Início » Brasil » Dilma indica Luiz Edson Fachin para o STF
Ministro do Supremo

Dilma indica Luiz Edson Fachin para o STF

O nome de Fachin, no entanto, ainda precisa ser aprovado no plenário do Senado

Dilma indica Luiz Edson Fachin para o STF
Fachin poderá assumir a vaga deixada por Joaquim Barbosa (Fonte: Reprodução/Gazeta do Povo)

A presidente Dilma Rousseff indicou nesta terça-feira, 14, o advogado Luiz Edson Fachin, de 57 anos, para a vaga aberta de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto. O nome de Fachin, no entanto, ainda precisa ser aprovado no plenário do Senado.

Em nota, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República afirma que Fachin “cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país”.

Luiz Edson Fachin é advogado e professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito do Paraná, e ainda professor visitante do King’s College, na Inglaterra, e pesquisador convidado do Instituto Max Planck, na Alemanha.

Caso seja aprovado, Fachin poderá assumir a vaga deixada pelo ex-ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho do ano passado.

O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo, disse que o tribunal recebeu “com grande satisfação” a indicação de Fachin.

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), apontou, no entanto, um “viés político” na escolha de Dilma. Em 2010, Fachin manifestou apoio público à candidatura da atual presidente. Cunha Lima ressaltou que, na sabatina no Senado, o jurista terá que deixar clara a “real autonomia” que terá para atuar no STF.

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    Parece que existe uma informação desencontrada nesta notícia: o nome correto do indicado é JOÃO PEDRO STÉDILE, marxista renomado e líder do MST.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *