Início » Brasil » Elogios de FHC a Luciano Huck geram intriga no PSDB
MAL-ESTAR TUCANO

Elogios de FHC a Luciano Huck geram intriga no PSDB

Elogios de FHC a uma eventual candidatura de Luciano Huck é alvo de críticas de tucanos que apoiam a candidatura de Geraldo Alckmin

Elogios de FHC a Luciano Huck geram intriga no PSDB
FHC e outros políticos já mencionaram a possibilidade de Huck concorrer ao governo do Rio de Janeiro pelo PSDB (Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil)

O cenário político dentro do PSDB é de intriga desde que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) começou a se manifestar a favor do apresentador Luciano Huck. Aliados do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin – que deve ser oficializado como candidato presidencial no mês que vem – cobraram explicações do ex-presidente.

Na última terça-feira, 6, FHC disse que uma candidatura de Huck seria boa para o Brasil. “É bom ter gente como o Luciano porque precisa arejar, botar em perigo a política tradicional, mesmo que seja do meu partido. É preciso que ela seja desafiada por pessoas portadoras de ideias e processos políticos novos para que o próprio partido possa avançar. Está havendo sinal nessa direção”, disse FHC à rádio Jovem Pan.

FHC voltou a falar sobre Huck na última quinta-feira, 8. “Ele [Huck] sempre foi muito próximo ao PSDB, o estilo dele é peessedebista”, disse o ex-presidente à Folha de S. Paulo. Os aliados de Alckmin, então, cogitaram divulgar uma nota pública, condenando a postura do ex-presidente, mas Alckmin rechaçou a ideia. Eles acabaram por mandar um e-mail, questionando se FCH continua apoiando Alckmin ou se prefere outro nome.

FHC, por sua vez, ligou para Alckmin “para que a intriga não prosperasse”, segundo auxiliares do ex-presidente. Na chamada, FHC reafirmou seu apoio à candidatura de Alckmin, mas na noite daquele mesmo dia, jantou com Huck.

Huck é cotado para disputar a eleição presidencial deste ano. O apresentador nega que vai se candidatar. Seus advogados chegaram a entregar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um documento, dizendo que ele não iria se candidatar. No entanto, as declarações de FHC e o encontro dos dois em São Paulo levantaram novas suspeitas sobre uma possível candidatura. Segundo uma pesquisa do Datafolha divulgada na semana passada, Alckmin chegou a 11% das intenções de voto e Huck, 8%.

“Ele quer derrubar o Geraldo ou quer apenas aparecer e chamar a atenção? Ninguém está entendendo o que ele está fazendo“, diz um dos aliados do governador de São Paulo.

Na última quinta-feira, 8, Alckmin deu uma nova declaração sobre FHC. “O Fernando Henrique tem uma amizade pessoal como Luciano e a família dele”, disse o governador à Rádio Bandeirantes.

FHC e outros políticos já mencionaram a possibilidade de Huck concorrer ao governo do Rio de Janeiro pelo PSDB. Entre políticos, a opção não enfrentaria tanta resistência como ocorre com disputa para a presidência da República. Mas, até agora, o partido não tem candidato para o governo do Rio.

Fontes:
O Globo-Aliados de Alckmin cobram explicações de FH sobre Huck
Infomoney-Em meio a elogios de FHC, candidatura de Huck é dada como certa pelo governo - e Globo não esconde descontentamento

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Markut disse:

    Muito extranho esse posicionamento de FHC. Nós,cá da planície, poderíamos tentar uma explicação, que seria tirar das garras do lulo petismo , mais um poste que substitua o eventual impedimento do Lula, já que o PT não tem quem o substitua.
    O Huck seria mais util se ele se utilizar,se puder, do prestígio do seu programa , na televisão , cuja possibilidade de esclarecer a massa semi analfabeta dos eleitores, serviria para não se deixar levar pelas promessas e mentiras do populismo predador.
    O risco é grande de Huck se deixar picar pela mosca azul do poder político e,humano,como todos nós, outros, ceder aos seus encantos.

  2. Henrique de Almeida Lara disse:

    O ex-presidente Fernanado Henrique está prejudicando e atrapalhando a política no Brasil. Ele deveria reconhecer que o seu tempo já passou e calar a boca. Não fica bem um Ex ficar dando pitaco.

  3. Aureo Ramos de Souza disse:

    Fernando Henrique já esta velho e não tem mais aquela mente política. Luciano Huk será uma LOUCURA, LOUCURA, LOUCURA.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *