Início » Brasil » Dilma foi a presidente que menos assentou famílias, diz estudo
Reforma agrária

Dilma foi a presidente que menos assentou famílias, diz estudo

Levantamento da Comissão Pastoral da Terra mostra que Dilma ‘foi a presidente que mais apoiou o agronegócio e menos assentou famílias'

Dilma foi a presidente que menos assentou famílias, diz estudo
Dilma em encontro com líderes do MST em fevereiro do ano passado (Reprodução/ABr)

Um levantamento divulgado na última quarta-feira, 7, pela Comissão Pastoral da Terra (CTP), mostrou que Dilma Rousseff foi a presidente que “menos desapropriou terras e assentou famílias para a reforma agrária; menos demarcou os territórios indígenas, quilombolas e de diversas populações tradicionais e menos criou reservas extrativistas”.

Por outro lado, o estudo mostrou que governo Dilma “foi o que mais apoiou o agronegócio e os grandes investimentos capitalistas”. “A presidente será lembrada também por ser a que menos criou áreas protegidas na história do Brasil. Foram criadas, no final de 2014, apenas nove unidades de conservação”, diz o estudo.

O estudo revela um paradoxo, já que o governo petista sempre teve boas relações com trabalhadores rurais e apoiou a reforma agrária. Em 2011, Dilma chegou a prometer que o tema “voltaria à pauta do Governo Federal”, mas, segundo a CTP, essa promessa nunca foi cumprida.

O levantamento também contestou os números oficiais do governo, que afirma ter assentado 103.746 mil famílias entre 2011 e 2014. Segundo a CTP, 73% desse total se refere a famílias cujo o processo de assentamento se iniciou antes da gestão de Dilma. “Se levarmos em consideração as ações originárias em seu próprio governo, esse número cai para 28.313 mil famílias”, diz o documento.

Fontes:
Congresso em Foco-Pastoral: Dilma foi quem mais apoiou agronegócio e menos assentou famílias

2 Opiniões

  1. Henrique de Almeida Lara disse:

    O que se poderia esperar de governo sem transparência e que vive de mentiras? Infelizmente, grande massa da população brasileira é desinformada, portanto vulnerável à mentira. Somam-se a estes aqueles que são desleais à Pátria e, por isso, buscam os próprios interesses ou de seus grupos ao arrepio da ética e da legalidade, sem se importar com o interesse maior, que é o da Nação.

  2. Ludwig Von Drake disse:

    É que os petistas estão mais preocupados é em acentar a nomenklatura no politburo. Ou falando em português: A militância na estrutura do Estado. Ou em tupiniquim: arranjar um cabide pros puxa-saco.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *