    Nunca recebi nada de Governo nenhum e agradeço ao meu ETERNO que sempre me Abençoou me deu Saúde e Força de vontade para Trabalhar, me livrando da Preguiça.
    Essa Cambada Petista que recebeu Aval para ficar no Poder vai continuar fazendo falcatruas e apoiando esta Massa Ignara, bandida, boçal, preguiçosa, inescrupulosa e corruptora, Idólatra que dao as cartas neste País que ainda tem coragem de Dizer que DEUS é Brasileiro!

  2. Raimundo Trindade disse:

    Há, lembrei, O PT É TETRAELEITO , a marina fazia campanha mesmo? que apoio em…. tipo apoio de neymar , (o povo não é besta, sabem que ele mora em um palácio lá no estrangeiro e ñ tem nada a ver com a pobreza no Brasil) ,bernardinho, daqueles artistas da década de trinta e etc………. . penso que os eleitores da marina são as abstenções . e ele confiou e se ferrou,, , os recifenses blefaram amigo rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrrs. Agora é 13, é Dilma

  3. leonora hermes luz disse:

    Interessante como a mídia se repete.
    Leio este editorial tendencioso do Opinião e Notícia (mais um), publicar sem nenhuma imparcialidade.
    Começa pelo título, fora o resto todo:

    “Diferença de apenas três pontos percentuais, a menor desde 1989, mostra um país dividido e prenuncia um segundo mandato muito mais difícil para a presidente”

    “Diferença menor desde…” (como se isso significasse “perdemos por um triz”)
    “… prenuncia um segundo mandato muito mais difìcil…” (é? porque? quem disse? tipo: como assim?)
    etc
    Eu nem sou fã do PT mas editorial manipulador de opinião é o que mais rola no Brasil e no mundo. Arrumem jornalistas que tenham diferentes pontos de vista, que falem de outros candidatos, pra leitura ficar menos monótona. Sò pra constar, sabiam vocês que existiu uma candidata chamada Luciana Genro que fez uma bela campanha com um programa de governo bem completo e muito parecido com o que se pratica na França, por exemplo. Ha, ninguém cobriu a candidata, vai que por que seu partido tem nome de “socialista”. Ok
    Pois é, tem outras ideias rolando, mas ..;

    “… Mas você não forma
    As frases loucas que cultiva por aí …”

    Dizia Erasmo Carlos.

    Coisas do ego. Quem sabe no futuro aparecer colaboradores de diversas opiniões. Não é este o nome deste jornal?

    Abraço.

  4. Áureo Ramos de Souza disse:

    Meus amigos estou estupefato, é incrível, eu sou de Recife votei em Aécio com a certeza que teríamos uma votação de uns 65% e meus irmãos recifenses sacanearam, eu não imaginava que isso pudesse acontecer, quando fizemos um governador e um senador do nosso ex Eduardo Campos e veio esta sacanagem. Eu acredito que foi as poucas visitas que Aécio fez ao nordeste se preocupando com Minas onde perdeu e também o fator Bolsa Família que abrange muitos nordestinos. Agora só nos resta os deputados futucarem e descobrir toda a verdade sobre a delação de Youssef e podermos solicitar um impeachment. Lamento ter perdido meu voto

  5. Rosa Araujo disse:

    Lamentável o resultado. As urnas sempre são fraudadas, infelizmente…..

  6. Joaquim Caldas disse:

    Superincrível!! A região Nordeste mais massacrada pelo PT deu a vitória pra Dilma?A transposição do Rio São Francisco com suas obras superfaturadas e a Refinaria Abreu e Lima que tiveram suas verbas desviadas para o governo de Cuba,contemplaram Dilma reeleita,pode? E,ainda de sobremesa,o estado que perdeu Eduardo Campos,deu a Dilma mais do que o dobro dos votos contra Aécio,sem o PT fazer nenhum deputado federal,perder pra governado e senador.

  7. Joma Bastos disse:

    Que haja Ética e Moral! Que todos aqueles já foram condenados por corrupção e/ou outros crimes, sejam afastados definitivamente do poder político e da gestão pública!

  8. Antonio Manoel G G Rato disse:

    As forças políticas que venceram por muito pouca margem as eleições – não nos iludamos – só se submetem ao estado democrático de direito por conveniência para alcançar o poder, nele permanecer a qualquer custo, mesmo que para isso, seja necessário transgredi-lo e desrespeitá-lo para garantir e impor o seu pensamento que, arrogantemente, consideram o único.

    A demonstrar esta tese está a evidência dos atos espúrios e ignóbeis da mentira, da demagogia e do abuso do poder praticados, sem escrúpulos, pelas forças políticas vencedoras do certame ao longo de todo o processo eleitoral hoje terminado

    A Oposição, liderada por Aécio e Marina sai deste pleito fortalecida representando praticamente a metade do total dos eleitores que sufragaram o nome de Aécio.

    À Oposição impõem-se, agora, a tarefa de resistir e enfrentar o PT, cujo projeto, sempre mal disfarçado, foi o de priorizar, em detrimento do Brasil, o partido, o poder pelo poder e uma agenda de hegemonia autoritária que relativiza os princípios éticos e os valores da liberdade e da democracia.

    Não tenho dúvidas que, em função do risco real que o PT experimentou de perder o poder nesta eleição, esse partido, integrando o governo e se julgando fortalecido, vai tentar à exaustão conseguir dispor dos instrumentos institucionais que lhe proporcionem perpetuar-se no poder.

    O fará através dos meios mais espúrios como o controle da mídia, a efetivação dos malfadados e manipuláveis conselhos ditos participativos, da tentativa de controle do judiciário, da polícia federal e da tentativa de, por meio de plebiscito tendenciosamente direcionado, realizar uma reforma política ao seu feitio autoritário e populista.

    Aí está o grande desafio da Oposição : resistir tenazmente, pela manutenção de um Brasil livre e democrático necessário a garantir a existência e a manifestação da pluralidade das correntes de pensamento.

    A Oposição que tenha a consciência da tarefa que metade do país a incumbiu e espera dela: a responsabilidade de saber ser e desempenhar a resistência e a oposição, desde este primeiro minuto, para defender os valores da liberdade, do direito, da ética e da competência na condução da vida pública que o país requer

    Sem jamais perder a esperança e na trincheira da resistência

  9. Raimundo Trindade disse:

    Até que enfim foi reconhecido os bons trabalhos apresentados por Dilma e Lula, resultado justo para o Brasil.
    Essa história de divisão do país é ideia da REDE GLOBO, não leve em consideração essa conversa fiada
    o Brasil é um país de tamanho continental,… culturas, costumes,até linguajar é tudo diferente de um estado para outro
    nem por isso temos um país dividido…. A eleição passou nós continuamos, outras eleições virão e volta a disputa pelo cargo
    aí, outras forças estarão concorrendo, digo a vcs NÃO FIQUEM MAGOADOS, CUIDADO COM SEU CORAÇÃO ELE É MAIS IMPORTANTE DO QUE ELEIÇÃO E CANDIDATO!!!!!!!!!!!!!!!!. ABRAÇOS,,,, E VIVA O BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!.

  10. Francisco Lucena disse:

    Foi o melhor para o Brasil. Lula e Dilma já demonstraram na prática que tem propostas para unir o Brasil, em torno de um projeto de desenvolvimento com inclusão social e respeito às diversidades. Antes deles o Brasil era dividido entre os miseráveis e os privilegiados, historicamente pelo estado ou pelo modelo de sociedade que vem das Capitanias Hereditárias. Não dá para pensar Brasil somente dos que acumularam riqueza e poder. Não dá para pesar o Brasil olhando somente para o Sul e Sudeste. Até porque nessas regiões também tem pobreza e concentração de riqueza.

    DILMA TEM QUE SE PREOCUPAR, SIM COM A REFORMA TRIBUTÁRIA, NÃO PARA PRIVILEGIAR OS QUE MAIS TEM, SIM PARA PROMOVER MAIS DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E TORNAR O BRASIL MAIS JUSTO E IGUALITÁRIO; PRECISA FAZER A REFORMA POLÍTICA, NÃO PARA ATRIBUIR MAIS PODER AO PT, PMDB OU PSDB, E SIM PARA ACABAR COM PARTIDOS DE ALUGUES E FORTALECER OS PARTIDOS IDEOLÓGICOS, QUE TEM PROJETO DE SOCIEDADE PARA O PAÍS, REFORMA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÕES E DA MÍDIA PARA ACABAR COM O MONOPÓLIO E OS ESQUEMAS CRIMINOSOS, QUE USAM E ABUSAM DA BOA FÉ DO POVO BRASILEIRO. REFORMA AGRÁRIA PARA ASSEGURAR O ACESSO A TERRA A QUEM QUER PRODUZIR ALIMENTO SAUDÁVEIS, PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR, DE TODOS OS CONSUMIDORES. É ESSE O BRASIL QUE QUEREMOS, SEM HIPOCRISIA, SEM PRECONCEITO, SEM DISCRIMINAÇÃO. LIVRE E SOBERANO.

  11. Vitafer disse:

    Passada a eleição, penso que todos os brasileiros devem se unir em torno dos eleitos, para o bem do próprio povo. Se houver erros, devem ser denunciados e punidos.

  12. Thais La Porta disse:

    Inacreditável! Essa palavra traduz o meu sentimento ontem na divulgação da reeleição da Dilma. Eu, que votei no Lula uma vez acreditando que deveríamos dar voz aos esquerdistas. É que ao longo desses 12 anos do PT no governo do país pude ver o quanto me equivoquei. Depois desse último mandato, com tantos escândalos de corrupção, tantas promessas do GIGANTE ACORDAR, nunca pensei que esse seria o resultado das eleições. Algumas pessoas justificaram seu voto na candidata dizendo que todos os políticos são ladrões. Ora, se todos são ladrões, uns mais divulgados do que outros, por que apoiar essa prática depois de tantas denúncias? Acho que desde o governo do Fernando Collor não se via a indignação do povo nas ruas e esse ano as manifestações acaloradas nos deixaram esperançosos de um futuro diferente para o nosso país, mas não!
    Triste foi ver o país retroceder ontem! Hoje, queda na bolsa de valores, alta do dólar, etc. Acho que a outra metade do país não vai deixar as coisas como estão, pois já se fala em Impeachment nas redes sociais. Pelo menos a esperança de que o povo ficará de olhos abertos eu ainda tenho!

  13. Roberto1776 disse:

    Porto Alegre esteve 16 anos sob o tacão petista e não foi nada bom. O RS também esteve sob as botas do PT no governo Olívio Dutra, um verdadeiro desastre sob todos os pontos de vista, especialmente no aspecto segurança e economia. Olívio expulsou a Ford da Grande Porto Alegre para a Bahia, destruindo um trabalho de primeiro nível do ex-governador Antônio Brito.
    Enfim, Geisel previu que mais dia menos dia cairíamos nas garras dos comunas.
    Nada mais me surpreende em um país no qual analfabetos elegem populistas que lhes permitem viver sem trabalhar.
    Pelo menos o Mantega vai ser, tardiamente, defenestrado. A situação é de pedir que Deus tenha pena de nós, mas sabemos que Ele não se mete nesses assuntos, e com os militares não podemos mais contar.

  14. willians rodrigues gomes disse:

    Não existe almoço grátis, agora só resta aguardar o próximo golpe do PT, que será dado através do plebiscito rejeitado há um ano no Congresso Nacional, o qual fortalece os acordos firmados no Foro de São Paulo, transformando nossa nação em uma Venezuela. Parabéns Brasil, nós merecemos tudo o que está por vir. É a estratégia de GRAMSCI mais forte que nunca.
    VIVA A REPÚBLICA DAS, E DOS BANANAS.

  15. helo disse:

    Estou triste pelo Brasil, pela sua divisão, pela campanha feia, pelos amigos que votaram nela, sinto pena até do PT. Agora é torcer que ela possa fazer melhor do que fez.

  16. Sandro Santos disse:

    Eu acho que vai ser melhor. Gostei do resultado no Rio e no Brasil.

  17. Samuel Reis disse:

    Felizmente não participei deste “circo” eleitoral, pois entendo que é direito do cidadão, isso numa verdadeira democracia. Agora com relação ao resultado previsível espero que a presidente reeleita cumpra com suas obrigações políticas para com todos os brasileiros e não somente para com aqueles que financiaram a sua campanha, uma vez que muitos eleitores que compareceram às urnas ainda acreditam nesse sistema. Desconsiderando o fato de que tantos outros cidadãos simplesmente não saíram de casa para votar ou mesmo àqueles que anularam o seu voto ou votaram em branco, da presidente reeleita não devemos esperar nenhum favor, tampouco caridade, até porque, ao menos teoricamente, ela representa a todos nós brasileiros. Infelizmente vivemos numa “dividocracia”, numa verdadeira tirania “branca”, senão numa ditadura do capital e como servis prestam-se toda a classe política, incluindo-se a presidente reeleita e os candidatos que não foram eleitos.

  18. Sandra disse:

    O Brasil perdeu.Basta olhar o mapa das eleições. O Brasil escravizado pela Bolsa Família, que é a eternização da miséria. O Brasil perdeu. Perdeu para a sordidez, a calúnia, a mentira, a injúria. O Brasil perdeu. Perdeu para a corrupção e a roubalheira do dinheiro público. Há muito a lamentar. Mas o Brasil é este país assim. Vamos continuar na oposição, mas, a partir de agora uma oposição de verdade, sem negociação. Aécio Neves foi um grande candidato. Um verdadeiro herói. Amanhã é outro dia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *