Início » Brasil » Dirceu articula nova corrente para recuperar o poder dentro do PT
Política

Dirceu articula nova corrente para recuperar o poder dentro do PT

Ex-ministro da Casa Civil recebe políticos em sua casa para criar uma nova corrente dentro do partido e recuperar seu poder

Dirceu articula nova corrente para recuperar o poder dentro do PT
Zé Dirceu ainda cumpre pena de prisão domiciliar por seu envolvimento no mensalão (Foto: Reprodução/Estadão)

Zé Dirceu está tentando recuperar sua influência dentro do PT. O ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, que ainda cumpre pena de prisão domiciliar após ser condenado no processo do mensalão, tem recebido deputados e senadores em sua casa com frequência. Dirceu quer iniciar um movimento de mudança no partido e por isso faz ataques ao governo Dilma.

Sua intenção é formar uma nova corrente dentro do partido, o que resultaria em seu afastamento da corrente majoritária, da qual o ex-presidente Lula faz parte.

Apesar de ter ainda mais cinco anos de prisão domiciliar a cumprir, Dirceu acredita que tem voz ativa dentro do partido. Ele quer reunir militantes de diferentes correntes para formar uma nova ala. Até mesmo membros da corrente dominada por seu desafeto, José Eduardo Cardozo, já fizeram reuniões na casa do político.

Nos encontros em sua casa, o réu do mensalão debate os rumos do PT pelos próximos anos. Em junho haverá o 5° Congresso do PT, onde se discutirá as ações que serão adotadas no futuro. O congresso deve servir para fazer uma autocrítica em relação aos numerosos escândalos que a legenda tem se envolvido enquanto está no poder.

Ataques ao governo

Zé Dirceu não poupa críticas ao governo Dilma em suas conversas. Ele afirma que os encarregados da articulação política junto ao Congresso, os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência) e Pepe Vargas (Secretaria de Relações Institucionais), estão na defensiva sem saber enfrentar a oposição.

Em seu blog, Dirceu faz críticas ao aumento de impostos adotado pela equipe econômica do governo. Segundo pessoas próximas, ele estaria ressentido com os líderes do partido por não tê-lo apoiado durante o julgamento do mensalão.

“O aumento de impostos e dos juros são apenas consequências, desdobramentos da busca de um superávit de 1,2% do PIB este ano. A elevação dos juros visa derrubar a demanda e vem casada com o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para os empréstimos às pessoas físicas. Aí, também , refreando o consumo. Caminhamos assim, conscientemente, espero, por parte do governo, para uma recessão com todas as suas implicações sociais e políticas”, criticou o ex-ministro em seu blog.

Fontes:
Estadão-Dirceu retoma articulação política para tentar recuperar poderes dentro do PT

7 Opiniões

  1. Paulo disse:

    Calma Zé Dirceu, não há muita pressa em fazer articulações políticas. E breve teu parceiro, Lula, estará contigo, de volta à Papuda. Esperamos (o povo) que o carcereiro jogue a chave fora, após a entrada triunfal de ambos e de até outros petralhas. Viva o Brasil!

  2. Henrique de Almeida Lara disse:

    Será que ele vai conseguir, agora que está acusado na Operação Lava a Jato?

  3. DJALMA P BENTES disse:

    Tá fedendo a defunto…….

  4. jovelino bispo vieira disse:

    ZE DIRCEU TENTANDO E ARTICULANDO PRA SUA VOLTA, ” CUMPANHEIROS” DA CORJA PETRALHA O RECEBEM.E ABRACAM, MOSTRAM QUE COMPAKTUAM COM TODA SUJEIRADA FEITA POR ELE ,GENOINO.,MARCOS VALERIO E DEMAIS CURRUPTOS, O PT E DE LONGE O MAIS SUJO,VIL, PODRE, E CURRUPTO DE TODOS QUE JA VI, OS PARTIDOS ANTIGAMENTE FAZIAM.QUESTAO DE EXONERAR, AFASTAR QUALQUER INTEGRANTE PEGO EM CURRUPCAO, O “PT” OS ABRACA, OS APOIA, A POSTURA DO PT E TAO VIL QUE CHEGARAM AO PONTO DE TROCAR MINISTROS DO STJ PRA AJUDAR A “CUMPANHEIRADA”, DEPOIS FICAM COM BRONCA DA ” VEJA” , DO ESTADO.DE SP E DEMAIS MEIOS DE COMUNICACAO POR INFORMAR O POVO DAS MAZELAS PETRALHENSES

  5. jayme endebo disse:

    tinha que ser fuzilado

  6. André Luiz D. Queiroz disse:

    O ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, que ainda cumpre pena de prisão domiciliar após ser condenado no processo do mensalão, tem recebido deputados e senadores em sua casa com frequência. (…) Apesar de ter ainda mais cinco anos de prisão domiciliar a cumprir, Dirceu acredita que tem voz ativa dentro do partido. ” — que raio de ‘prisão’ é essa que não cerceia o apenado de praticamente nada?! …

  7. Ludwig Von Drake disse:

    Historiadores mais lúcidos afirmam que os militares, conhecendo a qualidade dos políticos com que tinham que lidar, abandonaram a política para preservar o Exército do descalabro que viria. Talvez o Dirceu devesse fazer o mesmo para preservar a sociedade.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *