Início » Brasil » É fundada a cidade de Salvador
Nesta Data

É fundada a cidade de Salvador

No dia 29 de março de 1549, foi fundada a cidade de Salvador após a chegada do governador-geral Tomé de Souza por ordem do rei de Portugal

É fundada a cidade de Salvador
Elevador Lacerda, um dos símbolos e pontos turísticos mais famosos da capital baiana (Foto: Reprodução/Internet)

As histórias do Brasil e de Salvador se confundem. A cidade foi a primeira do país e capital da colônia até o ano de 1763. Batizada de “São Salvador da Bahia de Todos os Santos”, a cidade foi fundada no dia 29 de março de 1549, após a chegada do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Souza.

O território da capital baiana fazia parte da capitania hereditária de Francisco Pereira e ficou conhecida como “Arraial do Pereira”, inicialmente. Apenas por ordem do rei de Portugal que foi rebatizada pelo governador-geral.

Até 1572, a Bahia foi o centro da exportação de açúcar do Brasil. A riqueza gerada pelo comércio chamou a atenção de outros países, como no caso da invasão holandesa em 1624. Os invasores ficaram um ano no território, até a expulsão.

Em 1763, Salvador deixou de ser a capital da colônia, que foi transferida ao Rio de Janeiro. Após a independência do Brasil, a Bahia travou uma batalha que durou até 2 de julho de 1823, quando seus moradores puderam enfim comemorar a liberdade da nação.

Após a proclamação da república, o primeiro governador do estado da Bahia foi Joaquim Manuel Rodrigues Lima (1892-1896). O governo seguinte, de Luís Viana (1896-1900), enfrentou um dos episódio que marcam a história do país, a Guerra de Canudos.

Salvador completa 466 anos neste dia 29 de março.

Fontes:
SalvadorBahia-A História de Salvador

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *