Início » Brasil » Dilma perde 18 indicações para Tribunais
Coluna Esplanada

Dilma perde 18 indicações para Tribunais

Promulgação da 'PEC da Bengala' fará a presidente Dilma perder o poder de indicação de 18 ministros para tribunais superiores até o final de seu mandato

Dilma perde 18 indicações para Tribunais
Dilma só terá agora poder de indicação em caso de morte ou de saída voluntária (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

A promulgação hoje da PEC da ‘Bengala’ (457/05) pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros, fará a presidente Dilma Rousseff perder o poder de indicação de 18 ministros para Cortes superiores até o final de seu mandato, em 2018 — cinco deles na principal, o STF, e outras 13 indicações para outros tribunais, como STJ, TST, STM e TCU (um tribunal administrativo, mas que também tem indicação presidencial). A PEC vai aumentar de 70 para 75 anos a aposentadoria compulsória dos ministros.

Aviso prévio

Dilma soube que perderia a prerrogativa pelo próprio presidente da Câmara, Eduardo Cunha, em jantar no Palácio da Alvorada semanas atrás, adiantou a Coluna.

Exceções

A presidente Dilma só terá agora poder de indicação para as Cortes em caso de morte de um ministro, ou de saída voluntária — o último caso foi de Joaquim Barbosa.

Teses

Cunha votaria a PEC em 2º turno só em junho. Há quem aponte a antecipação para terça por causa da operação da PF no gabinete do presidente, alvo da Lava Jato.

Desfile da toga

Todos os presidentes das Cortes superiores confirmaram a Renan Calheiros presença na assinatura da promulgação, às 11h, no Gabinete.

OAB no caso Jango

O caso da construção do Memorial João Goulart em Brasília foi parar na OAB. O presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Coelho, marcou para segunda-feira sessão plenária que vai decidir pela ação de legitimidade da construção do Memorial. Coelho deu parecer favorável ao pedido do presidente do PDT, Carlos Lupi.

Segue a novela

Lupi e o filho de Jango, João Vicente Goulart, recorreram à OAB, em razão do parecer contrário do MP do DF. O advogado da família de Jango é o ex-presidente da OAB Cézar Britto, sobrinho do ex-ministro do STF Ayres de Britto.

Censo americano

A recém-criada Subcomissão Permanente sobre Migrações pretende fazer censo de brasileiros na região de Boston (EUA). O estado é o destino mais procurado no exterior, diz o deputado Eduardo Barbosa (PSDB), que vai dialogar com os emigrantes.

Dólar petista

As cédulas de 100 dólares falsas jogadas da galeria para os deputados no plenário durante a votação das MPs 664 e 665 tinham as fotos de Dilma, Lula e Vaccari.

Mesa Verde

O vice Michel Temer tem surpreendido os congressistas. Vestiu para valer a camisa de Dilma. Ontem, após reunião com líderes da base governista, chamou para um café especial a bancada do PV na Câmara. O octeto verde disse que foi um papo amigável.

Compadrio

Senadores se recusaram a assinar a moção de repúdio de autoria da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) ao governador Beto Richa, do Paraná, pela violência da PM contra professores. Ciro Nogueira e Petecão, entre outros, alegaram ser amigos do tucano.

Voz solitária

Único governista no palco da Força Sindical no 1º de maio, na festa da central, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, defendeu o Governo no discurso. Antes, para amigos da oposição, o deputado Paulinho (SDD-SP) apostou que seria vaiado. Não foi.

Nem deu carona

O País foi enganado. Com empréstimo de R$ 2,7 milhões fora-regra e dinheiro extra do BB para financiar um Porsche, Val Marchiori foi a verdadeira presidente do Banco.

Bolivarianos

O petista já roda o país em pré-campanha. O ex-presidente Lula encontra hoje o presidente da Bolívia, Evo Morales, em Rio Branco, no Acre.

20 anos no ar

A REDEVIDA de Televisão completa 20 anos. O canal, associado à CNBB, possui hoje uma das melhores coberturas de sinal do País. Haverá sessão solene dia 22 no Senado.

Ponto Final

“Temos uma presidente fantasma, com um governo terceirizado”.
Rubens Bueno, líder do PPS na Câmara.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

2 Opiniões

  1. olbe disse:

    Pelo menos teremos 5 anos de alívio…

  2. Joma Bastos disse:

    Temos como que uma presidente virtual.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *