Início » Brasil » Dilma vai tirar Graça Foster do comando da Petrobras, diz jornal
Mudança à vista

Dilma vai tirar Graça Foster do comando da Petrobras, diz jornal

Dilma não resistiu à pressão política e já teria avisado Graça da sua demissão, segundo a 'Folha'. Nome do substituto ainda não foi anunciado

Dilma vai tirar Graça Foster do comando da Petrobras, diz jornal
Graça perdeu muito de seu prestígio devido às investigações da Operação Lava Jato (Foto: Reprodução/Internet)

A presidente Dilma Rousseff irá substituir Graça Foster na presidência da Petrobras, segundo informações divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo nesta terça-feira, 3. Esta tarde, a presidente se reuniu com Graça em seu gabinete no Palácio do Planalto para tratar do assunto. A questão principal é saber quando será feito o anuncio oficial da saída e quais os nomes mais cotados para assumir o comando da estatal.

Fontes próximas ao governo afirmam que há uma forte pressão de Lula e do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para que Graça seja substituída imediatamente. No entanto, a presidente rejeita essa ideia até que seja escolhido um sucessor. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, começou a sondagem de nomes na última segunda-feira, 2.

Dilma segurou Foster na chefia da estatal o máximo que pôde. Até mesmo a própria presidente da Petrobras havia pedido para deixar o cargo, mas foi mantida. Sua manutenção era vista como uma proteção ao governo em meio à crise da estatal. Esta semana, o governo entendeu que a situação tornou-se insustentável.

Gota d´água

A divulgação feita pela própria estatal na semana passada de que a diretoria da empresa chegou a cogitar baixar seus ativos em R$ 88 bilhões devido à corrupção e à falta de planejamento pesou na decisão da presidente, que considerou a informação “um tiro no pé”.

O número das perdas com corrupção ficou fora do balanço não auditado do terceiro trimestre da Petrobras, mas foram divulgados pela imprensa. A estatal perdeu três quartos de seu valor de mercado nos últimos anos por causa dos escândalos de corrupção.

Mudança prevista na estatal alavanca ações da empresa

O burburinho na mídia sobre a saída da presidente da Petrobras foi suficiente para gerar agitação no mercado. As ações da estatal subiram 7% e, junto com a divulgação do lucro do banco Itaú-Unibanco, alavancou a Bovespa, que subiu mais de 2%. A recuperação do preço do barril do petróleo ajudou também na subida das ações da estatal.

“A avaliação dos investidores é que, embora não resolva os problemas da estatal, a mudança em sua diretoria é crucial para virar a página da empresa. A sensação é que a atual gestão não tem nada a acrescentar ao futuro da empresa”, afirmou ao Globo o estrategista da Queluz Asset Management, Maurício Pedrosa.

Fontes:
Folha-Graça Foster será substituída na chefia da Petrobras
O Globo - Ações da Petrobras sobem 7% com rumores de mudança na presidência; Bolsa avança mais de 2%

18 Opiniões

  1. helo disse:

    Nada a lamentar. Graças está bem, leitor até nos informa que são 42 os contratos do marido com a Petrobrás. Esta saída tão adiada deu tempo para algum trabalho interno quanto à corrupção? Vemos que as contas do governo estavam piores que o anunciado e as contas da Petrobrás parecem superar os bilhões apresentados. Como o STF não é de nada, segundo Lula, políticos e chefões seguem tranquilos quanto as investigações. Em Lisboa o processo do presidente da Portugal Telecon envolvendo soma impressionante dada a Lula segue em frente com apoio do governo. Aqui o governo se mantem na defensiva e os malfeitos seguem com vigor apesar das denúncias. Difícil imaginar os 4 próximos anos.

  2. Dauster Sá Ribas Gonçalves disse:

    Matérias muito bem selecionadas. Conteúdo muito bem redigido. Informações importantes pata o contexto naciional.

    SDS

    Dauster

  3. Sergio Lourenço disse:

    Só uma pergunta: E o dinheiro desviado, volta para petrobras ou fica por isso mesmo? Se os ladrões ficarem com o dinheiro, então compensa o crime.

  4. dragaoforte disse:

    De qualquer forma é só roubo escancarado…nosso patrimônio está sendo pilhado, destruído…nada fazemos…somos muito covardes…que pena..autossuficiência energética???…pelo visto nunca mais…Um país se desenvolve com duas condições mínimas….BASE ENERGÉTICA SAUDÁVEL E CONDIÇÕES DE FINANCIAR INFRAESTRUTURA…o que vem depois é acréscimo…..

    A riqueza de uma nação é avaliada pelo seu alto grau de INDUSTRIALIZAÇÃO …ou seja da matéria prima ao produto industrializado e pronta para uso/consumo…..MAS O QUE O PT FEZ, FAZ E CONTINUARÁ FAZENDO É DESTRUIR A NOSSA BASE…SEREMOS ESCRAVIZADOS FORTEMENTE POR PAÍSES INDUSTRIALIZADOS…..

  5. Ludwig Von Drake disse:

    Madame Mim demorou para tirar a Magapatalógica do controle do caldeirão porque a relação entre ambas é mais emocional do que profissional.

  6. Áureo Ramos de Souza disse:

    Dilma sustentou até onde pode pois agora é só descobrir o que Graças Foster tem em mansões e alguns petrodolares no exterior. Quanto ao próximo deve ser um de coragem pois a mamata não se acabou Lula e Dilma continuam de cima.

  7. Miguel disse:

    O problema não é a Graça. Os problemas do Brasil são somente a Dilma e o Lula.
    Cuba com eles já.
    O Fidel finalmente morrerá em paz.

  8. E. Coelho disse:

    Caiu?
    Parece que todos gostaram da saída dela, talvez o único que não gostou foi o fabricante de máscaras de Carnaval!
    O Carnaval não será o mesmo!

  9. Roberto1776 disse:

    Se esta porcaria fosse uma empresa privada essa mulher já teria levado um ponta-pé no traseiro há séculos.
    Certamente nem teria assumido.
    O melhor negócio do mundo é uma empresa petrolífera e o segundo melhor negócio do mundo é uma petroleira mal administrada.
    Essa mulher conseguiu desvalorizar a petrossauro em mais de 80 bilhões?
    Vai ser incompetente assim nos quintos do inferno.
    PRIVATIZAÇÃO JÁ.

  10. WILLIAM GURZONI disse:

    Com toda a certesa essa e a atitude correta e imediata que deve ser tomada pela Presidencia da Republica, primeiro, porque ja estava sendo objeto de varias denuncias o envolvimento dela com o esquema pela propria funcionaria, dai segundo pela compra da Refinaria de Passadina e depois por Abreu de Lima , portanto , qual a dificuldade da Presidente Dilma se estava isenta de ” culpa ” ? Nao ha nenhum empecilho, ate por questões esteticas e muito deselegante e arrogante manter-se na propria empresa quando tantos estão sendo presos. !

    Com toda certesa, se deve apurar tudo isso, limpar a Petrobraz e o Governo Federal e Brasileiro dessas mazelas sociais e o Brasil segue adiante .

    Rumo a 2020

    Fora mesmo Graça Foster .

    Pelo bem do Brasil e do Povo Brasileiro.

  11. Luiz disse:

    QUERO SABER QUEM IRÁ FICAR NO LUGAR DESTA MÚMIA, OS PETRALHAS NÃO IRÃO ABRIR MÃO DE MAMAR NAS TETAS, AONDE VÃO TIRAR DINHEIRO PARA FUTURAS CAMPANHA ELEITORAIS? NO PT NÃO TEM GENTE HABILITADA PARA TOMAR POSSE. SERÁ QUE ENTRARÁ OUTRO CORRUPTO? NÃO ACREDITO NESTE DESGOVERNO, OS PETRALHAS NUNCA VÃO ABRIR MÃO DESTA MAMINHA.
    NÃO ACREDITO, ISTO É PURO GOLPE. TIRA UMA ALOPRADA, ENTRA OUTRO ALOPRADO/DA. APOSTO QUE O LULA 9 DEDOS ESTÁ POR TRAZ DISTO.

  12. yama disse:

    A notícia tem como manchete uma ação que leva a interpretação “deslizante” no que se refere ao que aconteceu na REALIDADE. O que ocorreu foi que a persistência da “imagem” de MULHER, COM PREDICADO DE TER ASCENDIDO NA CARREIRA POR MÉRITO FUNCIONAL, SEM ATRATIVOS FÍSICOS E COM FIDELIDADE AO PT FOI O ÍCONE ESCOLHIDO PELA ‘INTELIGÊNCIA” DO PARTIDO PARA ANGARIAR APOIO PARA A PRESIDENTE EM EXERCÍCIO, PORÉM, O QUE VEM SENDO INVESTIGADO E CONSTATADO PELA JUSTIÇA FEDERAL (JUIZ MORO) FOI QUE OCORRIAM E OCORREM INÚMEROS CRIMES ADMINISTRATIVOS NA ESTATAL QUE FOI SIMPLESMENTE INSTRUMENTO DE “JOGADAS” DO PT (VIDE CASO DO GAS BOLIVIANO, APROXIMAÇÃO DE HUGO CHÁVES ETC) E QUE AS MENTIRAS SISTEMATIZADAS ACOBERTANDO OS DESVIOS DE DINHEIRO COM GRAVES LESÕES E CRIMES DE RESPONSABILIDADE TERIAM QUE SER IMPUTADOS A ALGUÉM, AGORA INSTADA PELA SITUAÇÃO INSUSTENTÁVEL COM CUMPRIMENTO DO QUE MANDA JOAQUIM LEVY, A DILMA NÃO DECIDIU E SIM SE VIU OBRIGADA A SUSPENDER A PANTOMIMA DO PRESTÍGIO E DA FIDELIDADE. O QUE SERIA ADMIRÁVEL PARA A GRAÇA FORSTER SERIA, ISSO SIM, DENUNCIAR TUDO A QUE ELA FOI OBRIGADA A MENTIR E OMITIR PARA SE MANTER NA “APARÊNCIA POLÍTICA QUE O PT EXIGIU”

  13. Plinio disse:

    Agora vai.

  14. Leidy Santos disse:

    Vai tirá-la da presidência da Petrobras.
    Tudo bem.
    ELA NÃO VAI DEVOLVER O QUE ROUBOU DO POVO BRASILEIRO ???

  15. Carlos U Pozzobon disse:

    O que foi possível abafar e desaparecer já foi feito. O resto saberemos pelo processo: agora Desgraça Caveirão pode sair para viver em paz com o maridão e seus 42 contratos com a estatal. A Ladra demorou para substituí-la porque o socialismo da rapinagem é muito extenso e salvar os dedos em meio a tantos anéis emperrados nas juntas é realmente complexo. A montagem da quadrilha começou com a perda das fontes de desvio do mensalão. Se a Petrotralha for saneada, o que acho impossível neste governo, a pergunta que fica é: onde eles vão começar a saquear se até o BNDES está sob cerco ?

  16. Adilson Baptista disse:

    Já foi tarde,eu acredito que foi as duas coisas,corrupta,e incompetente, eu sugeria á esta grande e mentirosa PRESIDENTA que no lugar dela assumiria (DIRCEU,GENOINO,SARNEY,AFILHA DELE,BEIRA MAR, E A CÚPULA TODA DO PT) e continuaria tudo a mesma coisa corja de safados.

  17. baltasar ventura disse:

    parabéns , agora estamos no caminho.

  18. Apolonio Prestes disse:

    Já vai tarde. Não podemos ter certeza se ela foi corrupta ou apenas foi incompetente, mas tanto faz: não pode ficar no comando da maior empresa brasileira.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *