Início » Brasil » ‘Economist’ aposta em Nelson Barbosa para o Ministério da Fazenda
Substituto de Mantega

‘Economist’ aposta em Nelson Barbosa para o Ministério da Fazenda

Segundo a revista britânica, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda tem boas relações com Dilma e inspira mais confiança do que muitos altos funcionários da pasta

‘Economist’ aposta em Nelson Barbosa para o Ministério da Fazenda
A reportagem faz um breve balanço dos prós e contras dos dois principais candidatos à Fazenda (Reprodução/EBC)

É grande a especulação em torno do anúncio do substituto de Guido Mantega no Ministério da Fazenda. Os principais nomes cotados para o cargo são o do ex-diretor do Banco Central, Henrique Meirelles, e o do secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, ambos sugeridos à Dilma pelo ex-presidente Lula.

Na última quinta-feira, 13, foi a vez da revista britânica Economist fazer sua aposta. Segundo a revista, Nelson Barbosa será o escolhido para a pasta. A reportagem faz um breve balanço dos prós e contras dos dois principais candidatos à Fazenda.

“Meirelles tem a confiança do mercado graças ao viés ortodoxo de sua política monetária. Ele seria capaz de recuperar a credibilidade que o governo tanto necessita. Porém, Dilma o considera muito conservador e, provavelmente, não daria a Meirelles liberdade que ele precisa para aceitar o cargo”, diz o texto.

Por outro lado, a revista avalia que Barbosa tem boas relações com a presidente. “Mesmo não sendo o candidato preferido dos investidores, Barbosa inspira mais confiança do que muitos altos funcionários do Ministério da Fazenda, como o secretário do Tesouro, Arno Augustin”, diz a revista.

No texto também são citados dois outros candidatos ao posto: o atual diretor do Banco Central, Alexandre Tombini, e o do ex-diretor do BNDES, Luciano Coutinho. Contudo, a revista mantém firme a aposta em Barbosa.

“Continuamos considerando que Barbosa irá garantir o posto e que os ajustes ficais deixarão o superávit primário do país entre 2% e 2,5%, o suficiente para manter a taxa de investimento do país”.

Fontes:
The Economist-Speculation mounts over Dilma's next finance minister

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *