Início » Brasil » É publicada a matéria sobre a Guerrilha do Araguaia
Nesta Data

É publicada a matéria sobre a Guerrilha do Araguaia

No dia 24 de setembro de 1972, o jornal 'Estado de S.Paulo' publica matéria sobre a Guerrilha do Araguaia

É publicada a matéria sobre a Guerrilha do Araguaia
A operação resultaria na morte de quase uma centena de pessoas (Reprodução/Internet)

No dia 24 de setembro de 1972, o Brasil tomava conhecimento de um dos eventos mais expressivos de nossa história recente. Nesse dia, foi publicada a primeira matéria sobre a Guerrilha do Araguaia. O texto do jornal O Estado de S. Paulo saiu cinco meses após o Exército Brasileiro ter deflagrado, na margem esquerda do Rio Araguaia, na divisa dos estados do Maranhão, Pará e de Goiás (hoje Tocantins), a operação que resultaria na morte de quase uma centena de pessoas.

Considerada um “grande drible” na censura que vigorava na época, a reportagem relatava as atividades das Forças Armadas na região, especialmente em Xambioá, transformada “em uma grande praça de guerra” onde “caminhões, jipes, oficiais e soldados” circulavam “fortemente armados”.

A guerrilha teve início quando militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que defendiam a luta armada migraram para a região, conhecida como Bico do Papagaio, com o objetivo fomentar uma “revolução socialista”, com base nas experiências da Revolução Cubana e da Revolução Chinesa.

A operação de combate à Guerrilha do Araguaia terminou oficialmente no dia 5 de janeiro de 1975, quando o então presidente Ernesto Geisel enviou mensagem ao Congresso para informar o fim do movimento armado.

 

Fontes:
Agência Brasil-Primeiro registro sobre a Guerrilha do Araguaia na imprensa faz 40 anos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *