Início » Brasil » É assinado o Tratado de Madri
Nesta Data

É assinado o Tratado de Madri

Com esse tratado, Portugal foi obrigado a ceder a Colônia do Sacramento ao estuário da Prata

É assinado o Tratado de Madri
O tratado estabeleceu que a paz sempre reinaria entre as colônias, até quando as capitais das províncias se encontrassem em guerra (Reprodução/Internet)

O Tratado de Madri foi assinado no dia 13 de janeiro de 1750, e substituiu o Tratado de Tordesilhas, que oficialmente  era o demarcador de fronteiras entre Espanha e Portugal.  O tratado estabeleceu que o limite da fronteira entre os domínios espanhóis e portugueses se daria a partir do ponto mediano entre a embocadura do Rio Madeira e a foz do Rio Mamoré, sempre seguindo em linha reta até visualizar a margem do Rio Javari.

Com esse tratado, Portugal foi obrigado a ceder a Colônia do Sacramento ao estuário da Prata, mas em compensação recebeu os atuais estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o atual Mato Grosso do Sul, a gigantesca área que ficava no alto Paraguai e mais algumas extensões de terras abandonadas, também adquiridas através de negociações.

O tratado estabeleceu que a paz sempre reinaria entre as colônias, até quando as capitais das províncias se encontrassem em guerra; a Capital brasileira foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro; a posse da Amazônia foi cedida para Portugal e o Rio Uruguai foi escolhido como fronteira entre o Brasil e a Argentina.

Fontes:
InfoEscola-Tratado de Madrid de 1750

2 Opiniões

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Portugal e Espanha pretendiam controlar o território sul-americano pelo controle dos rios amazonas, paraná e uruguai. Ainda bem que ficou assim, porque não consigo falar espanhol.

  2. ney disse:

    Isso é o que a historia diz, mas quem escreve a historia?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *