Início » Brasil » Economia brasileira surpreende e volta a encolher em outubro
Economia

Economia brasileira surpreende e volta a encolher em outubro

Analistas esperavam alta de 0,2% no mês, e o resultado acabou surpreendendo o mercado financeiro

Economia brasileira surpreende e volta a encolher em outubro
A produção industrial que ficou estável em relação a setembro, caiu 3,6% em relação a outubro (Reprodução/Internet)

A economia brasileira iniciou o quarto trimestre com uma retração, segundo o Índice IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) , que foi  divulgado nesta segunda-feira, 15.  O indicador serve para demonstrar o ritmo da economia durante os meses. No mês de outubro, a economia encolheu 0,26% em comparação com o mês de setembro.

No acumulado dos dez primeiros meses do ano, o IBC-Br registrou queda de 0,12% em relação ao mesmo período de 2013. Já nos 12 meses encerrados em outubro, houve um crescimento de 0,26%. A economia saiu da recessão técnica no terceiro trimestre com uma expansão mínima de 0,1% sobre os três meses anteriores, segundo o IBGE.

Analistas esperavam alta de 0,2% no mês, e o resultado acabou surpreendendo o mercado financeiro. Em nota enviada a investidores antes da divulgação dos números, o diretor do departamento de pesquisa do Bradesco, Octávio de Barros, disse que o banco esperava alta de 0,3%, “impulsionado pelas vendas do comércio varejista no período”.

A produção industrial que ficou estável em relação a setembro, caiu 3,6% em relação a outubro. O índice do BC também tem alguma influência sobre as projeções do mercado financeiro para o PIB (Produto Interno Bruto), embora não possa ser considerado como uma prévia desse indicador, que é trimestral e tem outra metodologia de cálculo.

Fontes:
O Globo-Após três meses de alta, economia brasileira surpreende e volta a encolher em outubro, diz BC

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *