Início » Brasil » Dilma, palíndromo de Lula!
Grita Brasil

Dilma, palíndromo de Lula!

Quando rebate as críticas do ex-presidente FHC, Dilma repete os mesmos pensamentos e achismos de Lula. Será por falta de argumentos? Será por vergonha?

Dilma, palíndromo de Lula!
A coluna Grita Brasil é publicada às quintas-feiras.

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Palíndromo político!

Parece que a presidente Dilma deu uma surtada. Tá parecendo o Lula falando. Eu estava até estranhando um pouco, mas acho que no fundo o governo Dilma tende a ser o mesmo de Lula, com os mesmos pensamentos, “achismos” e escândalos. Por isso, um palíndromo. Só que a única diferença é que agora o chefe usa saias, tem a voz fina e não tem barba.

'Você quer agora me convencer que meu governo é palíndromo? Rá, rá. Corrupto pode até ser, mais isso aí não. Nunca.'

Dilma, quando rebate as críticas sofridas no artigo do ex-presidente FHC, viaja na maionese e tece uma verdade que não é a verdadeira. Pelo menos não é a nossa. Mas parece ser a dela, a do Lula, a do PT e a de todos os que possuem as mesmas lentes e teimam em dizer que FHC não fez nada e foi Lula o grande mágico e transformador do nosso Brasil como nunca antes na história deste país.

Vendo por uma lente sem filtros, sim Lula transformou, no período de seus oito anos como presidente, o nosso país num mar de corrupção, com a saúde em frangalhos, com a educação capenga, com vergonhosos salários para pessoas importantes, como por exemplo professores e médicos e uma soberba de quem fez tudo certo.

Quando Dilma diz que recebeu uma “herança bendita” e destaca que o país não estava mais sob intervenção do FMI nem sob o risco de apagão, Dilma parece ter ela própria sofrido um apagão na memória e não deve lembrar que em apenas um ano de governo já se foram oito ministros, sendo que sete não por terem cansado do cargo, ou resolvido trabalhar fabricando mel. Mas foram “saídos” do cargo por suspeitas de corrupção. Lindo isso, né? Isso talvez então, no “achismo” de Dilma, seja normal. Devem ser então os percalços da vida. Fazer o que, né?

No mínimo ter a decência de admitir que Lula deixou mais que uma batata quente no colo de Dilma. Deixou sim uma “herança maldita” ou, para que mais pessoas entendam, uma “herança à la Carminha”.  Oi, oi, oi…

Mas não, Dilma quer continuar achando que além de tudo, Lula é um exemplo de estadista. Eu achei que exemplo de estadista seria aquele que fosse admitir que errou sim, pois além de tudo, um estadista é um ser humano. Só que o problema dessa gente e do Lula é que, além de ter a certeza de que não houve erro, eles ainda se acham um pouco acima do ser humano comum. E aí não tem ninguém que consiga derrubar um ego desse tamanho.

Dilma, o silêncio em pessoa!

Dilma puxa os aplausos para quebrar um pouco o seu próprio silêncio

O ex-presidente levantou outra questão importante em seu artigo. O silêncio de Dilma. Dilma não se posiciona a respeito de nada que diz respeito à mancha negra chamada mensalão e principalmente à questão moral que o caso desmascara tanto do governo passado quanto do governo atual. Por que Dilma não fala? Por que Dilma não diz? Por que Dilma se cala? Será por falta de argumentos? Será por vergonha? Será por concordar que tudo não passa de invenções de invejosos que querem dar um golpe e desestabilizar um governo sério (ahã), um governo…Como é mesmo? Ahã de qualquer jeito. Um governo comprometido com a verdade, a decência e a moralidade. Ahã várias vezes!

Dilma, quando você vai dizer alguma coisa? Ah, tá. Já até imagino.

Será que vai ter candidato pra votar?

O TSE tem outra batata quente nas mãos. Vou me abster de ser tão humilde e dizer a verdade. São 14 mil candidatos que estão sub judice. Ou seja, se o TSE não correr, periga até o seu candidato, se eleito, entrar por uma porta e ter que sair (talvez) pela mesma porta ou optar pela porta dos fundos como muitos fazem.

Vai esperar o TSE falar alguma coisa, ou você vai votar em mim?

E aí? Se eu tivesse o poder, adiava as eleições, julgava todo mundo e fazia uma eleição limpa. Só com o filé mignon. Quer dizer, só com os aprovados pela Ficha Limpa, pois é arriscado falar que todo mundo que passa pela Ficha Limpa é filé mignon. Menos escrevinhador, menos.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a ministra Cármem Lúcia, garantiu que todos os recursos serão analisados. Só que esses candidatos que estão na corda bamba continuam a oferecer suas promessas de que se eleito, farão da sua vida um mar de rosas. Só que eles sempre se esquecem de falar que essas rosas vêm com espinhos. Muitos espinhos.

Amém. E boa sorte. Pra nós, é claro!

Se a dosimetria matasse!

O ministro Lewandowsky, apesar de ter tentado levar o seu voto com relação ao petista João Paulo Cunha para o lado de lá, foi voto vencido. João Paulo foi condenado. Amém.

Só que agora o presidente da Câmara, Marco Maia, disse que eles vão ter que aprovar a cassação de João Paulo. Será

Será que vou ter pelo menos uma cela com ar e secretária?

mesmo que precisaria disso? Pra quê perder mais tempo numa questão que poderia ser substituída por outras de nosso interesse? Ele já foi condenado. Ou será que se a Câmara por um desses acasos da vida não cassá-lo, ele dará expediente da cadeia? Só falta isso, um deputado despachando do presídio! Mas como traficante trabalha da cadeia com seus celulares e advogados pombos-correio, nada mais me causaria espanto.

 

Marco Maia diz que está na Constituição. No artigo 55. Engraçado isso.  Antes eles não estavam nem aí se a Constituição fosse respeitada ou não, e agora eles querem cumprir à risca o que diz o texto constitucional. Só pode ser palhaçada. Ainda mais que, segundo o ministro Marco Aurélio Mello, a cassação é imediata.

Seminários, debates, passeatas!

Acho legal, acho válido tudo isso: passeatas, debates e até seminários, como organizou o Ministério Público

Esperamos que vocês consigam absorver todas as informações sobre como votar decentemente

Democrático, o “Controle da Corrupção”. Mas de nada adianta se (volto a falar) na hora H, a pessoa esquece tudo que aconteceu no passado e vota novamente na mesma pessoa por quem ela gritou querendo Justiça na passeata da semana passada. O que será que acontece nos pequenos passos entre a mesa onde você assina sua presença na votação e a cabine de votação? Será que existem ondas magnéticas invisíveis advindas da urna, que é eletrônica e que interferem no cérebro das pessoas, fazendo com que elas tenham lapsos de memória momentâneos? Ou será que nesses pequenos passos a pessoa se torna convicta de que eleição nova, vida nova e uma nova esperança de redenção dos pecados passados, convicta de que agora aquele candidato será um novo homem, uma nova pessoa com valores renovados e a missão de agora só fazer o bem?

Seria legal que fizessem seminários (principalmente) esclarecendo o que é votar de verdade, como um cidadão comprometido com o futuro do próprio país.

Prefiro ficar acordado esperando o Papai Noel para depois ir brincar com meu amigo Saci fugindo da Cuca, que correu para nos pegar.

Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega!

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambiente fechado.

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

8 Opiniões

  1. Carlos U. Pozzobon disse:

    O debate Dilma x FHC vai migrar para o horário eleitoral. Dilma vai apoiar Haddad e FHC José Serra. Com sorte poderemos ouvir uma sequência de críticas recíprocas todas as noites, o que seria muito mais emocionante do que a propaganda dos vereadores. O PSDB precisa que este debate se coloque para vincular as eleições municipais ao quadro de estagnação e incompetência federal. Mas o único senão é sua escassa inteligência para fazer a vinculação, que aliás, era para ter sido feita lá em abril.

  2. João Cirino Gomes disse:

    Desculpem a minha expressão, mas só idiota não notou que Lula e Dilma são farinha do mesmo saco;

    Quem não percebeu que Lula se empenhou em eleger a Dilma e até promoveu vários juízes a ministros para que estes, usem o cargo e acoberte seus desvios, enriquecimentos ilícitos, mensalão, presentes que Lufa fez aos amigos e até a países de primeiro mundo!

    Quem não nota que Lula agia como se fosse dono dos cofres públicos?

    E quem não percebe que Lula negociou, ou seja promoveu a ministros os juízes que deram liberdade do banqueiro bandido Daniel Dantas, o sócio de seu filho genial?

    E quem não nota o teatrinho montado no mensalão?

    Só sendo conivente, ou idiota mesmo!

  3. Jorge Luiz Hemerli disse:

    Pois é, quanto ao silencio eterno da nossa presidenta e o apoio incondicional ao outro incompetente não vale a pena nem o desgaste do meu cérebro se posicionando a respeito se a nada chegaremos, e se o povinho brasileiro gosta de comer por uma semana e passar fome por 8 anos, paciência. Sobre as famigeradas fichas limpas isso sim, é outra piada dos brasileiros que se acham os tais e que pensam estar acima do bem e do mal. Como tantas CPIs que foram criadas e que nada fizeram além de enriquecerem mais alguns, assim acontece com esta LEI. Aqui no ES há uma cidade de meia dúzia de habitantes, que recebe uma grande quantia de ROYALTIES que estava sendo usado indevidamente e que o PREFEITO (SR. REGINALDO QUINTAS) foi afastado em abril de 2012 com mais alguns elementos de sua administração, empresários e até Policiais acusados de desvios de 56 milhões de reais da Prefeitura. Este senhor, o PREFEITO ficou preso por 83 dias no QUARTEL da POLÍCIA MILITAR em Vitória de onde registrou sua candidatura a reeleição segundo o TRE de forma irregular e com documentos falsos. O dito cujo continua candidato mesmo estando afastado e felizmente ontem dia 05/09 a CAMARA local cassou o mandato do referido senhor e espero que desta vez a CANDIDATURA dele seja cancelada e de preferencia que as autoridades deste país ordinário façam alguma coisa para reaver essa quantia supostamente desviada, coisa que neste país nunca acontece, mesmo a POLÍCIA FEDERAL tendo feito um trabalho impecável e tendo em seu poder todas as provas necessárias para tal;

  4. Hivitality disse:

    Todo comunista que se preza leu Gramsci,
    Ou ao menos ouviu, no caso de Lulla que não lê, ou quando tenta ler está tudo embaralhado,
    Logo, o arsenal de defesas e contra-ataques primários e que não se sustentam é sempre o mesmo.

  5. wanderley f. silva disse:

    ESCREVO SÓ BASEADO NO TÍTULO. NÃO LEREI ESTE TEXTO PORQUE ACABEI DE ALMOÇAR E O ESCRIBA É EMÉTICO E ME FARÁ REGORGITAR MINHA BELA REFEIÇÃO.
    MELHOR SERIA BOM SE ELE PROCURASSE O SIGNIFICADO DA PALAVRA PALÍNDROMO NUM BOM DICIONÁRIO A SE EXPÔR NUM TEXTO DE QUEM FAZ POLÍTICA COM O FÍGADO.
    SE FÔR NO SENTIDO METAFÓRICO PIOROU.
    HOUVE UM DIA EM SÃO PAULO QUE DESCIA A RUA DA MOÓCA A DISCUTIR COMIGO E RILHAR OS DENTES.
    DE REPENTE TIVE UMA LÚZ! O QUE ME FAZ ESTAR TODO DIA NESTE ESTADO DE ESPIRITO TODO DIA.?
    ERA A LEITURA DIÁRIA DO BILIOSOS ARTIGO DE UM RENOMADO ECONOMISTA QUE VERGASTAVA O ESTADO SEM NUNCA TER EXERCIDO NENHUMA ATIVIDADE NA ÁREA PRIVADA
    VIVIA SALTANDO DE SINECURA EM SINECURA COMO VELHOS MACACOS AMAZÔNICOS.
    PROMETÍ NESTE DIA DAR-ME DE PRESENTE NUNCA MAIS LER NADA ASSINADO PELO NOSSO ADJUNTO CULTURAL EM PARÍS.
    QUE BELA IDÉIA! VOLTEI A TER MINHA PRESSÃO ARTERIAL 120/80 E TENHO 77 ANOS.

  6. Miriam Menascé disse:

    Oi, Claudio

    Um dos seus leitores chamou a minha atenção, por ter escrito uma crítica negativa, sobre o seu texto, sem ter lido a sua crônica, baseado, somente, no título, por sinal bastante criativo.
    À guisa de curiosidade, copio um verbete do dicionário Priberam da Língua Portuguesa:

    Palíndromo-
    (grego palíndromos, -os, -on, que corre em sentido inverso) adj. s. m.
    Diz-se de ou verso, palavra ou grupo de palavras em que o sentido é o mesmo, quer se leia da esquerda para a direita quer da direita para a esquerda (ex.: amor a roma).

    Para um bom entendedor, uma palavra basta.
    O título até que é aliciante, pois atrai o leitor, que fica interessado em saber qual a relação com o texto. Lamento que o seu comentarista não o tenha sequer lido, antes de manifestar a sua opinião, que respeito, apesar de tudo.
    Acrescenta que tinha acabado de almoçar e conclui : “…o escriba é emético e me fará regorgitar (sic) minha bela refeição. ”
    Com certeza, o leitor quis dizer “regurgitar”. Mas isso não é grave.
    Grave é a situação do nosso país, com a qual você se preocupa.

    E, para os que desconhecem o termo “emético”; ainda no Priberam:

    Emético
    (latim emeticus, -a, -um) adj.
    1. [Farmácia] Que provoca o vómito.
    s. m.
    2. [Farmácia] Substância que provoca vómito.
    Sinónimo Geral: VOMITIVO, VOMITÓRIO

    Emética é a política do nosso tão querido e maltratado país.
    O nosso cronista limita-se a pôr o dedo, nas feridas. Deve arder.

    Mais um abraço

    Miriam Menascé

  7. helo disse:

    FHC fez um grande feito,. Quem reconhece os malfeitos de Lula e se iludiu pensando que Dilma é o Lula bom, descobre tarde que tudo é a mesma coisa. Quem é Malandro é sempre malandro, mas que é Mané pode deixar de ser.

  8. Eduardo disse:

    … ainda fez muito dar resposta a um elemento que deveria ser deixado no ostracismo…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *