Início » Brasil » Economista diz que resgate do FMI é uma possível solução para crise brasileira
Austeridade

Economista diz que resgate do FMI é uma possível solução para crise brasileira

Resgate seria uma forma de contornar o impasse político, já que o FMI exigiria medidas de ajuste fiscal

Economista diz que resgate do FMI é uma possível solução para crise brasileira
Para economista, incapacidade do governo Dilma de aprovar medidas de ajuste fiscal seria o principal motivo do resgate (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O sistema político do Brasil está em um estado tão precário que não há forças para implementar as reformas necessárias para reduzir dívidas, controlar a inflação e evitar mais rebaixamentos. Para sair do buraco, o economista Stephen Jen, que trabalhou no FMI nos anos de 1990, propõe uma solução radical. De acordo com a Bloomberg, Jen sugere que o Brasil peça um resgate ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Embora o Brasil não precise de fundos — o Tesouro tem US$ 371 bilhões em reservas internacionais –, a ajuda financeira do FMI exigiria medidas como aumento de impostos e cortes de gastos, o que daria ao governo Dilma respaldo para implementar as medidas impopulares para reforçar o orçamento.

“Eles [governo Dilma] não conseguem aprovar propostas. O sistema inteiro precisa de uma limpeza”, disse o economista. “Um modo rápido de alcançar esse objetivo é pelo FMI.”

O representante do FMI, Raphael Anspach, e a assessoria da presidência brasileira se recusaram a comentar.

Leia mais: Standard and Poor’s rebaixa nota de crédito do Brasil

A popularidade da presidente Dilma está em uma baixa recorde. Membros da oposição e seus críticos dentro do governo se rebelaram nos meses recentes contra propostas para reforçar as contas fiscais, como aumentos de impostos e cortes de gastos.

Economistas entrevistados pelo Banco Central preveem a mais longa recessão desde 1930 e a maior inflação em 12 anos. O colapso nos preços de commodities ajudou o real a cair 31% este ano em relação ao dólar, tornando a moeda brasileira a mais fraca entre as maiores do mundo.

A última vez que o Brasil buscou resgate do FMI foi em 2002, com o pedido de 30 bilhões de dólares em auxílio financeiro.

Fontes:
Bloomberg - One Radical Idea for Fixing Brazil’s Politics: an IMF Bailout

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *