Início » Brasil » Dinheiro do mensalão pagou despesas de Lula, diz Valério
Novas acusações

Dinheiro do mensalão pagou despesas de Lula, diz Valério

Empresário afirmou em depoimento que dinheiro do esquema ajudou a bancar 'despesas pessoais' do então presidente Lula em 2003

Dinheiro do mensalão pagou despesas de Lula, diz Valério
O ex-presidente Lula e o empresário Marcos Valério (Fonte: Reprodução/Frame/Folhapress)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em depoimento à Procuradoria-Geral da República no último dia 24 de setembro, o empresário Marcos Valério, condenado no julgamento do processo do mensalão, disse que o dinheiro do esquema ajudou a bancar “despesas pessoais” do então presidente Lula em 2003. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo.

Leia também: Tempos sombrios, tempos petistas
Leia também: Oposição pede a Gurgel que investigue Lula pelo mensalão

Segundo o empresário, o dinheiro teria sido depositado na conta da empresa de segurança Caso, que pertence ao ex-assessor da presidência Freud Godoy, conhecido como um “faz-tudo” de Lula. Foram supostamente dois repasses, sendo um deles de cerca de R$ 100 mil.

Ainda de acordo com Valério, Lula deu “ok” para empréstimos bancários para pagar deputados da base aliada — o aval teria sido dado em um reunião no Palácio do Planalto, após acerto firmado entre José Dirceu, Delúbio Soares e Marcos Valério –, e agiu para obter dinheiro da Portugal Telecom para o PT. O empresário também denunciou uma suposta ameaça de morte recebida de Paulo Okamotto, ex-integrante do governo e atual diretor do Instituto Lula.

‘Blindagem’ de petistas

Durante o depoimento, Marcos Valério também relatou a montagem de uma suposta “blindagem” de petistas contra denúncias de corrupção na prefeitura de Santo André na gestão Celso Daniel, assassinado em janeiro de 2002.

As novas acusações foram feitas após o empresário procurar voluntariamente a Procuradoria-Geral da República. Valério queria obter proteção e redução de sua pena no processo do mensalão, e afirmou que ainda tem mais informações para divulgar.

Fontes:
Estadão - Lula deu 'ok' a empréstimos do mensalão e recebeu de esquema, diz Valério

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

20 Opiniões

  1. Beraldo Dabés Filho disse:

    Desnecessário ler o artigo, para afirmar que Marcos Valério não tem nenhuma credibilidade, a esta altura do campeonato. Coisa de quem não tem nada a perder. E ele “ainda tem mais informações para divulgar”. Típico lance de um mjogador de baixa categoria. Bizarro que alguém possa, nesta altura do campeonato, levá-lo a sério.
    _______________________________________
    NÃO VOTE EM BRANCO! NÃO ANULE SEU VOTO!

  2. PC disse:

    … quem mandou anistiar?

  3. Geraldo Euclides disse:

    Todo brasileiro mentalmente são sabe que esse lula seria o Lulali Babá, mas parece que tem um grupo de defensores que seria capaz de confessar todas as falcatruas ocorridas do palácio somente para ele não ser indiciado, tudo o que acontecia “ele nada sabia” mesmo que apareçam denuncias ele nem liga.

  4. Ezequiel Domingues dos Santos disse:

    Só não sai essas coisas da boca de José Dirceu e Genoíno e de outros porque estão engajado na ideologia dessa quadrilha a ponto de dar a vida por elas; muitas coisas vem à tona depois de muito tempo…. esse está mofando.

  5. Miguel Meira disse:

    VOTE EM BRANCO, VOTE NULO para tirar toda a politicalhada do poleiro.
    Fechem todas as Assembleias para tirar todo o lixo e depois só colocar gente de primeira.

  6. Mauricio Fernandez disse:

    Na modesta opinião do PT nem o Santo Papa ou a Rainha da Inglaterra tem credibilidade necessária para acusar Lula de alguma coisa. Se insistirem surgirão de imediato inúmeros motivos pelos quais não deverão serem levados a serio. Considero razoável algo assim partindo do PT. Mas, tambem considero um horror, um descalabro, uma insanidade, uma violência que alguém acredite.

  7. Áureo Ramos de Souza disse:

    Certa feita eu comentei aqui que existe um baião que diz assim: VI UM GALHO DE ANGICO CHEIO DE ARAPUAR, E EU PEGUEI MINHA VARINHA COMECEI DE VAGARINHO FUTUCANDO DEVAGAR, FUTUCANDO, FUTUCANDO DEVAGAR. Então, se for futucando irão encontrar muito mais do que o Valério deletou e quanto a delação premiada não gostei com os 21 anos que deram a outro ladrão ainda foi muito e desse jeito ninguém irá delatar, se a máxima no Brasil é 30 anos deem 10 anos, queira ou não são cidadãs ladrões de gravata e não voltarão a cometer esses delitos pois sabe que estão sendo futucado

  8. Carlos U. Pozzobon disse:

    Como Lula disse que o mensalão era mentira e o STF provou que era verdade, agora Lula está dizendo que Valério mente. Tudo leva a crer que Valério está falando a verdade. Mas o que foi revelado é muito pouco. Ele sabe muito mais. Provavelmente pretenda falar em prestações. Como outras pessoas tem muito a dizer sobre o verdadeiro Lula, certamente seus malfeitos vão desfilar na história do século XXI do Brasil como a maior impostura existente desde o descobrimento. Mas como ele enriqueceu muita gente e iludiu outro tanto, vai permanecer no panteão dos crápulas adorados.

  9. Luis disse:

    Não existe crime perfeito, sua mãe não te falou Lula ,
    Dirceu, Dilma, Genuino e o bunitão do Mercadante e outros…
    A Justiça tarda mas não falha. hehe

  10. Leônidas disse:

    Eita BRASIL, vivemos no meio de uma alcateia de lobos, pois eles só sabem querem para si e ninguém toma providência, j´=a que são tudo da mesma laia. Ó PTZINHO de ladrão.

  11. Leônidas disse:

    Beraldo Dabés Filho, Mas que Lula é um gênio ninguém pode duvidar, pois conseguiu ficar livre mesmo sabemdo que existe acusações contra ele.

  12. helo disse:

    Não dá pra levar Valério a sério e também o nada sei do Lula. O STF já avisou Valério que nada muda. Porém os ataques difamatórios e constantes ao Procurador-Geral da República pode não torná-lo tão propenso a deixar de investigar este último escândalo com interferências de Lula/Dirceu e muito dinheiro.
    Dilma será com isso a candidata de 2014. Penso ser uma opção pior que Lula. Se por uma lado não enriquece no poder, por outro é pouco ativa contra a corrupção, é muito centralizadora, acredita ser boa economista, é pouco comunicativa, e menos habilidosa politicamente que seu criador. Há menos luz, muitas escolhas equivocadas, pouca crítica. O país se ressente, fica lento e perde o fôlego.

  13. samuel rosa lima disse:

    Os deputados do PT e os aliados deverião entender que um dia á casa vai cair para Lula. Se eles são dignos do voto do POVO. Deveria aceitar o pedido povo e a oposição que haja uma investigação contra o LULA e seus companheiros de corrupção. E que o supremo tribunal julgar com firmeza e conciente pelo bem do cidadão comum que sofre pelas injustiças. Se os corruptos roubam milhões ficam soltos. Então teriam de soltar os ladrões de galinha. O justo é todos ficar preso. E que lembrem á sociedade é dona dos milhões que eles desviam. Dinheiro este que deveria ser usado na educação, na segurança, na saude, no saneamento publico. nos departamentos publico. na aposentadoria do tabalhador, no transporte publico, no aparelhamento das polícias e exército, reforço das fronteiras, etc. Tudo isso sem rouba daria para cuidar só com estes dinheiros desviados dos impostos que o povo contribui. Lamentavel.

  14. Joaquim Caldas disse:

    Só quem pode condenar o Lula é o Judiciário,mas privatizado?

  15. Sander Fridman disse:

    Reflexões Pós-Petistas
    Já fui Petista, não sou mais. Nunca fui marxista. O PT traiu o PT. O PT éramos os que lutaram pela construção de um ideário, de uma plataforma de avanços sociais. Os que se dedicaram de corpo e alma, que investiram todas as suas horas do dia na diminuição das desigualdades que seguem absurdas, da miséria, do alijamento de 90% da população da riqueza descomunal produzida pela 7a nação mais rica do mundo. Os “donos do PT” não éramos nós – que pensávamos sermos. Eram sim um conjunto de pilantras, sem constrangimento, sem vergonha, sem noção de papel histórico e de responsabilidade social e moral. Para os PTistas históricos, de lutas e paixão, só sobrou o assombro, as falas mucitadas, a vergonha, o vazío, a derrota mais que absoluta – aquela em que nós mesmos nos derrotamos, sem qualquer participação dos adversários.
    Cedeu lugar a um luto, para muitos infinito, a anterior paixão, a irmandade semi-messiânica, que fundava o sentimento petista, principalmente em Porto Alegre/RS – não no sentido de adorarmos este ou aquele representante, mas no sentido de acreditarmos na democracia petista, nos debates abertos e permanentes com as bases e as tendências (grupos antagônicos de “planejamento estratégico em debate”), na transparência institucional petista, na aliança entre Universidade, Comunidades de Base da Igreja e Movimento Sindical.
    O PT foi traído pelo braço sindical Petista. O messianismo operário dos marxistas petistas (misturado com uma cosmogonia cristã, que acredita na pureza essencial do coração dos pobres e oprimidos) não permite que se admita essa verdade: os sindicalistas traíram o PT, mataram o PT, transformaram o PT em gado acabestrado, sem crítica, sem vontade, sem inteligência, sem honra, abobalhado.
    Quem assistiu de Fernando Solanas – premiado cineasta Argentino – “Memórias del Saqueo”, saberá que não é a primeira vez que um movimento sindical trai e saqueia um país na América Latina – refiro-me, nas palavras dele, aos Tres Gordos e Menen.

  16. Afonso Schroeder disse:

    Se voltar um pouco no tempo, vamos verificar que o ex-presidente capaz, corajoso e impar em suas atitudes em criar mecanismos de beneficio para toda sociedade Luis Inácio Lula da Silva (Lula), disse antes das eleições para prefeito se para ganhar as eleições do opositor de São Paulo iria entrar no páreo, pois o fez e ganhou as eleições do maior município São Paulo, por outro lado a grande maioria da população sabe que o poder econômico-político não gosta de perder o poder político ainda bem que a maioria da sociedade brasileira sabe separar o joio do trigo buscando e votando em cidadãos que pelo menos tem vontade política de trabalhar para toda sociedade, não como os opositores que tem a pretensão de retornar a aqueles tempos antes de 2003, sem medo de errar os opositores de hoje talvez não perceberam ainda que os tempos são outros que a era da informática por sinal popularizada onde os lobe tem menos poder de barganha, popularizando com isto as informações a toda sociedade, o que vemos são medidas tomadas que na grande maioria vão beneficiar toda sociedade e isto não agrada os que continuam se achando com privilégios políticos como se tivesse que ter leis beneficiando aqueles que tem o poder econômico, oxalá que Deus continue iluminando toda equipe do governo que esta fazendo um governo para toda sociedade.

  17. João Cirino Gomes disse:

    Lula é um Gênio, Lulinha é outro; creio que afamilia todinha é genial! Pois Lula se elegeu criticando os enriquecimentos ilícitos, mas depois de eleito, Lula sua família e a quadrilha todinha se tornaram bilionários da noite para o dia!

    Estes dias eu encontrei esta informação e nem me admirei: Vejam a bomba…

    Veremos que o Beraldo Dabés, ou seja, Na beira do besteiro, dirá na tentativa defender seu ídolo!”

    Deputado diz que amante de Lula fez depósito de 25 milhões de euros em banco português

    O deputado federal Anthony Garotinho – PR do Rio de Janeiro, publicou em seu blog no último domingo (2), que a ex-assessora da Presidência da República em São Paulo – Rosemary Noronha, teria entrado em Portugal com uma quantia de €25 milhões de euros e o teria depositado em uma agência do Banco Espírito Santo na cidade do Porto.

    Reproduzo na íntegra o texto do publicado pelo deputado Garotinho e em seguida comento.

    “Bomba! Como Rosemary entrou com 25 milhões de euros em Portugal
    Na nota anterior dei a pista sobre a existência de uma conta na cidade do Porto (Portugal), na agência central do Banco Espírito Santo, onde foram depositados no 25 milhões de euros. Imediatamente comecei a receber muitas ligações de jornalistas pedindo mais informações a respeito do assunto. Recorri à minha fonte que me deu mais detalhes esclarecedores de como tudo teria ocorrido. Vocês vão cair para trás.

    Como já foi tornado público, Rosemary era portadora de passaporte diplomático, mas o que não foi revelado é que ela também era portadora autorização para transportar mala diplomática, livre de inspeção em qualquer alfândega do mundo, de acordo com a Convenção de Viena. Para quem não sabe esclareço que o termo “mala diplomática” não se refere específicamente a uma mala, pode ser um caixote ou outro volume.

    Segundo a informação que recebi, Rosemary acompanhou Lula numa viagem a Portugal. Ao desembarcar foi obrigada a informar se a mala diplomática continha valores em espécie, o que é obrigatório pela legislação da Zona do Euro, mesmo que o volume não possa ser aberto.
    Imagem: Reprodução

    Ex-presidente Lula
    Pasmem, Rose declarou então que havia na mala diplomática 25 milhões de euros. Ao ouvir o montante que estava na mala diplomática, por medida de segurança, as autoridades alfandegárias portuguesas resolveram sugerir que ela contratasse um carro-forte para o transporte.

    A requisição do carro-forte está na declaração de desembarque da passageira Rosemary Noronha, e a quantia em dinheiro transportada em solo português registrada na alfândega da cidade do Porto, que exige uma declaração de bagagem de acordo com as leis internacionais. Está tudo nos arquivos da alfândega do Porto.

    A agência central do Banco Espírito Santo na cidade do Porto já foi sondada sobre o assunto, mas a lei de sigilo bancário impede que seja dada qualquer informação. Porém a empresa que presta serviço de carros para transporte de valores também exige o pagamento por parte do depositário de um seguro de valores, devidamente identificado o beneficiário e o responsável pelo transporte do dinheiro.

    Na apólice do seguro feito no Porto está escrito: “Responsável pelo transporte: Rosemary Noronha”. E o beneficiário, o felizardo dono dos 25 milhões de euros, alguém imagina quem é? Será que ele não sabia? A coisa foi tão primária que até eu fico em dúvida se é possível tanta burrice.

    Esses documentos estão arquivados na alfândega do aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto. O dinheiro está protegido pelo sigilo bancário, mas os demais documentos não são bancários, logo não estão sujeitos a sigilo. A apólice para transportar o dinheiro para o Banco Espírito Santo é pública, e basta que as autoridades do Ministério Público ou da Polícia Federal solicitem às autoridades portuguesas.
    Imagem: Reprodução

    Rosemary Noronha
    Este fato gravíssimo já é do conhecimento da alta cúpula do governo federal em Brasília, inclusive do ministro da Justiça. Agora as providências só precisam ser adotadas. É uma bomba de muitos megatons, que faz o Mensalão parecer bombinha de festa junina.

    Em tempo: Pelo câmbio de sexta-feira, 25 milhões de euros correspondem a R$ 68 milhões. “

    Voltei

    Porque sair do Brasil com €25 milhões de euros e depositá-los em Portugal, quando você pode fazê-lo aqui mesmo?

    Quem é o felizardo beneficiado desse depósito?

    É amigos, perdi as contas de quantas viagens fez o Lula, mas, se em cada uma delas a Rosemary tiver levado €25 milhões de euros, tem alguém que vai passar o resto da vida sorrindo, cheio de paz e amor.

    Eu não acredito que a população seja tão inocente e abestada a ponto de aturar mais estes cretino, ladrões e mentirosos!

  18. João Cirino Gomes disse:

    NOVA PALAVRA NO DICIONÁRIO. ÓTIMA.

    NOVA PALAVRA NO DICIONÁRIO
    (Nunca vi tanta fidelidade na definição de um verbete – O Autor)

    Os países de língua portuguesa, reunidos na Academia de Ciências de Lisboa, para dar consonância à reforma ortográfica do idioma que adotam, acabam de aprovar, por unanimidade, a criação de uma nova palavra que passa a figurar oficialmente em todos os dicionários dessas nações.

    Lular: [Do analfabeto Lula]: Verbo totalmente irregular de estranha conjugação;1. Ocultar ou encobrir com astúcia e safadeza; 2. Disfarçar com a maior cara de pau e cinismo; 3. Não dar a perceber, apesar de ululantes e genuínas evidências; 4. Mentir; 5. Fingir, simular inocência angelical; 6. Usar de dissimulação; 7. Proceder com fingimento; 8. hipocrisia; 9. Ocultar-se, esconder-se, fugir da responsabilidade; 10. Tirar da reta, atingindo sempre o amigo mais próximo, sem dó nem piedade (antes ele do que eu); 11. Encobrir, disfarçar, negar sem olhar para as câmeras e nos olhos das pessoas; 12. Fraudar, iludir; 13. Afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade, acreditar que os fins justificam os meios; 14. Voar com dinheiro alheio.

  19. Geraldo euclides disse:

    Quando o Lula será intimado para depor sobre suas falcatruas que todos sabem menos eles, os seus asseclas já foram condenados e porque o chefe deles não? Só quer ver quem terá “peito” para faze-lo sentar no banco dos réus mesmo com o infame Ricardo “Levando Uisque” (como o lula chama-o) e alguns que teimam em inocentar os malandros do PT/MST.

  20. jose nokrato disse:

    Chegou a hora de passar este Brasil a limpo,tenho certeza que o Lula vai autorizar a quebra de seu sigilo bancario e telefonico e vai dizer tudo o que não sabe.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *