Início » Brasil » É fundado o Partido dos Trabalhadores
NESTA DATA

É fundado o Partido dos Trabalhadores

Com o fim do regime militar e do bipartidarismo, operários ganham força, culminando na criação do PT no dia 10 de fevereiro de 1980

É fundado o Partido dos Trabalhadores
Reunião de fundação do PT (Reprodução/Internet)

O Partido dos Trabalhadores surgiu num momento de retomada das lutas políticas, no final dos anos 1970. Com o fim do regime militar chegando e a volta dos exilados, as discussões sobre o rumo político do país voltaram à tona com mais força.

Em 1979 é extinto o bipartidarismo com a dissolução da Arena e do MDB, abrindo-se assim espaço para o pluripartidarismo. Diversos movimentos, como os feministas e estudantis, também surgem nesse momento, assim como o movimento operário, particularmente no ABC paulista, onde o PT nasceu.

Tendo à frente o líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 10 de fevereiro de 1980, o manifesto de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) é aprovado por mil representantes sindicais, intelectuais e políticos no Colégio Sion, em São Paulo.

Entre os signatários do manifesto figuram intelectuais como Mário Pedrosa, Hélio Pelegrino e Sérgio Buarque de Holanda; o ex-preso político Altino Rodrigues Dantas e o líder estudantil José Dirceu. O PT foi oficialmente reconhecido como partido político pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral no dia 11 de fevereiro de 1982.

O manifesto começa assim: “O Partido dos Trabalhadores surge da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do país para transformá-la. A mais importante lição que o trabalhador brasileiro aprendeu em suas lutas é a de que a democracia é uma conquista que, finalmente, ou se constrói pelas suas mãos ou não virá.”

O partido tem um caráter popular e de esquerda, defendendo a “luta do povo oprimido pelas elites dominantes”.

Fontes:
Blog do JB-1980 - É aprovada a criação do PT

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

7 Opiniões

  1. PENSADOR disse:

    SE SOMARMOS TODOS OS PRESENTES NA FOTO QUE ESTÃO SENDO PROCESSADOS, HOJE, POR PECULATO E OUTROS CRIMES, INCLUINDO O BIG BOSS LULA, JÁ PODERIAM TÊ-LOS COLOCADO NA CADEIA NESTE DIA PELO CRIME= FORMAÇÃO DE QUADRILHA!!!!
    (é quando diversas pessoas se reunem em sociedade para cometer crimes repetidamente)

  2. Áureo Ramos de Souza disse:

    A partir de 1980 passamos a ser um bando de brasileiro ABESTADO e estamos até agora mais em 2014 este é nosso ano de dá a volta por cima pois 34 anos depois vimos que 3 + 4 = 7 e sete é mentira portanto na leitura dos números o PT foi formado por um bando de mentirosos e este anos se acaba. A numerologia não é verdadeira então tudo terminou passando pela perna do pinto e terminou passando pela perna do pato, os brasileiros

  3. LUIZ CARLOS BEILER DE FREITAS disse:

    A sociedade está a questionar a realidade econômica, dos absurdos de uma existência de corrupção em especial no CONGRESSO. Das mudanças promovidas pelos atuais no Poder da União, na legislação previdenciária e trabalhista. Na atual situação do desemprego dos trabalhadores. Para combater essa realidade, entendo que não basta fazer uma greve geral, mas termos propostas de mudanças efetivas que venham a resolver os problemas sociais. Tenho propostas que acredito mudariam essa realidade. A estratégia é aplicar os fundamentos do Lula quando Presidente. Mudar a forma de ver o trabalhador. Não como agente de esforço físico apenas, reformular o
    conceito para um agente de consumo. Promover meios para que esses mais de 10 bilhões de desempregados sejam CONSUMIDORES. O TRABALHADOR DEVE SER UM AGENTE DE CONSUMO, PROMOVENDO GERAÇÃO DE EMPREGOS, AUMENTANDO A PRODUÇÃO NACIONAL, GERANDO TRIBUTOS. Foi assim que o LULA mudou esse país. Temos que mudar o CONGRESSO, fazendo novas eleições. Temos que ter um povo com poder de retirar um Deputado do seu mandato, se assim entender, com o mesmo numero de votos ao qual se elegeu. Temos que acabar com os abusos do Sistema Financeiro, proibindo os elevados custos financeiros com a inadimplência dos Cartões de Credito e boletos bancários, meios de empobrecer ainda mais uma enorme camada da população. É o meu ponto de vista. Saudações. Luiz Carlos B. de Freitas – lcbfreitas@yahoo.com.br

  4. Antonio Segetto disse:

    Não foi com o fim do regime militar, pois o mesmo acabou em 1985.

  5. João Evangelista disse:

    E têm uns que vomitando indigência mental se intitulam pensador.Valeu,PT.

  6. Almanakut Brasil disse:

    “Vocês querem então eu vou reconhecer esse sindicato (PT). Mas não esqueçam que esse partido chegará ao poder. Lá estando, tudo fará para instituir o “comunismo”. Nesse dia vocês vão querer tirá-lo de lá. E para tirá-lo de lá será a custa de muito sangue. Sangue brasileiro”

    (General João Baptista de Oliveira Figueiredo)

  7. Markut disse:

    Desses mil que apoiaram a fundação do PT ,nos idos de 1982, no Colégio Sion a maioria não poderia imaginar que a coisa se transformasse nesse populismo predador, em que ele gradativamente se transformou, graças ao surgimento circunstancial de uma liderança carismática e de uma democracia sujeita ao fracasso, quando amparada por um voto ,predominantemente de analfabetos funcionais ,desavisado e adorador de um mito , muito bem aproveitado pela chamada classe produtora ,num conluio que representa um dos mais escandalosos casos de corrupção institucionalizada.
    Visto à distância, o”manifesto” já é a antecipação do “nós” e “eles” ,que não é bem o objetivo de uma democracia liderada por um verdadeiro Estadista, capaz de administrar as inevitaveis diferenças,sem provocar a ruptura do tecido social.
    Como pensa o PENSADOR, foi, nessa ocasião, lançada a”pedra fundamental” da “quadrilha” em que o “petismo” se transformou.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *