Início » Brasil » Economia encolhe 0,13% no primeiro trimestre
RETRAÇÃO

Economia encolhe 0,13% no primeiro trimestre

Índice do Banco Central mostrou retração, em vez da esperada alta de 0,2%

Economia encolhe 0,13% no primeiro trimestre
Atualmente, os juros básicos estão em 6,5% ao ano (Foto: Pixabay)

Nesta quarta-feira, 16, o índice do Banco Central (IBC-BR) revelou que a economia encolheu 0,13% no primeiro trimestre deste ano. A expectativa era de alta de 0,2% no período. Nos últimos 12 meses, a expansão da economia foi de apenas 1,05%. A projeção dos analistas é que o país cresça 2,51% neste ano.

De acordo com o Banco Central, houve uma retração em cada um dos três meses, sendo o pior resultado (baixa de 0,74%) em março. Como o resultado foi divulgado no mesmo dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) decide os próximos passos da estratégia de controle de altas de preços, o BC deve cortar novamente a taxa de juros para estimular a inflação no Brasil.

Atualmente, os juros básicos estão em 6,5% ao ano e devem cair para 6,25% ao ano nesta quarta-feira, para que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) saia do atual 2,76% para chegar aos 4,25% no ano que vem.

O IBC-BR, assim como o Produto Interno Bruto (PIB), mede a atividade econômica. A diferença está na metodologia. O indicador do BC leva em consideração a trajetória de variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho da indústria, agropecuária e serviços. Já o PIB, que é calculado pelo IBGE, é medido a partir da soma dos bens e serviços produzidos na economia.

Fontes:
O Globo-Economia brasileira encolheu 0,13% no primeiro trimestre, aponta Banco Central

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *