Início » Brasil » Eike estimulou acionistas a investir na OGX enquanto vendia ações da empresa
manipulação de mercado

Eike estimulou acionistas a investir na OGX enquanto vendia ações da empresa

Empresário usou Twitter para incentivar acionistas a investir na OGX no mesmo dia em que vendeu R$ 19 milhões em ações da empresa

Eike estimulou acionistas a investir na OGX enquanto vendia ações da empresa
“Se fosse um país de primeiro mundo, ele já estaria preso”, diz acionista que pretende entrar com aço contra Eike (Reprodução/ O Globo)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Uma série de mensagens publicadas por Eike Batista em seu perfil no Twitter no dia 29 de maio deste ano vêm causando indignação entre investidores.

Naquele dia, Eike Batista publicou mensagens estimulando seus seguidores no Twitter a investir na petroleira OGX. No mesmo dia, o empresário vendeu R$ 19 milhões em ações da OGX na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Enquanto vendia as ações, Eike trocava mensagens com seus seguidores, pedindo paciência e traçando um cenário otimista para a empresa. Acionistas de Eike veem a atitude do empresário como crime de manipulação do mercado e insider trading (quando alguém negocia ações com informações privilegiadas).

Liderados pelo economista Aurélio Valporto e pelo advogado Márcio Lobo, um grupo de acionistas pretende ajuizar nesta quinta-feira, 5, uma série de ações contra Eike e pedir ressarcimento pelos prejuízos causados pela derrocada da OGX. “Vemos como um ato de extrema má fé. Se fosse um país de primeiro mundo, ele já estaria preso”, diz Valporto.

Especialistas do setor afirmam que, ao usar canais extraoficiais para falar sobre negócios, Eike violou a Lei das S.A. (6.404/76), pois provocou assimetria de informações entre os investidores. Segundo os especialistas, Eike prejudicou seus seguidores no Twitter e pode ser punido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que fiscaliza o mercado de capitais. As punições vão de advertência a cassação do registro para operar.

Fontes:
O Globo-Pelo Twitter, Eike Batista indicou OGX no mesmo dia em que vendeu ações da empresa

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *