Início » Brasil » Dilma: uma presidente que é uma piada de humor negro!
Grita Brasil

Dilma: uma presidente que é uma piada de humor negro!

Dilma é aquela presidente que não vê o que todos ou quase todos estão vendo

Dilma: uma presidente que é uma piada de humor negro!
A coluna Grita Brasil é publicada às quintas-feiras

Uma presidente que pede ajuda “aos universitários”, no caso o Ministério Público, para nomear ou não um ministro não pode estar falando sério. Fala sério, né?

dilma

‘O Ministério Público não quer me ajudar. Meu Deus, e agora?’

Os defensores de plantão vão dizer que ela está certíssima, que assim não poderão acusá-la num futuro próximo de ser conivente, ou desleixada, ou omissa em nomear um ministro “sujo”. Abre parênteses aqui. Na verdade ela é isso tudo e muito mais. Vão ainda falar que ela nem escolheu no uni-du-ni-tê seus ministros. Mas acho que passou perto.

Com esse ato, Dilma fica transparente como deveria ter sido e como deveria ser o seu governo em seu novo mandato. Transparente para tirar de si uma culpa que cairia sobre a sua cabeça caso o sujeito aparecesse logo ali como mais um envolvido na “petrorroubalheira” que parece não ter fundo. O MP, por questões de segredo de Justiça, não pode abrir a caixa de Pandora para Dilma. O MP não é conselheiro de presidente. Nunca foi. Se fosse, talvez grande parte dessa roubalheira nem tivesse acontecido. Pode ser que sim, pode ser que não. Não temos como saber. Vai então perguntar pro Lula, vai consultar um pai de santo, vai numa cartomante.

E mais grave ainda foi Dilma dizer que só ia perguntar ao MP se existia alguma coisa contra fulano que a impedia de nomeá-lo, mas que ela não ia querer saber mais nada.

E também não sei o porquê de tanta preocupação da presidente Dilma com mais esse detalhe de quem ela vai nomear. Até parece né, Dilma, que você se preocupa com alguma coisa. Você nunca sabe, nunca viu e fica cantando de galo (somente para não falar galinha) que vai no seu governo acabar com a corrupção, que vai punir a todos exemplarmente, que vai acontecer. Você já não aconteceu. Fim. Acabou.

Você é isso que alguns viram. E você consegue ser também tudo isso que muitos viram. Só que os poucos que viram algo de bom foram suficientes para preservar você no lugar para onde você nunca deveria ter ido. Tudo bem que alguma coisa aqui e ali podemos aproveitar e dizer, tá legal, mas e o resto? O resto que é quase tudo é a fotografia que temos do Brasil. Um país sem rumo certo, uma inflação querendo fugir de qualquer promessa de vocês, a Saúde com uma pneumonia grave, a Educação que parece estar com um ponto final do tipo é isso e podem lamber os beiços, saneamento para os mais pobres melhor nem falar, e uma corrupção sem precedentes, nunca antes vista na história deste país e que a cada dia ganha contornos dramáticos, ganha mais vida ainda tirando vidas ao mesmo tempo em que o dinheiro desviado aqui, ali, acolá, poderia estar sendo investido em benefício do povo.

Dilma é aquela presidente que não vê o que todos ou quase todos estão vendo. Dilma não vê, por exemplo, nenhum indício de irregularidades na conduta da atual diretoria da Petrobras. Dilma não vê que já deu. Dilma não enxerga um palmo do seu nariz.

Mas é claro, Dilma não acha nada disso. Dilma vai dizer que o país cresceu e que a fome acabou e que ela construiu escolas, creches, inaugurou rodovias, fez hospitais. Dilma é f****. Dilma é dez. (aliás, o Crivella era dez). Então tá, Dilma é mil.

Sinceramente, eu só posso lamentar. E é o que infelizmente temos para os próximos quatro anos.

Graça Foster: a entrevista do ano.

Não cheguei a ver toda a entrevista da presidente Graça Foster, mas o pouco que vi me deixou enjoado, perplexo, enojado de novo, irritado e consciente de que nada vai mudar.

graca

‘Menos, gente, menos, eram e-mails inocentes’

É engraçado esse fenômeno que acontece com os presidentes. Lula diz até hoje que o mensalão foi obra do demônio e da oposição. E que nunca existiu, e se existiu ele não sabia. Mas existiu e ele continuou não sabendo. Graça Foster, presidente da Petrobras disse também a mesma coisa. Disse que não foi comunicada de absolutamente nada. É tão engraçado que um presidente não saiba o que está acontecendo sob seus olhos, pés e comando. É surreal acreditar.

O que me intriga, contudo é a convicção com que eles falam isso. Ao mesmo tempo em que pode ser para que eles próprios acreditem na mentira e continuem vivendo num conto de fadas, ou se é porque a blindagem deles é tamanha que nunca nenhuma investigação chegará até eles. Como foi com o mensalão, que pelo menos chegou até o Zé Dirceu.

Não entendo como a presidente Graça Foster pode ser tão dissimulada de dizer que nunca foi avisada de nada. Que se falou de irregularidades através da troca de e-mails entre Venina Velosa da Fonseca, ex-gerente executiva, e Graça Foster, mas que em nenhum momento Venina foi explícita. Fica tudo muito claro para mim. É só ler de verdade. Mas será que se um presidente recebe informações de que existem irregularidades, ele deduz que não deve ser nada demais? Não existe isso de deduzir. É preciso investigar, querer saber. E acho que Graça não quis nem saber. Uma graça ela, né?

E quando Graça “engrossa a voz” e diz que tem que ser investigada também, isso me causa calafrios. A blindagem dela está totalmente explícita para quem quiser ver. É um “podem me investigar que eu não tenho nada a esconder”. E talvez não tenha mesmo, mas isso não quer dizer que ela não seja culpada.

Não acredito em contos de fada a esta altura da minha vida. E isso que estamos vivendo é uma realidade turva, sombria e detestável.

Dentro do possível, FELIZ NATAL!

Salve as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambientes fechados.

18 Opiniões

  1. olbe disse:

    Dilma não precisa consultar ninguém, basta ler os jornais e assistir os noticiários da TV , como qualquer cidadão comum, pra saber quem é quem entre os que ela está escolhendo…será que ela não lê jornal?

  2. carlos disse:

    Qual a formação desses dirigentes;Uma foi dona de loja de R$1,99,que faliu, a outra o marido tem contratos multimilionário com a PETROBRAS.
    Agora se os verdadeiros funcionários da PETROBRAS não se rebelarem e não tomarem providencias sérias ,não me arrependerei se privatizarem a PETROROUBO. e acabar com tudo isso.

  3. Beraldo Dabés Filho disse:

    A Revista Veja e o Jornal Folha de São Paulo não são minimamente tímidos quando atacam o PT. Muito pelo contrário.
    O que acontece de fato é que os seus ataques não produzem o efeito desejado, qual seja, tirar o PT do poder, como ocorreu nas últimas quatro eleições presidenciais. Incompetentes, mentirosos ou as duas coisas?

  4. Luís Vicente disse:

    Mas ninguém pode negar que é super competente para quebrar empresas, inclusive petroleiras.

  5. Ludwig Von Drake disse:

    A tarefa que madame quer atribuir ao MP antigamente era exercida pelo SNI e pela “segunda seção” dos quartéis ( a Comunidade de Informações). Aliás, madame chama a ABIN (Comunidade de Inteligência) de incompetente ao propor tal disparate.

  6. olbe disse:

    Ela pensa que somos todos imbecis!!!! Nós, o povo, não precisamos consultar ninguém pra saber quem no “novo”Ministérios tem ficha suja..Ela poderia simplesmente consultar o Google ! e, por favor, me diga: estas mulheres não leem jornais/ Nào estão sabendo o que todo o brasil comenta? Continuam com a cara mais deslavada dizendo na nossa cara, em rede nacional que a Venina, não a alertou..e pq ela foi mandada para Singapura, sem ter pedido? Em rede nacional ela foi desmentida pela própria Venina, dizendo que NUNCA pediu pra ir pra Singapura. Eu sei muito bem quando você trabalha numa instutução e é perseguida por ter mostrado onde estava o erro..Acontece que não convém ver o erro pq está todo mundo errando e não quer deixar que a “caixinha’ seque…Se desta vez nada for feito..O BRASIL NÃO TEM JEITO MESMO e vai ficar conhecido no mundo inteiro como o País da Propina..Até um país sério como a Holanda teve que se submeter…

  7. helo disse:

    A falta de transparência nos investimentos do governo, a truculência em relação aos que investigam, o nada sei dos membros do governo quanto à corrupção é o nosso atraso. A mídia é tímida, o judiciário é ineficiente. Infelizmente só quando estivermos com a vida ainda mais cara acordaremos.

  8. MARIO FERRAZ DE ARRUDA FILHO disse:

    AS NOVELAS DA TV GLOBO MOSTRAM COMO O POVO BRASILEIRO PODE SER MANIPULADO FACILMENTE POR QUEM TEM O PODER.
    A VERDADE É CRIADA E RECRIADA COM QUALQUER ESCRITOR MEIO HABIL. TODOS COMPRAM E TORCEM PELO QUE FOREM INDUZIDOS.
    AS UNICAS COISAS QUE TEMOS QUE DEFENDER E LUTAR SÃO:
    – AJUDAR ESTE PAIS A SER UM PAIS INSTRUIDO. SO OS PROFESSORES SOZINHOS NÃO TEM CONDIÇÕES DE FAZER ISTO, NEM VIVENCIA POSITIVA OU PREPARO SOCIAL E PSICOLOGICO. VIVEM EM SOBREVIVENCIA E NUM SISTEMA PRECARIO, SEM SUPORTE DA SOCIEDADE CIVIL QUE SOMOS NOS MESMOS. QUE PROFESSOR SERIA MELHOR QUE UM MEDICO, UM ENGENHEIRO, UM ADVOGADO, ETC.
    – SAUDE: DEVE HAVER PRESSÃO DA CLASSE MEDIA E ALTA PARA QUE O SISTEMA PUBLICO SEJA MELHORADO E NÃO EVITADO COM SE FOSSE CONTAMINADO! SE AS PESSOAS QUE TEM ALGUMA CULTURA E PODER NO PAIS IGNORAM A EXISTENCIA DO INPS, AO INVES DE COBRAR SUA MELHORA, QUEM HAVERÁ DE LUTAR POR ESTA MELHORA.
    – SEGURANÇA: INICIANDO POR APURAR A CORRUPÇÃO ATÉ SUAS RAIZES, ELIMINANDO O GANHA PÃO DO CONTRABANDO DE DROGAS, FAZENDO O PRESIDIARIO TRABALHAR OBRIGATORIAMENTE PARA REDUZIR SUA PENA E PAGAR A SOCIEDADE COM TRABALHO.

    NENHUM PARTIDO POLITICO VAI FAZER NADA DE REAL SE NÃO EXISTE PRESSÃO DA SOCIEDADE.
    A CLASSE MEDIA É A UNICA ESPERANÇA DESTA SOCIEDADE. OS RICOS SE AJEITAM BEM COM QUALQUER PARTIDO OU GOVERNO. OS POBRES SÃO MANIPULADOS EM SUA SIMPLICIDADE.
    VAMOS CRIAR CORAGEM!!

  9. Waldyr disse:

    É um pena que a Venina seja encurralada pelo PT ( como se fosse VENENO ), enquanto o verdadeiro VENENO esteja sendo o nosso tempero de cada dia ( O petróleo é do PT ), se alguém discordar é porque não entendeu o que está escrito, não sabe o que é ESQUARTEJAR ( destruir, acabar, chamar o povo de idiota, etc…..FICOU CLARO DONA CLARA FOSTER). PT QP……..( TRADUZA SE FOR CAPAZ ).

  10. GENTIL disse:

    PT/DILMA/GRAÇA FOSTER: COM A GRAÇA DE “DEUS” ESPERAMOS O MELHOR DE TODOS, “SEM MEDO E SEM ÓDIO “

  11. Luiz Ramos disse:

    De fato, essa excrescência terrorista é altamente incompetente, autoritária e despreparada, pois não conseguiu administrar um brechó de R$1,99 em Porto Alegre, quando então resolveu entrar para a política, que tudo e todos aceita. Caiu nas graças do “sr da çilva”, ao aparecer numa “reunião” com um “lap top” embaixo do braço; então deu no que deu, para infelicidade geral da Nação !!!

  12. DILMA: SEM MEDO E SEM ÓDIO disse:

    O PROBLEMA DO PT/LULA/DILMA É A FALTA DE SERIEDADE DA IMPRENSA (SEM CITAR NOMES…). SEJA ELAA ESCRITA/FALADA ETÇ É O QUE TODOS NÓS QUEREMOS INDEPENDENTE DE PARTIDO/GOVERNO.
    OS PODEROSOS DA MÍDIA MANIPULAM A POPULAÇÃO CONFORME SEUS INTERESSES PARTICULARES..$$$.
    NINGUÉM É OBRIGADO A SER DA SITUAÇÃO OU DA OPOSIÇÃO, MAS TODOS DEVEM TER ACESSO/CONFIANÇA NAQUILO QUE ESTÁ SENDO INFORMADO, INDEPENDENTE DE PARTIDOS/GOVERNOS.

  13. Elizenir Guimarães Silva disse:

    O Brasil virou um circo e no picadeiro nos , os palhaços , as atrações : Os descasos com o dinheiro público.
    Os espectadores : Os governantes , assistindo e cooperando com a derrocada desse país.

  14. Leidy santos disse:

    ELA É UMA ESPERTALHONA. QUERENDO FAZER OS BRASILEIROS DE OTÁRIOS !!!

  15. Áureo Ramos de Souza disse:

    Eu quero aqui explicar o seguinte: eu já gerenciei varias lojas de material elétrico e gerenciei industria metalúrgica no tempo em que João Paulo ex-prefeito de Recife e que agora perdeu a eleição IA PEDIR VOTOS OU PARAR os serviços pelo sindicato, sim como ia dizendo fui gerente e como é bom ser gerente pois não fazemos quase nada assim como o proprietário, mais temos a obrigação de ver tudo e vemos pois somos um fiscal e como pode acontecer em nosso país que tudo acontece e os presidentes digo os pois o Lula ainda manda, não ver nada e agora fazendo graça a presidente da Petrobras GRAÇA FOSTER também não viu nada e o petróleo passou a não ser nosso. Eu adoro o Claudio e é com esta irreverencia que ele vai nos dizendo a verdade e não sei se acho graça ou se choro. Venina, entrou VENENOSA e pediu aos companheiros que tivessem a coragem que ela teve em abrir o bico, mais Graça não viu nada e nunca recebeu nada. Vou mandar Papai Noel entregar os e-mail de Venina para Graça ler.

  16. Elmer C. Corrêa Barbosa disse:

    O BRASIL NÃO EXISTE, EU SEU PORQUE VIVO AQUI. ISTO AQUI É UMA FICÇÃO. UM TEXTO MAL ESCRITO.

    O MINEIRO ARTUR BERNARDES DISSE EM UM DE SEUS DISCURSOS: “RESTAURE=SE A MORALIDADE OU NOS LOCUPLETEMOS TODOS”. DESDE ENTÃO NADA MUDOU.

  17. Miguel disse:

    O problema e/ou azar da Dilma e das das outras é que o Brasil é um país machista. É por isso que elas estão apanhando tanto. Agora, se não fosse, estaria tudo em paz ……

  18. Joaquim Caldas disse:

    A polícia federal montada por Dilma,somente os indicados e os concursados efetivos funcionais,podem muito bem responder à Dilma,sua insignificante questão ao MPF.
    Quem perguntou ao MPF se Dilma seria a candidata certa,nas escolhas para presidente?
    Dilma insultou o MPF em Inquérito amistoso,assim com faz na PF que apuram seus alvos.Um alvo excelente foi o Eduardo Campos,dos grampos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *