Início » Brasil » Dispensa de visto nas Olimpíadas não traz risco de terrorismo, diz ministro
Olimpíadas 2016

Dispensa de visto nas Olimpíadas não traz risco de terrorismo, diz ministro

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, diz que o Brasil é seguro e não precisa mudar o plano antiterror durante as Olimpíadas de 2016

Dispensa de visto nas Olimpíadas não traz risco de terrorismo, diz ministro
Ministro disse que o esquema adotado no evento será o mesmo da Copa do Mundo de 2014 (Elza Fiúza/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Os ataques em Paris ocorridos em 13 de novembro levantaram o debate sobre possíveis ações terroristas durante as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e sobre o esquema de segurança que será adotado.

Um dos principais pontos da discussão é a dispensa de visto para turistas que visitarem o país durante o evento. Um projeto de lei que estabelece a isenção do visto já foi aprovado pela Câmara e pelo Senado, e espera apenas a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Em entrevista coletiva dada em Brasília, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o Brasil está preparado para combater possíveis ações terroristas. “O Brasil não tem muitos casos [de terrorismo], mas isso não afasta a importância de acompanhar toda a situação mundial e de tomarmos todas as medidas necessárias”, disse o ministro, ressaltando as fronteiras do país são monitoradas para impedir a entrada de armas pesadas em território nacional.

O ministro disse que o esquema adotado no evento será o mesmo da Copa do Mundo de 2014. Em relação à política de dispensar visto para o Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, ele disse que a ação não terá “efeitos nocivos”, já que haverá parceria com setores de inteligência de outros países.

Além disso, o ministro ressaltou que o Brasil é seguro e não precisa mudar o plano antiterror. “O Brasil está plenamente preparado para dar um excelente padrão de segurança durante a Olimpíada. Os olhos dos órgãos de segurança do Brasil estão atentos para tudo, para eventuais situações terroristas, para os chamados lobos solitários. Já estávamos atentos para isso.”

Fontes:
Valor Econômico-Dispensa de visto na Olimpíada não terá 'efeitos nocivos', diz Cardozo
G1-Brasil está preparado para 'excelente segurança' na Olimpíada, diz Cardozo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Acerta o ministro Cardoso quando diz que “o Brasil não tem muitos casos de terrorismo”. É que os terroristas que tivemos, ou morreram no Araguaia, ou estão presos ou ocupam altos cargos no governo.

  2. fábio disse:

    Não entendi porque dispensar o visto. Quem quer vir para a olimpíada virá com visto ou não. Se tiver uma olímpiada nos EUA e eu tiver que pedir visto, não vou deixar de ir por conta do visto. Agora, se o Sr. Cardozo está preocupado com pessoas que não tem condições de pagar o visto, então que dê isenção na taxa, ou o governo brasileiro tem intenção de trazer para cá pessoas indesejadas? Será? Sabemos que para todo partido de esquerda quanto mais caos melhor. O Ministro fala como se o Brasil tivesse uma gestão das instituições em um padrão de primeiro mundo. Todos sabemos que o Brasil está sucateado. A tragédia de Mariana ocorreu porque não teve fiscalização dos orgãos ligados ao governo federal, porque eles estão sucateados e não tem gente para fiscalizar. Acorda Cardozo. O petismo derreteu seus neurônios.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *