Início » Brasil » Dilma mais abandonada
Coluna Esplanada

Dilma mais abandonada

A presidente Dilma Rousseff se vê abandonada pelo corpo diplomático -- mais ‘lulista’

Dilma mais abandonada
Críticas de Lula a Dilma causam mal estar no governo (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Não bastasse a bola nas costas dada pelo ex-presidente Lula, que assume publicamente o papel de maior opositor na tentativa de dela se descolar, a presidente Dilma Rousseff se vê abandonada pelo corpo diplomático — mais ‘lulista’. A maior prova se deu na última quarta-feira (24), quando os convidados notaram a ausência da cúpula do Itamaraty — e até de embaixadores e diplomatas de segundo escalão — no lançamento do Plano Nacional de Exportações. Metade das cadeiras vazias foi retirada do salão.

Louco pra voltar

Lula se reuniu com a bancada do PT ontem à noite em Brasília, enquanto a presidente mantém agenda nos Estados Unidos. Aliados dizem que está inconsolável.

Bateu porta

Não é de hoje que o Brahma anda bravo. Na noite da vitória na eleição foi visto por empresário, no Alvorada, saindo bufando do gabinete da inquilina.

Dono do mundo

O que aliados entendem da reclamação de Lula é algo que Dilma não pode entregar. Conota que ela deveria ter ingerência sobre o MPF e a PF na investigação da Lava Jato.

Papo de togados

Nas conversas no cafezinho, os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais já dão como certa uma cassação do diploma do governador Fernando Pimentel (PT) caso desembarque na Corte um processo resultado da operação da PF que cerca o empresário Benedito, operador da campanha.

Golpe à granel

A Venezuela, que sobrevive sob ditadura civil, deu novo golpe na democracia do País com vistas à vitória de Nicolás Maduro na eleição de setembro. No mesmo dia em que senadores brasileiros simpatizantes visitavam o país, a Justiça Eleitoral, por ordem do presidente, decretou que 50% das candidaturas ao Parlamento devem ser de mulheres.

Pré-derrotados

O governo prepara um exército chavizta feminino para as urnas. A resolução saiu logo depois que o partido opositor Mesa da Unidade Democrática apresentou lista com 87 candidatos potenciais, sendo 11 mulheres. Os principais candidatos a presidente, Antonio Ledezma e Leopoldo López, continuam presos.

Tijolo sobre tijolo

O novo presidente da Camargo Corrêa, Antonio Colares, é muito elogiado no setor. É um CEO exímio operador sem deixar encrencas para os patrões.

Afago

Com presença de Aécio Neves e Fernando Henrique, o PSDB Mulher entrega a agraciadas, dia 4 de julho, no Hotel San Marco, a Medalha Professora Ruth Cardoso.

Efeito inverso

O vazamento seletivo dos áudios de uma reunião do governador Rollemberg, do DF, com deputados distritais causou revolta: agora o grupo, alvo do assédio do Palácio, pretende entregar todos os cargos no Governo e fazer oposição em bloco.

Turma do Cunha

A bancada evangélica quer aproveitar a boa fase para emplacar a pauta conservadora — contra progressistas e feministas — e também afagos ‘classistas’. O PL 1463/15, de Victório Galli (PSC/MT), institui o Dia Nacional da Igreja Assembleia de Deus.

Turma do Virgílio

Se depender da oração dessa turma, a presidente Dilma está no fogo. Em evento com 3 mil pastores de todo o País ontem em Manaus, na presença de Eduardo Cunha, o prefeito tucano Artur Virgílio, foi ovacionado ao dizer que a culpa da crise é dela e do Lula, que escolheu para governar uma pessoa que nunca foi nem síndica.

Tem razão

Uma campanha interessante circula nas redes sociais com essa polêmica em torno do acidente do cantor Cristiano Araújo, sobre o uso obrigatório do cinto de segurança: ‘Se é perigoso ficar sem cinto no carro, por que temos que andar em pé nos ônibus?’. Fato: mostra o poderio das empresas de transportes junto aos mandatários.

Lata de sardinha

Em São Paulo, onde mandatários nem conhecem roleta, o edital da prefeitura para as linhas de ônibus prevê que cabem oito (!) passageiros por metro quadrado nos veículos.

No açougue, padaria…

Avança na Câmara o PL 1444/15, que autoriza a venda de preservativos em qualquer comércio nas ruas. De autoria do deputado Jorge Silva (PROS-ES).

No gogó

Pelo visto, a turma anda animada para oficializar dias comemorativos. O federal Danrlei (PSD-RS) quer instituir o Dia Nacional do Vinho produzido no Brasil.

Ponto Final

‘Só se pode falar alto quando se tem muito dinheiro’.
Deng Xiaoping, líder da China nos anos 80, ao explicar no Politburo a importância da abertura do País para o mercado — que hoje domina no mundo.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

3 Opiniões

  1. Ludwig Von Drake disse:

    A Dilma é de uma ignorância que beira a dislexia. Já o Lula acho que não é disléxico.

  2. Áureo Ramos de Souza disse:

    Pelo caminho da carruagem Dilma se encontra em maus lençóis: O POVO E O SEU LULA. Para andar de ônibus era bom os congressistas e nossos deputados federais principalmente os de Pernambuco andassem de ônibus, temos um tal de Terminal Integrado de Passageiro que foi o pior negocio que o Grande Recife Consorcio fez, muito pior que lata de sardinha e os machões é que ganham para nos ônibus de mais de 30 anos que circulam pelo Recife e grande Recife. Agora me poupem este enegrumeno quer quer criar o dia da Assembleia de Deus, isso não existe, ele deve ganhar muito como o Edir Macedo.

  3. Roberto1776 disse:

    Uma letra trocada e o nome ficou impronunciável.
    Henry Stuart, Lord Darnley, marido de Mary, Queen of Scots, não poderia imaginar que, no RS, o nome do seu título iria nomear um jogador de futebol com as letras R e N trocadas de lugar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *