Início » Brasil » Dilma pede que Senado barre ‘pautas-bomba’
apelo

Dilma pede que Senado barre ‘pautas-bomba’

Presidente não citou matérias específicas, mas 'deixou clara' a preocupação com a aprovação de projetos que criam gastos permanentes

Dilma pede que Senado barre ‘pautas-bomba’
Dilma se reuniu com cerca de 40 senadores e 21 ministros nesta segunda (Fonte: Reprodução/Roberto Stuckert Filho)

Em encontro com cerca de 40 senadores e 21 ministros na noite desta segunda-feira, 10, a presidente Dilma Rousseff fez um apelo aos parlamentares da base aliada para que o Senado “reforme” ou barre a aprovação de matérias provenientes da Câmara que aumentem as despesas do governo — as chamadas “pautas-bomba”.

O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), disse que Dilma não citou matérias específicas, mas “deixou clara” a preocupação com a aprovação de projetos que criam gastos permanentes. “A presidente fez um apelo pela colaboração do Senado que, sem nenhum confronto com a Câmara, possa ajudar o país, possa fazer andar uma agenda que não prejudique o país”, afirmou.

Jorge Viana afirmou ainda que Dilma ressaltou que respeita e que “é preciso garantir a independência entre os poderes”, mas que precisava fazer o apelo.

A Câmara dos Deputados aprovou na semana passada, em primeiro-turno, o texto-base de uma “pauta-bomba” que eleva salários da AGU. O Ministério do Planejamento diz que o impacto da medida será de cerca de R$ 2,5 bilhões às contas públicas

Dilma tenta fazer frente à atuação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e busca melhorar a relação com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e senadores da base aliada. Renan, no entanto, não participou do encontro nesta segunda.

Fontes:
G1 - Dilma faz apelo para que Senado barre 'pautas-bomba' da Câmara

3 Opiniões

  1. Markut disse:

    O clima social brasiieiro se insere claramente no pandêmico populismo latino americano. Não sairemos desse pantanal, até que se consiga transformar a sociedade, recuperando o precioso capital humano, pela educação básica competente.
    Até lá, continuaremos refém dessa herança histórica e de todos os estratagemas “espertos” para se preservar no poder , a qualquer custo.
    E,, como diz von Drake, se não tem guarida na constituição, mude-se a constituição, ora, que ninguém é de ferro!

  2. Ludwig Von Drake disse:

    Dillma busca enfraquecer mais ainda o Congresso jogando o Senado contra a Câmara (Sun-Tzu). Parece inteligente, mas é truque antigo. E não tem guarida na constituição.

  3. Rene Luiz Hirschmann disse:

    A “pauta bomba” deve ser os “Puns” dos senadores, sabe como é, muito vinho e picanha e ou Champanhe com caviar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *