Início » Brasil » Dilma não reconhece e desautoriza investigação da imprensa
corrupção na Petrobras

Dilma não reconhece e desautoriza investigação da imprensa

Dilma criticou o fato de a imprensa ter acesso a novos vazamentos de trechos dos depoimentos à Justiça do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa

Dilma não reconhece e desautoriza investigação da imprensa
Presidente afirma que não cabe aos jornalistas fazer investigações (Reprodução/Reuters)

A presidente Dilma Rousseff criticou o fato de a imprensa ter acesso a novos vazamentos de trechos dos depoimentos à Justiça do ex-diretor da Petrobras e delator do esquema de pagamento de propinas da estatal, Paulo Roberto Costa.

Leia mais: ‘Não é possível que a imprensa saiba algo que o governo não saiba’, diz Dilma

A presidente afirma que não cabe aos jornalistas fazer investigações embora nada fale se cabe ou não a uma presidente do Conselho de Administração da estatal conhecer os pareceres jurídicos e demais documentos antes de dar o aval à aquisição da refinaria de Pasadena, que trouxe prejuízo de US$ 792,3 milhões à empresa – e ao país.

Na semana que passou, chegou aos meios de comunicação que Costa teria admitido o recebimento de R$ 1,5 milhão em propina pela operação de compra da refinaria. Disse a presidente: “Eu não reconheço na imprensa o status que tem a Polícia Federal, o Ministério Público e o Supremo (Tribunal Federal). Não é função da imprensa fazer a investigação; a função é divulgar”. Ousamos discordar de Vossa Excelência, uma vez que a imprensa deu enorme contribuição ao país ao denunciar diversos escândalos políticos e financeiros que o Governo jamais teve o interesse de investigar da forma devida e necessária.

Adepta do segredo de Justiça – especialmente o que favoreça seus aliados – Dilma se pergunta como os jornalistas tiveram acesso aos depoimentos quando é óbvio que o eventual vazamento via os advogados de Paulo Roberto Costa seja a estratégia ideal para que ele permaneça vivo. O momento da mais pueril inocência é quando ela profere a afirmação de que “não é possível que a (revista) Veja saiba de uma coisa e o governo não saiba quem está envolvido”. Ora presidente, quantas vezes isso já ocorreu?

Não se denuncia presidentes das casas do Congresso Nacional, ministros e governadores sem se tomar certos cuidados com a própria segurança pessoal. Para Costa, buscar o respaldo da imprensa não é somente uma estratégia. É uma questão de sobrevivência.

Ao reclamar da quebra do sigilo, a presidente acenou com uma espécie de virada de mesa – ou uma pizza de muçarela (é assim mesmo que se escreve agora) ao dizer: “Aí você investiga, o Ministério Público denuncia e não pode ser condenado porque a prova ficou comprometida”.

Então tá.

14 Opiniões

  1. Agamenon disse:

    Não sei, mas a impressão que da é que parece que a imprensa ta no rumo certo e que uma hora a peça chave do esquema petrobras acaba vindo a tona,não sera esse o medo de vossa excelência

  2. RAYMUNDO AUGUSTOD'ALMEIDA disse:

    O que é democracia?
    Democracia é imprensa livre.
    Se algum órgão jornalístico, cometer algum erro,usa-se o Poder Judiciário. Por favor, deixe a imprensa trabalhar!
    A história de um país, é registrada pela imprensa.
    Por favor, deixe a liberdade de imprensa seguir seu rumo, educando, instruindo e noticiando!

  3. ANA RITA FUGA disse:

    HAHAHAH!!! Perdão !! é piada !! a senhora e EX- Lula, não assistem televisão, jornal, Nunca falaram ou ouviram vozes do além??? !!! Mas que Maldade! . Se Não Fosse a imprensa o que seria deste pobre País??!!! Ela Já foi censurada, não chega>??!! Pq depois das eleições todas as emissoras souberam que tem escravidão no país, o maior desemprego desde 99, as industrias sucateadas. Ensino um caos. Saúde outro caos. Onde a Industria vai Mal, todo o PAÌS VAI MAL> Mas o PT e demais ….. Tem raiva ,ódio dos empresários que trabalham e levam toda essa carga nos ombros.
    O certo seria os empresários FAZEREM GREVE DE NÂO PAGAREM OS IMPOSTOS EM DIA.. Essa Justiça do Trabalho que virou uma fabrica de ações contra o empregador. A Nossa Justiça é uma palhaçada. Os cara roubam Bilhões de mim, de ti, de nós.Que aceitamos Goela abaixo. Nós estamos vivendo UMA DITADURA há MAIS DE 12 anos. Onde quem trabalha é QUEM NÂO PRESTA>

  4. jane disse:

    Não gosta da imprensa agora,mas na época de suas militâncias adorava tê-lá por perto.Devem mostrar mesmo,só assim ficamos sabendo das suas sujeiras.

  5. José Marques disse:

    Quem não tem rabo preso não tem medo de IMPRENSA nem de nada a IMPRENSA é um meio de o povo ter como saber das coisa pois se depender do GOVERNO não sabemos nada.

  6. Andreas de Souza Fein disse:

    Ora, ora, ora….“não é possível que a Veja saiba de uma coisa e o governo não saiba quem está envolvido” …. ! Certamente a sra. presidente imagina que o correto seria o governo saber tudo antes e escolher o que, e quando, e se, a imprensa poderia divulgar. Naturalmente por especial deferência e concessão do Poder Executivo, a seu bel- prazer e conveniência! A isso se dá o nome de CENSURA!!!! É o objetivo final dos PeTralhas: estabelecer no Brasil uma ditadura travestida de república soviética, onde o partido (e seus apaniguados) tudo pode, tudo dita, tudo faz.

  7. PLinio disse:

    Imprensa manipuladora

  8. Rene Luiz Hirschmann disse:

    Brasileiros acordem ou sentiremos vergonha de ser brasileiros, na vida tudo tem consequências e se continuarmos a votar errado tudo pode acontecer.

  9. troiano disse:

    Depois de tudo ainda se faz de vítima inocente.

  10. Vitafer disse:

    Então TÁ!!!

  11. helo disse:

    Depois que a imprensa denuncia, começam as investigações que todos os envolvidos certamenteconheciam e só não divulgavam. Salve a imprensa livre.

  12. Lino Guedes Pires disse:

    Para Dilma, PTistas, comunistas e outros salafrários ora mais, ora menos educados, a função da imprensa é manipular as mentes do povo para que eles possam roubar mais à vontade!

  13. Miguel disse:

    Essa presid, tem que ser julgada e condenada por se achar acima do bem e do mal. Não sei até quando a sociedade vai tolerar esta presid. exceto os bolsas que por já serem tantos, viraram malas.

  14. Joma Bastos disse:

    “Aí você investiga, o Ministério Público denuncia e não pode ser condenado porque a prova ficou comprometida”.

    Com que então Eles querem livrar-se da Imprensa?! Eles querem uma Imprensa calada?! Eles querem uma Imprensa censurada?! Em todo o mundo, a Imprensa é parte integrante da democracia, ao denunciar atos ilícitos de corruptos e corruptores. Então Eles querem insinuar de que a prova fica comprometida se o jornalista investigar?! Então Eles de repente sentem que ficarão todos inocentes se a Imprensa investigar, porque a prova ficará arruinada e sem valor? Em qualquer país democrático, a Imprensa é o garante da boa ou má governação, pois tem a habilidade e capacidade de publicar, reproduzir e aceder a informação e notícias, através de meios de comunicação e interação em grande escala, sem ingerência do estado. Toda esta liberdade de imprensa, é garantida pela Constituição e através da legislação em vigor.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *