Início » Brasil » Dilma faz 67 anos
Aniversário da presidente

Dilma faz 67 anos

Veja imagens da trajetória da presidente até ocupar o cargo máximo do país

Dilma faz 67 anos
Nas eleições deste ano, Dilma Rousseff derrotou o senador Aécio no segundo turno (Reprodução / R7)

A presidente Dilma Rousseff completou 67 anos no último domingo, dia 14. A discreta comemoração foi em família, na casa do ex-marido, Carlos Araújo, em Porto Alegre, onde costuma se refugiar quando está na capital gaúcha, em dias de descanso. Não houve movimentação de visitas e amigos no prédio, e a assessoria da Presidência nem sequer divulgou oficialmente os detalhes da agenda de Dilma para o dia.

Os desafios da presidente em seus 67 anos não foram poucos. Veja imagens de sua trajetória até ocupar o cargo máximo do país:

Dilma 1

Filha do advogado búlgaro Pedro Rousseff com a dona de casa carioca Dilma Jane Silva, Dilma Vana Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947, e teve infância e juventude confortáveis em Minas Gerais. Em 1965, foi matriculada no Colégio Estadual Central, uma escola pública com um forte movimento estudantil contrário ao golpe militar eclodido no ano anterior.

Dilma 2

Em 1964, ano do golpe militar, ela entrou no Colégio Estadual Central, onde iniciou a militância na Política Operária (Polop), organização de esquerda com forte presença no meio estudantil. Este foi o início de uma história quase toda dedicada à vida política. Em 1967, Dilma ingressou no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e aderiu ao Comando de Libertação Nacional (Colina) – organização de combate à ditadura. Foi presa e torturada entre janeiro de 1970 a dezembro de 1972.

dilma-e-a-filha_Dilma com a filha.

Dilma 5

Após sair da cadeia, Dilma se estabelece em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde retoma o curso de economia, interrompido em BH. Em 1980, ajuda a fundar o PDT e inicia de vez sua carreira pública. Entre 1985 e 1988, é secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre. Em seguida, se torna presidente da Fundação de Economia e Estatística, entre 1991 e 1993, quando deixa o cargo para assumir a Secretaria de Energia, Minas e Comunicação, até 1994. Dilma volta ao governo gaúcho em 1998, quando assume novamente a Secretaria de Energia, Minas e Comunicação. Em 2001, ela sai do PDT e entra para o PT, quando é convidada a participar da elaboração do programa de governo do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva na área energética.

Dilma 6

Com a eleição de Lula, Dilma foi convidada a comandar o Ministério de Minas e Energia.

dilma_neto_div_09092010_blog

Depois de já ter consolidado seu nome para suceder Lula, Dilma foi diagnosticada com câncer, doença que enfrentou poucos meses antes de começar a campanha eleitoral de 2010. Durante as eleições deste mesmo ano, Dilma torna-se avó.

Dilma 9

Em 31 de outubro de 2010, Dilma foi eleita a primeira mulher a ser presidente do Brasil. Em 1º de janeiro de 2011, ela tomou posse e recebeu a faixa presidencial de Lula.

Dilma 11

Dilma também foi a primeira mulher a fazer o discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, diante de uma plateia de líderes mundiais. Ela foi apontada como uma das mulheres mais poderosas do mundo, e ganhou destaque ao questionar, na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, a espionagem norte-americana a autoridades estrangeiras.

Dilma 14

Nas eleições deste ano, Dilma derrotou o senador Aécio Neves no segundo turno, em votação acirrada. Com 100% das urnas apuradas a candidata alcançou 51,64% dos votos válidos — 54,4 milhões de votos — e derrotou Aécio Neves (PSDB), que teve 48,36% dos votos válidos — 51 milhões de votos.

Fontes:
R7 - Veja a trajetória de Dilma Rousseff
Jornal do Brasil - Dilma Rousseff completa 67 anos neste domingo
Brasil Econômico - A agenda pesada da presidente

9 Opiniões

  1. Joaquim Caldas disse:

    Raimundo Trindade;
    Você deve ter mais respeito pelo povo, lesado pelo seu partido PT e por sua presidente ex-presidiária imposta na presidência pela fraude nas urnas eletrônicas,pela segunda vez.Assim ela ira para a cadeia pela segunda vez,basta que aposentem estes militares comunistas,Enzo,Moura e Saito,que já deveriam esta fora das FFAA.O Brasil votou,mas trocaram o cabo pelo rabo da fraude.Aqui,em PE,o PT não elegeu nenhum deputado federal,dois deputados estaduais.Perdeu o prefeito e Lula,em campanha,perdeu o governo,levaram um surra no primeiro turno.No segundo turno montaram a fraude e como Dilma teve tantos votos se o PT perdeu tudo? Você deve ser militante virtual pago para debochar do povo.

  2. Joaquim Caldas disse:

    7+6=13. Dilma completa 67 anos de mau exemplos: de presidiária a presidente ladra.Dilma é a mulher mais perigosa do mundo,assaltou as Américas e a Europa.Por isso ele terá que enfrentar um juri internacional que a levará a cadeia,se não a matarem.O maior roubo da histórias das nações.Petrobrás!

  3. Henrique de Almeida Lara disse:

    É pena que levou o dinheiro do Brasil para Cuba, enquanto há brasileiros que se encontram em extrema penúrio. Há um quase insuperável gargalo na infraestrutura no País e o valor da Petrobrás caiu para menos da metade. E mais, há espessas núvens negras pairando sobre aquela que foi a maior empresa brasileira, pois muitos processos virão sobre ela, inclusive do exterior. Eta Brasil PeTralha!!!!!

  4. Raimundo Trindade disse:

    ESSA É A MINHA PRESIDENTA, Parabéns pelo seu aniversário, Saúde , Paz e sucesso no comando deste GIGANTE Chamado BRASIL … O Pará votou de cabo a rabo com Dilma, O Norte e o Nordeste do Brasil foram sem dúvida alguma o carro chefe da VITÓRIA de DILMA . UM ABRAÇO FRATERNAL DO TAMANHO DA AMAZÔNIA NA SENHORA DILMA ROUSSEF.

    DE SEUS ELEITORES DE SANTARÉM DO PARÁ.

  5. Áureo Ramos de Souza disse:

    Uma pessoa que não entende nem o que estudou e assume Minas e Energia, só no Brasil acontece isso. E tem mais ex guerrilheiro e ladrona, quanto a ladrona isso não é novidade pois continua exercendo a profissão.

  6. ANTUNES disse:

    POR FAVOR – POUPE-NOS DESSA PATACOADA.
    QUEMQUISER SABER MAIS DA VIDA DESSA SENHORA , QUE ENTRE NO SITE DO PT …..

  7. Joma Bastos disse:

    Sobrando idade para estar aposentada.

  8. DJALMA P BENTES disse:

    SEMPRE nas MINAS e ENERGIA e não sabe de nada.

  9. PAULO CALMON disse:

    PARABÉNS,
    Espero que aproveite a data para explicar Passadina e outras coisinhas mais de representaram BILHÕES para conta negativa do País.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *