Início » Brasil » Dornelles barra ideia de fusão com PSD
Coluna Esplanada

Dornelles barra ideia de fusão com PSD

Presidente do PP desautorizou todos os diálogos sobre esboço de fusão entre os dois partidos

Dornelles barra ideia de fusão com PSD
Presidente do PP, senador Francisco Dornelles (Fonte: Reprodução/Extra)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Procurado por um animado Gilberto Kassab, o prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, o presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ), surpreendido com a notícia, desautorizou todos os diálogos sobre esboço de fusão entre os dois partidos, inclusive as conversas entre o deputado Paulo Maluf e o prefeito. Dornelles ficou irado com os boatos que circulavam entre diretórios. ‘Nunca soube sobre isso, e o assunto não está em pauta’, resume.

Os novatos

Há uma ala novata do PP aberta à ideia, entre eles o deputado Jeronimo Goergen, o senador Ciro Nogueira e o ministro Agnaldo Ribeiro (Cidades).

Gaúchos

Goergen, um dos que participaram dos diálogos iniciais, pediu ao PP que se discuta qualquer esboço com participação dos gaúchos, onde a legenda é mais forte.

Visita

Kassab convocou a bancada na Câmara para reunião na terça, em Brasília. Almoça com a turma e traçará estratégias para 2013. E tratará do caso PP.

Pede muito

Licenciado do mandato para cuidar de negócios e da eleição em Cuiabá, o senador Blairo Maggi (PR-MT) desembarca em Brasília semana que vem para um encontro com a presidente Dilma e um pedido curioso na pauta. Reivindica o ministério do Desenvolvimento Econômico para o PR, já que não aceitou oferta dos Transportes.

Voltando

Maggi quer desalojar ninguém menos que Fernando Pimentel do cargo, aliado de décadas de Dilma e homem de confiança. Para o PT, obviamente, não levará, a não ser que Pimentel seja promovido. Fica evidente que o PR quer voltar para a base.

Batalha dos royalties

Na esteira da polêmica. Os deputados do Norte e Nordeste lembram que Campos dos Goytacazes (RJ) recebe R$ 1,2 bilhão por ano, mas tem o 54º IDH do Estado – entre 92 cidades – e é o 1.818 no índice no país.

Pegadinha aérea

A aérea Spirit Airlines, com sede na Flórida, disparou spams de pegadinha com título ‘Romney Wins’. Quem abriu, descobriu promoção de bilhetes a US$ 29,80.

Dinheiro voa

Um carro numa entrada da Câmara (foto no site) anuncia compra de milhas aéreas. As milhas das excelências são acumuladas com dinheiro público, das cotas de passagem.

Fármaco$

A indústria farmacêutica mandou recado velado para as operadoras dos planos de saúde: ao invés de chorar o cerco da ANS, devem comemorar resolução que inclui medicamentos nos serviços prestados. São 50 milhões de usuários de planos de saúde.

PT x PSB

A mando de Eduardo Campos, o secretário nacional do PSB, Carlos Siqueira, acompanha as hostes socialistas no DF: se o partido fica ou não no governo de Agnelo. O eventual desprendimento lança extraoficialmente o senador Rollemberg ao governo.

Recado

‘Estamos debatendo com tranquilidade, não está nada decidido ainda’, diz o senador Rollemberg. O cerne do atrito foi crítica ao contrato milionário do GDF com empresa de Cingapura para planejamento de Brasília nas próximas décadas.

BBB…

Não é segredo que o governador Agnelo Queiroz, do DF, passou a monitorar com quatro telas de TV as emergências dos maiores hospitais públicos do governo, direto do gabinete. A novidade é que cresceu o registro de ponto.

…do Agnelo

O ‘serviço secreto’ da coluna flagrou o médico e governador atento às telas, na tarde de quarta – o que está deixando com nervos expostos os médicos de plantão.

Sem-terra na UnB

Militante do MST, com teses sobre sua experiência no movimento, o professor Tonico Pasquetti foi eleito no início da noite ontem o novo reitor do campus Planaltina da UnB. Ele criara núcleo para transformar Planaltina em Campus Avançado do MST.

Calmon ministra

Começou um movimento de ministros do PT para sensibilizar a presidente Dilma a fazer Eliana Calmon ministra da Justiça, quando de sua aposentadoria no STJ.

Leandro Mazzini é jornalista e escritor

Padrinho

O presidente da Infraero, Gustavo Vale, foi o paraninfo da 18ª turma do Centro de Treinamento Administrativo da Dufry, com cursos gratuitos para carentes no Rio.

Ponto Final

E o ano acabou no Congresso Nacional.

Com Vinícius Tavares, Marcos Seabra e Adelina Vasconcelos

www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br
@colunaesplanada

* É proibida a reprodução total ou parcial da coluna sem a prévia autorização do editor da Esplanada

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *