Início » Brasil » Eleição para governador no Tocantins terá 2º turno
ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

Eleição para governador no Tocantins terá 2º turno

Disputa será entre o governador interino do estado, Mauro Carlesse (PHS-TO), e o senador Vicentinho Alves (PR-TO). Pleito faz parte das Eleições Suplementares

Eleição para governador no Tocantins terá 2º turno
Pleito ocorre porque antigos ocupantes dos cargos foram cassados pela Justiça Eleitoral (Foto: Wikimedia/Senado)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A eleição para o governo do estado do Tocantins, disputada no último domingo, 3, terá segundo turno. Prevista para o dia 24 deste mês, a disputa será entre o atual governador interino do estado, Mauro Carlesse (PHS-TO) e o senador Vicentinho Alves (PR-TO).

Com 98% das urnas apuradas, Carlesse recebeu 30% dos votos válidos, enquanto Vicentinho obteve 22%. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, mais de 300 mil eleitores deixaram de registrar seus votos.

Os candidatos podem retomar suas campanhas a partir desta segunda-feira, 4. Aquele que vencer, vai ficar no comando do estado até o dia 31 de dezembro e vai poder concorrer à reeleição em outubro.

O primeiro turno das chamadas Eleições Suplementares ocorreu por conta da cassação do mandato de Marcelo Miranda (MDB-TO) e sua vice Cláudia Lélis (PV-TO) no dia 22 de março. Carlesse e Vicentinho Alves disputaram com outros cinco candidatos: Carlos Amastha (PSB-TO), Kátia Abreu (PDT-TO), Marcos de Souza Costa (PRTB-TO), Márlon Reis (Rede-TO) e Mário Lúcio Avelar (Psol-TO).

Relembre o caso

O processo contra o ex-governador Marcelo Miranda e sua vice, Cláudia Lélis, começou após a polícia apreender R$ 500 mil em espécie em um avião na cidade de Piracanjuba (GO), além de milhares de santinhos da campanha de Miranda. Os dois foram considerados culpados por captação ilegal de recursos para a campanha eleitoral de 2014 pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Fontes:
Congresso em Foco-Carlesse e Vicentinho disputarão governo do Tocantins em segundo turno. Votação será 24 de junho
G1-Carlesse e Vicentinho vão disputar o governo do Tocantins no segundo turno
O Globo-Tocantins terá 2º turno entre Carlesse e Vicentinho para mandato tampão de governador

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *