Início » Brasil » Dilma tenta ‘comprar’ ex-ministro e ganha ira de Renan
Coluna Esplanada

Dilma tenta ‘comprar’ ex-ministro e ganha ira de Renan

Apadrinhado do senador, Vinícius Lages recusou vagas oferecidas pela presidente, explicando que tem compromisso com Renan

Dilma tenta ‘comprar’ ex-ministro e ganha ira de Renan
Dilma pediu a Lages que escolhesse a presidência dos Correios, Conab, Chesf ou Infraero – irrecusáveis para dez entre dez políticos (Reprodução/Internet

Vai muito mal a relação da presidente Dilma Rousseff com o presidente do Congresso Renan Calheiros (PMDB-AL). Na última quinta-feira (16), depois da posse de Henrique Alves no Turismo, Dilma aproveitou a ausência de Renan e chamou ao seu gabinete Vinícius Lages, apadrinhado do senador que passou a vaga, a contragosto dele. Dilma pediu a Lages que escolhesse a presidência dos Correios, Conab, Chesf ou Infraero – irrecusáveis para dez entre dez políticos. ‘Fica que em dez dias eu convenço o Renan’, disse a presidente. Lages declinou das propostas, sorriu e deixou o gabinete.

O fiel

Lages contou o caso logo depois da reunião para Renan, que ficou enfurecido, mas agradeceu a fidelidade do apadrinhado – e o nomeou para chefe de gabinete no Senado.

Fez carão!

Ao declinar, o ex-ministro do Turismo explicou para a presidente que tem compromisso com Renan, nada pode decidir sem ele, e que é a favor da redução de ministérios.

Na guilhotina

O que ficou claro para a turma de Renan com a revelação é que há quatro dirigentes de poderosas estatais na guilhotina da chefe.

Revolta do Coronel

O ex-coronel da PM de Minas Gerais e juiz em Rondônia Mozart Hamilton Bueno devolveu por Sedex ao governador Fernando Pimentel a Medalha da Inconfidência com a qual foi agraciado pelo então governador Francelino Pereira. Enviou junto uma carta com a justificativa: não aceita João Pedro Stédile, do MST, na lista de homenageados.

Sem comparações

Na carta, o ex-militar desabafa para Pimentel: ‘Não me julgo superior a esse senhor Stédile, mas a minha modesta biografia, a devoção ao meu Estado natal – berço e sacrário de nossa liberdade – recomendam-me não aceitar esse nivelamento’.

Cerco judicial

O grupo Advogados Independentes prepara o ajuizamento de centenas de ações simultâneas em varas federais pelo País para questionar o contrato do TSE com a empresa Smartmatic. São capitaneados pelo advogado Paulo Fernando Melo e o procurador Matheus Farias – que já questionou a suspeição do ex-ministro Dias Toffoli.

Lobby forte

Até ontem às 17h, Luiz Edson Fachin, o escolhido para vaga de Barbosa no STF, havia visitado pelo menos oito senadores. Circula com séquito de cinco assessores e a esposa.

Barrado em Miami

Ele tentou, na cara grande. Mas a Embaixada dos Estados Unidos negou visto ao ex-deputado distrital Pedro Passos, condenado por grilagem em Brasília.

Segura!

Presidente do PDT, Carlos Lupi correu para Cuiabá e conseguiu afagar a tempo o governador Pedro Taques, que ameaçou sair do partido caso não tivesse seu apoio. Taques está brigado com o presidente regional, Zeca Viana – para quem sobrou bronca.

O que é isso, companheiro!

Causou estranheza em políticos a inserção do PROS na TV, com cara de ‘Você Decide’, na qual o presidente do partido, Eurípedes Junior, joga para a plateia a decisão sobre um episódio fictício sobre crime de menor. ‘Partido deve ter posição’, diz um líder.

Diagnóstico

A decisão do STF de autorizar contratações de terceirizados para Organizações Sociais não atinge o Mais Médicos, acordo binacional entre o Brasil e Cuba pela OPAS. Mas há a ADI 5035 no STF, que questiona o programa, que pode dar dor de cabeça ao Planalto.

Outro pra lista

A coluna publicou sobre a CGU em Jaraguá (GO). E vem da cidade exemplo usado em Brasília pelos que defendem a redução da maioridade penal, em debate: um menor de 16 acaba de ser preso por matar a pauladas, na barriga, a namorada grávida (e o feto).

Só no Brasil…

O caso só foi resolvido porque houve fuga da cadeia local, e um detento localizou o corpo na mata. De tão apavorado, o apenado preferiu voltar para a delegacia e avisar.

Berzô na sacristia

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, será a estrela de um debate na cúria metropolitana de Brasília dia 4. Falará sobre ‘Direito de informar e ser informado’.

Ponto Final

A Seccional paulista da OAB iniciou as oitivas no processo de cassação do registro da carteirinha do ex-ministro José Dirceu, por ser condenado na Justiça.

 

 

Com Equipe DF, SP e Nordeste

 

6 Opiniões

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    Isso me faz lembrar uma frase: O TIRO SAIU PELA CULATRA. Dona Dilma se a senhora tem pessoas compradas não tente comprar as de outros. QUE COISA FEIA!!!

  2. Inácio Antônio Sores Neto disse:

    Não da pra aguentar.. Veja reportagem, Dilma querendo comprar politico em troca de apoio. Esta é uma das coisas que mais dá e ódio de desconfiança num Governo fraco, e Corrupto.

  3. yama souto disse:

    Mais uma canalhice da dilma em seu comportamento amoral e corrupto/corruptor. O país está nas mãos de criminosos e as instituições públicas em total ANARQUIA, não há SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, ATENDMENTO MÉDICO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS ESSENCIAIS COMO TRANSPORTE COLETIVO, ENERGIA ELÉTRICA, FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL ETC.
    Se será PIOR EU ACHO IMPOSSÍVEL, É NECESSÁRIA A ATITUDE ARRISCADA DE DESENTOCAR A ESCUMALHA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS COM URGÊNCIA.

  4. Joma Bastos disse:

    Onde está a chefia do governo, onde predominam as principais decisões? No PT ou no PMDB? Penso que no PMDB!

  5. Elmer C. Corrêa Barbosa disse:

    Esta historia da tentativa de cooptar o apadrinhado do senador Renam Calheiros, o senhor Vinícius Lages, que recusou a oferta por estar comprometido com o senador é a explicitação da corrupção que ‘rola’ no andar superior. A velha senhora aumenta em 300% a verba de suborno partidário para sinalizar para senadores e deputados que a sopa ainda não acabou, mas as velhas ratazanas que conhecem a ratoeira, recusam e dizem que não querem e que nada têm com a iniciativa. Queimam a velha senhora indigna e agora sangram, até o dia do impeachment, que já deve estar no envinhadalho para ser servido em breve…temos de aguardar.

  6. CARLOS FERNANDO ALENCASTRO MUNIZ FREIRE disse:

    Ela só faz mer.. !!!
    É de uma incompetência ímpar !!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *