Início » Brasil » Dilma tem 52% e Aécio, 48% dos votos válidos, segundo o Datafolha
Pesquisa eleitoral

Dilma tem 52% e Aécio, 48% dos votos válidos, segundo o Datafolha

Candidatos continuam tecnicamente empatados; resultado das eleições ainda é uma incógnita

Dilma tem 52% e Aécio, 48% dos votos válidos, segundo o Datafolha
Dilma está na frente segundo pesquisa, mas ambos continuam empatados (Reprodução/Internet)

A nova pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira, 20, indica que Dilma recuperou a liderança com 52% dos votos válidos contra 48% para Aécio. Os candidatos continuam empatados no limite da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A candidata do PT aparece pela primeira vez à frente de Aécio, após o primeiro turno. Na última pesquisa, os candidatos também estavam empatados, mas Aécio estava na frente com 51% das intenções de voto e Dilma com 49%.

Os percentuais dos votos totais mudam para 46% para Dilma Rousseff; 43% para Aécio Neves; 5% para brancos, nulos ou nenhum ou não souberam ou não opinaram, 6%.  O Datafolha entrevistou 4.389 eleitores.

Certeza do voto

O nível de certeza da escolha do voto também foi avaliado nesta pesquisa. Sobre Dilma, 45% disseram que votariam com certeza na candidata, já 15% falaram que talvez votassem; 39%, não votariam de jeito nenhum e 1% não soube.

Já os eleitores convictos de Aécio foram 41%, os que talvez votassem no candidato do PSDB foram 18%, os que não votariam de jeito nenhum no candidato foram 40% e os que não souberam foram 2%.

Aprovação do governo Dilma

O governo Dilma tem aprovação de 42% dos entrevistados, sendo avaliado como ótimo ou bom. Os que disseram que o governo foi regular foram 37%, enquanto os que acharam ter sido ruim ou péssimo foram 20% e 1% não soube.

Fontes:
G1 - Dilma tem 52%, e Aécio, 48% dos votos válidos, aponta Datafolha

14 Opiniões

  1. Joaquim Caldas disse:

    Eleições no Brasil virou relógio de corda,corda dada pelas pesquisas.Mal cederam os resultados de uma pesquisa e em menos de 48 horas já elaboraram outro.Não deixa de ser uma velocidade eletrônica que dá corda nos relógios atrasados dos brasileiros.
    Tantos roubos,tantos assaltos ao público alvo(Eleitor),tantos escândalos,tantos desvios de verbas,roubos nas estatais e o povo simplesmente aceita estas eleições pelos debates e pesquisas? Ninguém tem mais censo de justiça? A doutrina da corrupção foi implantada no eixo do mal:Brasil,Equador,Venezuela e Cuba.
    Quem diria que estamos sendo governados por terroristas internacionais,ladrões e assassinos?

  2. helo disse:

    Será histórico o período de Dilma no poder. Desmatamento, seca, falta de energia, preços subindo, imensa corrupção, dinheiro lá fora ao invés de posto aqui. Sua campanha é sobre os outros e como são feios. O que está na rede não pode ser apagado. Isso é bom para contar para os netos. O título poderia ser: Como se mentiu tanto, se fez tanta campanha, se fez tão pouco pelo Brasil. O que mantinha o bem estar, a estabilidade, ela desprezou. Que triste.

  3. maurico c. costa disse:

    Beraldo quero parabeniza-lo pelo texto que escreveu, para mim foi excelente, ate fiz um print screen e salvei.
    Quem sabe um dia eu tenha a oportunidade de contar a historia desse pais para os meus netos e mostrar para eles o que voce escreveu parabens.

  4. helo disse:

    Espero que um vento novo tome conta do Brasil, tão esquecido pela Dilma, às voltas só com as eleições e a campanha de mentiras. O próximo debate mais uma vez mostrará a diferença de pessoa e de proposta dos 2 candidatos. Assista, verá como Aécio é melhor, menos antigo e sobretudo “no que se refere” a propostas é bom, está com os melhores no seu governo, Marina, Cristovam, Renata. Preste atenção e dê o seu voto ao Aécio. Não caia na lábia da Dilma, que só dias antes da eleição resolveu dizer que houve corrupção na Petrobrás. Se eu sabia há anos, por que ela não? Ou foi conivente ou ineficiente. Ou então as duas coisas. Quem ja viu a Dilma, vota Aécio

  5. Vanda disse:

    Concordo com Maurício quando diz que enquanto Dilma faz ataques baixos e Aécio ataca menos. Na ditadura Dilma pegou em armas, atirou e matou o jovem Klotzel de 24 anos, assaltou bancos e a casa do governador de SP. Eram tempos de ditadura. Agora são tempos do governo da própria Dilma. Como explicar todos esses golpes baixos e mentiras? É agora também necessária tanta violência? Lula ter uma amante, e uma filha bastarda, tudo bem. Grave é Dilma roubar o marido da amiga e criar uma representação para a amante do Lula que viajou 120 vezes para o exterior às nossas custas e deu um rombo de milhões. O que é que é isso companheira? Aqui é ou não é uma democracia? Todos os candidatos a presidência aderiram ao Aécio, nenhum a Dilma, Por que? Vamos ter coragem de mudar, e para melhor. O aeroporto foi uma decisão econômica. As terras são onduladas, a pista de pouso já existia, as terras já desapropriadas, e de um dos tios-avô e que luta pela indenização. Foi isso que encontraram? Não acredite em calúnias pessoais, sinta os preços subindo, O VOTO É 45, AECIO

  6. Beraldo Dabés Filho disse:

    Salvo “Golpe Branco”, patrocinado pelos EEUU e operado pelo PGMB – Partido do Golpe Midiático do Brasil (Globo, Veja, Folha, Estadão, Band…), Dilma Rousseff está eleita. Quando Datafolha e Ibope, ambos a serviço do PGMB, publicam 4 pontos percentuais de diferença deve ser maior. A eleição do Collor em 1989 se deveu ao fato de que, no último debate na Globo, surgiu uma filha do Lula fora do casamento, o que na época era considerado “coisa feia”. Não se pode esquecer, também das imprevisíveis ações dos EEUU. que já patrocinaram a derruba e/ou morte de diversos líderes mundiais eleitos legitimamente, como por exemplo: derrubada de Jango no Brasil em 1964, morte de Allende no Chile em 1973 e a morte do seu próprio Presidente Kennedy em 1963, assassinado a mando do “Pentágono”.
    ARAN – AEROPORTO RURAL AÉCIO NEVES: QUEM CONHECE O TIO, PODE USAR!
    AÉCIO: QUEM CONHECE NÃO VOTA!
    __________________________________________
    NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

  7. Carlos U Pozzobon disse:

    Bati forte nos institutos de pesquisa nesta eleição, mais do que nas outras. Falei que eram comprados, mercenários pagos pelo governo para a tarefa de arrebanhar os votos não comprometidos com nenhuma candidatura, na base do “já ganhei”. Foram todos desmascarados pelos resultados do primeiro turno. Se os jornais que os patrocinam fossem sérios e não estivessem envolvidos na tramoia, teriam demitidos todos os diretores. Mas como não há mais vergonha neste país, continuam a mesma (e única) estratégia do primeiro turno: mentir ao eleitorado para eleger Dilma antes das apurações. Como se deve ler os dados destes institutos? Com base na minha experiência, deve-se aplicar um coeficiente de impostura de 5% para menos do candidato situacionista e de 5% para mais no oposicionista. Com isso, chego a conclusão que Dilma tem 47% e Aécio 53%. Portanto sempre que eles falarem em pesquisas eleitorais, elimine a percentagem de erro de 2% e aplique a percentagem de impostura de 5%. Com a diferença é que esta não é para mais ou para menos, porém para menos num caso e para mais no outro.

  8. Mauricio Fernandez disse:

    Moura, concordo com você. Dilma e Lula não se interessaram em mudar o estilo de campanha para determinados públicos. Mas, poderão fazer isso nessa semana. Por outro lado Aécio vem cumprindo com o karma do PSDB vocacionado para perder eleições. Enquanto Dilma bate diariamente nas declarações de Armínio Fraga, Aécio, quieto, não rebate nada e a tudo aceita. Está entregando uma eleição ganha onde o adversário faz água por todos os lados de tantos furos em seu governo. O PSDB perderá, se não reagir nessa semana, para ele mesmo e não para Dilma.

  9. Moura disse:

    Calma companheiros, a semana está no inicio. Com base nas “confiáveis” pesquisas feitas por estes institutos ao final do 1º turno, quando davam ao Aécio 24% a 25% de intenção de votos e a Dilma 47% a 48%, sendo que o cara fechou com 33% e a Dilma com 42%, não é difícil supor que o Aécio esteja 4 a 5 pontos acima dos 48% e a Dilma com 3 a 4 pontos abaixo dos 52%. Ou seja, Aécio deve lavar esta eleição para desespero dos esquerdopatas…

  10. Vanda disse:

    O leitor tem razão, é ingenuidade achar que a mentira e a calúnia não iam acontecer. Campanha truculenta de quem faz qualquer negócio para salvar a própria pele. Medo e desespero que se descubra o tamanho da roubalheira. Se Dilma foi capaz de roubar o marido de sua grande amiga, de que não será capaz? Pilota moto sem carteira, dedura companheiros como dedurou depois Cerveró. Nomeia o Costa que desvia há anos, e quando ele acusa seu partido admite a corrupção colossal na Petrobrás. Por que não antes? Quem pode confiar na Dilma?

  11. Sandra disse:

    Segundo as pesquisas do primeiro turno, Aécio não estaria no segundo turno.O Brasil é muito vasto e qualquer pesquisa a estas alturas para um lado ou para outro é mera conjetura, a verdade é que ninguém sabe o que está ocorrendo.E só se saberá quando for apurado o último voto.De todo modo, o que ficará dessa eleição é a certeza de que o PT é um “projeto criminoso de poder”, e que o vale tudo e a baixaria utilizada nessa campanha não tem precedentes na história do Brasil.Não é possível aceitar os atos de banditismo que estão sendo cometidos contra Aécio Neves, de forma oficial, com mentiras e calúnias que esta Imprensa que será a primeira a ser amordaçada apenas cobre, sem posicionamento e sem crítica, como se estivéssemos vivenciando acontecimentos normais numa democracia.
    Essa não é uma eleição qualquer, é a última chance que temos.Ou vencemos ou podemos nos recolher a nossa insignificância, pois seremos aquele país que um dia sonhou em ser uma potência.

    Vote Brasil, vote bonito, vote 45! É a sua homenagem a Tiradentes, José Bonifácio e Lobato, esse trio de ouro do país.“Aécio é o Brasil sem medo do PT”

  12. GENTIL disse:

    DILMA MERECE O NOSSO VOTO DE RECONHECIMENTO CONFORME PESQUISAS ONDE ELA TEM APROVAÇÃO DE SEU GOVERNO :BOM/REGULAR COM MAIS DE 70%.
    E AÍ, TÁ ACHANDO RUIM COM ELA ??? TENHA CALMA, VAI FICAR BEM PIOR AINDA SEM ELA.

  13. Moura disse:

    Quem ainda acredita nas pesquisas do Ibope, Datafolha e Vox ? O último instituto é contratado pelo PT e o Marcos Coimbra (diretor do instituto) escreve para a Carta Capital, que apoia a Dilma. Os outros dois institutos são movidos a estranhos interesses…
    Os erros no 1º turno foram gritantes, em particular, os índices do Aécio.

  14. Beraldo Dabés Filho disse:

    “Mineiramente: Cautela e caldo e galinha não fazem mal a ninguém”; Biblicamente:”A língua é o chicote do corpo” e. da Escola da Vida: A empolgação é a semente da frustração”. Os apelos emocionais dos últimos atos de campanha, incluindo debates, do Aécio Pinóquio, já denotavam um desespero incubado, culminando com o Hino Nacional na sua última aparição,.nos mesmos moldes do José Serra (O Pífio) quando perdeu a última eleição. Incrível como esta turma do PSDB -O Partidão Paulista, gosta de repetir erros do passado. Esta precipitada indicação do Armínio Fraga(ssado), prenúncio da velha receita de juros altos mais recessão, é um exemplo clássico. Eis que surge o apelo emocional do Hino Nacional em ato de campanha. Coisas ultrapassadas, fracassadas, absolutamente ingênuas e que não surtem mais efeito nem entre os jovens, propensos naturalmente ao bonitinho, colorido, festivo, eloquente e ufanista.
    Em tempo: A visita do Pinóquio à Serra da Piedade, para imitar o avô Tancredo Neves, foi grotescamente ridícula, com destaque muito negativo para os componentes da sua comitiva, formada por gente da pior qualidade.
    AÉCIO: QUEM CONHECE NÃO VOTA!
    ARAN: AEROPORTO RURAL AÉCIO NEVES: QUEM CONHECE O TIO PODE USAR!
    __________________________________________
    NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *