Início » Brasil » E-mails entre juízes e advogados expõem ‘conluio’ apontado por Joaquim Barbosa
o 'jeitinho' no CNJ

E-mails entre juízes e advogados expõem ‘conluio’ apontado por Joaquim Barbosa

Presidente do STF criticou magistrados e advogados que traficam influência dias depois de uma troca de emails suspeita entre juízes federais causar constrangimento no Judiciário

E-mails entre juízes e advogados expõem ‘conluio’ apontado por Joaquim Barbosa
Suspeita de favorecimento dá sustentação a críticas de Joaquim Barbosa (Reprodução/Estadão)

Tem fundamento a acusação de “conluio” entre juízes e advogados levantada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, na última terça-feira, 19. A crítica ocorreu dois dias depois de uma troca de emails ter provocado constrangimento entre juízes federais e levantado suspeitas sobre uma decisão recente no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A suspeita é de favorecimento à filha do conselheiro Tourinho Neto, o mesmo que reagiu mal às críticas de conluio entre juízes levantadas por Barbosa em sessão do CNJ na terça-feira. A filha de Tourinho Neto, a juíza Lilian Tourinho, entrou com um recurso no CNJ para garantir o direito de participar de um concurso de remoção. Lilian queria deixar uma vara no Pará e se mudar para Salvador.

O pedido já tinha sido negado pelo Tribunal Regional Federal porque Lilian não havia cumprido a exigência de permanecer pelo menos um ano na mesma vara, uma regra do TRF. Antes de julgar o recurso, o relator do processo, Jorge Hélio, foi abordado por Tourinho Neto, que pediu pressa no julgamento.  “Está chegando um requerimento de minha filha e é coisa urgente”, disse Tourinho à época, como ele próprio contou ao Estado de S. Paulo. Pressionado pelo colega, ao receber o processo, Jorge Hélio atendeu ao pedido da juíza, suspendendo provisoriamente o concurso de remoção para que Lilian pudesse participar.

Envio ‘acidental’

Foi um email enviado por um assessor de Tourinho Neto que levantou a suspeita de tráfico de influência e provocou constrangimento entre os magistrados. No email, o assessor explica que Jorge Hélio passou no gabinete de Tourinho Neto e avisou que já havia decidido a questão, mas disse que a liminar ainda não tinha sido publicada.

“O conselheiro Jorge Hélio esteve agora aqui no gabinete procurando o senhor”, informava o assessor em email enviado a Tourinho Neto. “Pediu para informar que o processo já está encaminhado, e que deferiu a liminar. No entanto, no sistema ainda não consta a assinatura, somente a minuta”.  Assim que fosse publicada, prometia o funcionário, encaminharia a íntegra da decisão para Tourinho e sua filha.

De acordo com Tourinho Neto, ele recebeu a mensagem e, ao tentar repassá-la para o email da filha, acabou enviando “sem querer” para uma lista de juízes federais de todo o país. Hélio foi procurado pelo presidente da Ajufe, Nino Toldo, que pediu oficialmente que reconsiderasse sua decisão. O TRF encaminhou informações argumentando que a juíza havia tirado vantagem no passado da mesma regra que agora queria derrubar. Dois dias depois, Hélio voltou atrás e derrubou a decisão que favorecia Lilian.

O caso provocou constrangimento entre os magistrados do ‘mailing’ de Tourinho Neto às vésperas das críticas de Barbosa.

Fontes:
Estadão - E-mail vazado por acidente levanta suspeitas de conluio dentro do CNJ

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

7 Opiniões

  1. Jorge da Paz Rodrigues disse:

    Que falta nos faz em Portugal (sou português) termos um Presidente do STJcom a coragem e a categoria de Joaquim Barbosa!
    Comparado com ele, o presidente do STJ português não passa de um paspalhão e de um cobardolas.
    Que Deus dê muita saúde e sorte a Joaquim Barbosa, para bem do Brasil.
    JPR

  2. junior carajás disse:

    Bom Joaquim vc agora voltou a ser o Zorro sem mascara, senhore excelencias muito cuidado ao passar emaill, pois um desses podera cair na caixa do Zorro sem Mascara ai você poderam se extressa na reunião errada no momento errado. Joaquinsão bota pra moer, meu pois o seu tempo como presidente desta corte é tão pequena mais neste curto periodo de tempo der aula para os doutores porrada neles

  3. Fabiana Carvalho disse:

    Não entendi porque na manchete esta escrito que tem conluio entre juízes e advogados se no corpo da matéria não há nada que justifique essa informação.

  4. EMILIANO NETO disse:

    A declaração do ministro Joaquim Barbosa é o retrato falado do judiciário brasileiro. A separação do joio do trico só seria possível com uso de aparelho microscópio de última geração.

  5. Djalma Bentes disse:

    Será que esses que estão gritando são ingênuos?. Será que não sabem que inúmeras sentenças são feitas por outros que não os juízes? O Ministro Joaquim Barbosa está coberto de razão. O lamentável de tudo é que ele é praticamente sozinho. Quando sair dos cargos vai sofrer ‘perseguição’….É O BRASIL que temos. Um país que tem aprovação estúpida(em todos os sentidos). Um pais que tem criminosos condenados como ‘representantes do povo’. Bate forte Joaquinzão ! ! !

  6. Djalma Bentes disse:

    Fabiana, Lê a matéria do Estadão que você vai entender direitinho…..

  7. wandereley f.silva disse:

    ASSOCIO-ME AOS AMIGOS COMENTARISTAS.— NASCEU O RUI BARBOSA CONTEMPORÂNEO.
    VAMOS CONSERTAR ESTA COLUNA DESTE HOMEM PORQUE É A UNANIMIDADE NACIONAL.
    ÉTICA,DECÊNCIA E FIRMEZA DE CARÁTER.TUDO ISTO NUM HOMEM SÓ.
    MEU DEUS! NÓS PRECISAMOS CONVENCER A ESTE HOMEM PARA ACEITAR A PRESIDÊNCIA DO PAÍS.
    O BRASIL DEIXARIA DE SER O PAÍS EXÓTICO DE POVO CARNAVALESCO E MULHERES DISPONÍVEIS QUE O MUNDO TEM DE NÓS–.PAÍS DO FUTEBOL,LEVIANO E DESONESTO.
    O MINISTRO JOAQUIM PORIA ESTE PAÍS NOS EIXOS.EM POUCO TEMPO.
    ESPERAMOS POR ELE DESDE DOM JOÃO VI -E A FAMÍLIA IMPERIAL.
    REZEMOS PELA SAÚDE DELE.-SE A MEDICINA NÃO TIVER RESPOSTA LEVEM-NO NUM CENTRO ESPÍRITA PARA CIRURGIA ESPIRITUAL. E DEUS NOS AJUDE –E ELE HÁ DE QUERER

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *