Início » Brasil » Dom Pedro I é coroado imperador
Nesta Data

Dom Pedro I é coroado imperador

No dia 1 de dezembro de 1822, Dom Pedro I é coroado imperador

Dom Pedro I é coroado imperador
De volta a Portugal, ele se viu em meio a uma guerra, que envolveu toda a península ibérica (Reprodução/History Channel)

Pouco menos de três meses após ter proclamado a independência do Brasil, D. Pedro I foi coroado imperador do novo país no dia 1 de dezembro, no ano de 1822. Pouco depois, em março de 1824, ele já teria derrotado todos os exército leais a Portugal e, no mesmo ano, iria instituir a primeira Constituição do Brasil, que contava com o poder Moderador, exercido pelo imperador, que estava acima dos demais poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário.

Dom Pedro I ficou no poder até 7 de abril de 1831, quando, incapaz de lidar com os problemas do Brasil e de Portugal ao mesmo tempo, abdicou do trono em favor do seu filho Dom Pedro II, retornando à Europa. De volta a Portugal, ele se viu em meio a uma guerra, que envolveu toda a península ibérica, numa luta entre defensores do liberalismo e do absolutismo.

Pedro I morreu de tuberculose, em Lisboa, no dia 24 de setembro de 1834, poucos meses após ele e os liberais obterem a vitória. Ele morreu no palácio de Queluz, no mesmo quarto e na mesma cama onde nascera 35 anos antes.

Fontes:
History Channel

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *