Início » Brasil » Dois a cada dez jovens brasileiros não trabalham nem estudam
GERAÇÃO NEM-NEM

Dois a cada dez jovens brasileiros não trabalham nem estudam

Estudo do Ipea revelou que 23% dos jovens brasileiros pertencem à chamada 'geração nem-nem'

Dois a cada dez jovens brasileiros não trabalham nem estudam
Apesar do termo 'nem-nem', que pode induzir à ideia de ociosidade, 31% dos jovens que pertencem a essa geração estão procurando trabalho (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)
Um estudo divulgado nesta segunda-feira, 3, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que 23% dos jovens brasileiros pertencem à chamada “geração nem-nem”, isto é, não trabalham e nem estudam.

Ainda de acordo com a pesquisa, as mulheres de baixa renda representam a maior parte desse grupo.

A pesquisa, intitulada “Millenials na América e no Caribe: trabalhar ou estudar?”, revelou também que 49% dos jovens brasileiros se dedicam exclusivamente ao estudo ou capacitação, 13% apenas trabalham e 15% trabalham e estudam.

Entre os motivos apontados para esse cenário estão problemas com habilidades cognitivas e socioemocionais, falta de políticas públicas e obrigações familiares.

O estudo indicou ainda que 20 milhões de pessoas estão nessa situação, que não estudam e nem trabalham, na América Latina e Caribe.

A pesquisa é baseada em dados envolvendo mais de 15 mil jovens com idades entre 15 e 24 anos de nove países. São eles: Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Haiti, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

Apesar do termo “nem-nem”, que pode induzir à ideia de ociosidade, 31% dos jovens que pertencem a essa geração estão procurando trabalho e 64% estão dedicados a trabalhos de cuidados doméstico e familiar.

Fontes:
EBC - Ipea: 23% dos jovens brasileiros não trabalham nem estudam

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *