Início » Brasil » Dilma lança e acaba com o Minha Casa Melhor
Reviravolta política

Dilma lança e acaba com o Minha Casa Melhor

Mais uma vez, a presidente Dilma II vai contra a presidente Dilma I

Dilma lança e acaba com o Minha Casa Melhor
Programa é cancelado pouco mais de 20 meses após ser anunciado (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 12 de junho de 2013, como de praxe, a presidente Dilma lançou um programa, o Minha Casa Melhor, que consistia em dar um crédito de até R$ 5 mil por meio da Caixa Econômica Federal (CEF) a juros de 5% ao ano para pagar em 48 meses – taxa de juros menor que a inflação- para que consumidores de baixa renda contemplados pelo Minha Casa Minha Vida pudessem comprar eletrodomésticos para suas moradias.

Eu nunca gostei muito desse programa por três motivos. Primeiro, mesmo os consumidores de baixa renda sempre tiveram acesso ao crédito no Brasil. Essa foi a história de lojas como a Casas Bahia, analisada pelo falecido C.K Prahalad no livro “A riqueza na base da pirâmide”, de 2005.

Segundo, a grande diferença do programa foi dar subsídios via um banco estatal. Qualquer tipo de programa fortemente subsidiado terá sucesso, mas quando o programa foi lançado já estava claro que o Brasil estava com dificuldades de fechar suas contas. Tivemos em 2013 um superávit primário de 1,9% do PIB graças a uma receita extraordinária de 0,7% do PIB do leilão de Libra e REFIS.

Terceiro, o programa Minha Casa Melhor discrimina grupos de baixa renda. Um grupo que tem acesso ao Minha Casa Minha Vida tem direito ao programa. Mas outro grupo de baixa renda que não participa do programa MCMV não tem acesso. O critério de ter ou não acesso ao MCMV não me parece um critério justo.

De qualquer forma, como quase tudo que foi feito ao longo do primeiro governo Dilma, o governo agora dá uma guinada de 180o e, pelo menos por enquanto, fechou o programa Minha Casa Melhor (clique aqui), um programa que até a semana passada era considerado excelente pela presidente Dilma I. Mais uma vez, a presidente Dilma II vai contra a presidente Dilma I.

Agora, como as mulheres conseguirão máquinas automáticas de lavar como falava a presidente Dilma I? No vídeo abaixo a presidente fala que o Brasil vivia um contexto de inflação e contas públicas sob controle que justificavam o programa. Como disse a presidente: “Não há a menor hipótese de o meu governo não ter um política de combate à inflação”. É neste famoso vídeo que a presidente Dilma fala do “Velho do Restelo”. Como a presidente disse no final do seu pronunciamento: “Esse programa ( o Minha Casa Melhor) é mais um som contra o Velho do Restelo”. Depois de pouco mais de 20 meses, como a presidente Dilma I explicaria que o Velho do Restelo estava correto?

*Mansueto Almeida é economista do IPEA e titular do Blog do Mansueto

Fontes:
Blog do Mansueto - Dilma lança e cancela Minha Casa Melhor

1 Opinião

  1. olbe disse:

    Esperavam o quê dela sabendo que mentiu em tudo durante as eleições, agora vem com o papo de que foi eleita democraticamente e ninguém pode tirar seu cargo. Devia ter que assinar suas promessas de campanha, Não cumpriu, está fora. Fica aqui a sugstão

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *