Início » Brasil » Dilma pode indicar Mantega para chefiar conselho do banco dos Brics
novo cargo

Dilma pode indicar Mantega para chefiar conselho do banco dos Brics

Indicação do ministro para presidir o Conselho de Administração do órgão seria uma forma de prestigiá-lo pelos oito anos de trabalho no Ministério da Fazenda

Dilma pode indicar Mantega para chefiar conselho do banco dos Brics
Mantega teve uma grande participação na criação do banco dos Brics (Reprodução/Planalto.Gov)

Após deixar o Ministério da Fazenda, Guido Mantega pode se tornar o primeiro presidente do Conselho de Administração do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como banco dos Brics.

Durante a criação do NBD, ficou acertado que a sede será na China, a Índia indicará a primeira presidência do banco, e o Brasil terá direito à primeira presidência do Conselho de Administração do órgão.

O anúncio da criação do conselho, feito na semana passada, aumentou as especulações de que Mantega será indicado por Dilma Rousseff para presidir o Conselho de Administração do órgão, que será responsável por decidir sobre planos de investimento e expansão do banco.

Mantega teve uma grande participação na criação do banco dos Brics, bem como na reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo fontes ouvidas pelo jornal Estado de S. Paulo, a indicação de Mantega para presidir o conselho seria uma forma de prestigiá-lo pelos oito anos de trabalho no Ministério da Fazenda.

Criado em março de 2013, o banco dos Brics tem como objetivo aumentar a oferta de crédito para financiar projetos de infraestrutura em países emergentes que compõem os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Fontes:
Dilma pode indicar Mantega para presidir conselho do banco dos Brics

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *