Início » Brasil » Dilma planeja reduzir o número de ministérios
Cortando gastos

Dilma planeja reduzir o número de ministérios

Presidente estuda cortar algumas das 38 pastas do governo para enxugar os gastos públicos. Medida visa complementar o corte de gastos feito pelo ajuste fiscal

Dilma planeja reduzir o número de ministérios
No mês passado, em uma entrevista dada ao Programa do Jô, Dilma reconheceu que era necessário reduzir o número de ministérios (Foto: Abr)

A presidente Dilma Rousseff planeja cortar o número de ministérios para reduzir os gastos públicos. Em março deste ano, uma reportagem publicada no jornal Estado de S. Paulo revelou que Dilma encomendou um estudo sobre a viabilidade de cortar algumas das 38 pastas do governo. A medida ganhou força este mês, em meio a discussão sobre a dificuldade do governo em economizar para pagar a dívida pública.

Entre os ministérios que podem ser cortados ou fundidos com outras pastas estão Pesca e Agricultura, Gabinete de Segurança Institucional, Secretaria dos Portos, de Assuntos Estratégicos e da Micro e Pequena Empresa.

O enxugamento da máquina pública visa complementar os cortes de gastos promovidos pelo ajuste fiscal do governo. “O principal sinal agora é o de modernizar a gestão. Um governo desse tamanho, com muita gente e muita coisa para lidar, não está funcionando”, disse ao Estado de S. Paulo um ministro que não quis se identificar.

No mês passado, em uma entrevista dada ao Programa do Jô, Dilma reconheceu que era necessário reduzir o número de ministérios. “Cada ministro tem um papel. Criticam muito porque nós temos muitos ministérios. Acho que teremos de ter menos ministérios no futuro”, disse a presidente, ao ser questionada se sabia de cor os nomes de todos os ministros e pastas do governo.

Fontes:
Estadão-Governo decide diminuir o número de ministérios para dar sinal de austeridade

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *