Início » Brasil » Dilma também pode perder de 7×1?
Copa e eleições

Dilma também pode perder de 7×1?

Apesar da falta dos "craques" dos últimos anos que fizeram o Brasil crescer, substituir o ministro da Fazenda pode fazer Dilma empatar o jogo

Dilma também pode perder de 7×1?
Financial Times que comparou os protagonistas da Copa e das eleições (Reprodução / InfoMoney)

Dois eventos muito marcantes no Brasil em 2014 têm mais em comum do que pode parecer à primeira vista. É o que diz o Financial Times, que comparou os protagonistas da Copa – o técnico Luiz Felipe Scolari à presidente reeleita Dilma Rousseff. O jornal faz relação entre a vitória difícil da seleção brasileira no jogo acirrado com a Colômbia na qual ganhou por 2×1. Para o jornal, esse jogo das quartas de final do campeonato pode ser comparado à eleição presidencial, na qual Dilma saiu vitoriosa por apenas três pontos percentuais.

Agora, Dilma tem a missão de encontrar uma estratégia para superar os fracassos do mandato anterior  e sobreviver aos próximos quatro anos. Tal qual Felipão, depois deste jogo perdeu seu melhor atacante e o seu capitão. No jogo seguinte, veio a tragédia: o Brasil perdeu por 7×1 da Alemanha. Para o ‘FT’, Dilma também perdeu seus melhores jogadores: o superciclo de commodities com a desaceleração da China, e a queda das ações da Petrobras em meio ao maior escândalo de corrupção do país.

Além disso, com o escândalo da Petrobras, o governo Dilma levou os acionistas minoritários da estatal a registrarem perdas ao forçar a companhia a fornecer subsídio aos combustíveis não oficialmente para ajudar a controlar a inflação. O ‘FT’ ressalta também a desvalorização do real, o aumento da dívida pública, o déficit orçamentário e a agitação pública. Mas, apesar de o cenário ser favorável para o governo perder de goleada vergonhosamente, o jornal ressalta que nem tudo está perdido.

Apesar da falta dos “craques” dos últimos anos que fizeram o Brasil crescer, substituir o ministro da Fazenda pode fazer Dilma empatar o jogo.

Fontes:
Finacial Times - Brazil’s Rousseff needs to rethink game plan

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *