Início » Brasil » Eleições conservaram clãs políticos no Congresso
Transparência Brasil

Eleições conservaram clãs políticos no Congresso

Levantamento revelou que 60% dos senadores eleitos e 49% dos futuros deputados têm algum familiar que já atuou ou ainda atua no Legislativo federal

Eleições conservaram clãs políticos no Congresso
Deputados eleitos com familiares na política: Clarissa Garotinho, Eduardo Bolsonaro e Bruno Covas (Fonte: Reprodução/Facebook/Veja)

Um levantamento feito pela Ong Transparência Brasil revelou que os clãs políticos continuam fortes no Congresso Nacional.

De acordo com a Ong, 60% dos senadores eleitos e 49% dos futuros deputados têm algum familiar que já atuou ou ainda atua no Legislativo federal.

O levantamento mostra ainda que a tendência é mais observada entre os jovens eleitos: 85% dos deputados com 35 anos ou menos são herdeiros de famílias ligadas à política.

As populações das regiões Norte e Nordeste foram as que mais elegeram filhos, cônjuges, irmãos e sobrinhos de políticos para o Congresso: 52% e 63%, respectivamente. No Rio Grande do Norte, por exemplo, todos os deputados eleitos pertencem a famílias de políticos.

Já no caso do Senado, as regiões que mais seguiram esta tendência foram Sudeste, Sul e Norte, com 67% cada.

A Ong revelou também que, em relação às eleições de 2010, houve um aumento de 5% entre familiares de políticos eleitos na Câmara e redução de 4% no Senado.

Fontes:
Veja - Clãs políticos continuam dominando o Congresso

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *