Início » Brasil » Em blog, Dirceu critica aliança Marina-Campos
Dirceu contra-ataca

Em blog, Dirceu critica aliança Marina-Campos

Em seu blog, o petista José Dirceu faz uma crítica previsível à aliança entre Campos e Marina e aponta pontos de divergência entre ambos

Em blog, Dirceu critica aliança Marina-Campos
Dirceu diz que o único objetivo da aliança é retirar o PT do poder (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em declarações no mínimo previsíveis, o ex-ministro José Dirceu, condenado no processo do mensalão, vem criticando a aliança entre o Rede Sustentabilidade de Marina Silva e o PSB de Eduardo Campos. Em seu blog ZéDirceu, o petista afirma que os problemas de Marina Silva e Eduardo Campos estão apenas começando e aponta alguns pontos de divergência entre ambos para reforçar o argumento.

Leia mais: Marina e Campos terão de superar diferenças para manter aliança

Leia mais: Marina Silva: eu e Eduardo Campos somos possibilidades e sabemos disso

Segundo Dirceu, a aliança tem caráter volúvel, e várias possibilidades contraditórias já forma levantadas pelos dois lados. “Marina será a vice de Campos; ou ele vice numa chapa dela; ou ainda nada impede que a aliança feita agora seja rompida mais à frente para a ex-senadora apoiar outra força ou tomar outro rumo”, diz Dirceu, ressaltando que o único objetivo da aliança é retirar o PT do poder, fazer oposição por oposição mesmo.

Segundo Dirceu, a mídia, “órfã de pai e mãe com o fracasso da candidatura de Aécio”, também está apoiando a aliança por enxergar nela uma nova possibilidade de derrotar o PT.

O petista cita uma entrevista de Marina ao blog do jornalista Gerson Camarotti, onde a ex-senadora diz que ela será a vice e Campos será o candidato à presidência. Depois, Dirceu cita outra entrevista de Marina ao jornal Folha, publicada nesta quarta-feira, 9, onde ela diz que “os dois são uma possibilidade”.

Dirceu afirma que Marina e Campos divergem em questões ambientais e lembra que ambos estiveram em lados opostos durante a votação do Novo Código Florestal. Enquanto Marina classificava o Novo Código como um retrocesso, Campos apoiou a bancada ruralista. Em outras palavras, o PSB de Campos está na contramão da cartilha de Marina.

O texto também questiona como serão feitas as candidaturas a Deputado Federal e Senador, que só permitem uma vaga por estado, e diz que os membros do Rede se sentem traídos com a decisão de Marina.

“Disso tudo, o que fica, o que se sobressai no momento? Agora e no futuro, tudo indica que o presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos, vai viver muitas emoções com as idas e vindas de Marina Silva. Ele tem que se preparar, porque só começou o processo de disputa que pode paralisar sua própria candidatura e disposição de disputar a presidência da República em 2014”, diz o petista.

Fontes:
ZéDirceu-Campos que se prepare: só começou o processo que pode paralisar sua candidatura ao Planalto
ZéDirceu-Marina agrava divisão em seu partido e aos poucos vai inviabilizando sua legalização
ZéDirceu-Na aliança Marina Silva-Eduardo Campos, os problemas apenas começaram
Folha-Marina diz que ela e Campos são "possibilidades" para 2014

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

20 Opiniões

  1. Azambuja disse:

    Zé Dirceu, um condenado por corrupção, não perde a mania de dar palpites na política.

  2. Anselmo Heidrich disse:

    Ele fala muitas coisas, mas sente uma: medo.

  3. Nelson Franco Jobim disse:

    Pelo menos o PT terá de parar de disputar eleições com FHC.

  4. Jacytan Melo disse:

    Cala a boca Zé Dirceu, vai cuidar de teus processos. Tirar o poder das mãos do PT qualquer esforço é válido.

  5. Leidy Santos disse:

    Ô Zé, cala esta boca e aguarde a hora de ir para atrás das grades.

  6. Izaias Magalhães Quintana disse:

    E o PT com Maluf, Collor, Sarney, faltou só Darth vader.

  7. Joaquim Caldas disse:

    Eduardo tem razão:já passou da hora de retirar as raposas do parlamento. E bé chagada a hora: ladrões fora,já!!!!

  8. Joaquim Caldas disse:

    Zé Dirceu é agente vitalício da KGB.

  9. Alcebiades Abel Filho disse:

    A política no Brasil costurada pelo Fernando Henrique a qual o Lula deu continuidade e a Dilma esta dando proceguimento. Deixou o país completamente vulnerável a dominação do sistema internacional, haja visto a tímida reação da espionagem internacional pela nossa presidenta. A nossa política de Fernando Henrique a Dilma é a política da ENTREGAÇÃO.; Não se iludam Campos e Marina não vai ser diferente, na hora “H” não vão ter estrutura para resistir a pressão internacional, principalmente na área do petróleo. Porém, a saída do PT do poder é interessante porque o PT funciona mais na oposição do que na situação. O PT no poder executivo se acovarda , diante do sistema, e descaradamente se alia a corrupção. Tenho certeza que o melhor negócio que pode acontecer é o PT sair do poder executivo e voltar a cumprir o seu programa NACIONALISTA para defender o Brasil. Viva o PT fora do governo!!!

  10. yama disse:

    Diferentemente do que escreve Zé Dirceu a oposição que participa e está atenta ao que está acontecendo no País vê na gestão do PT, não absolutamente, uma orientação trabalhista e de oferecer oportunidade aos que não foram bem aquinhoados na posse de oportunidades por melhor condição econômica (MESMO QUE POR ESFORÇO PESSOAL COMO É O CASO DE MUITOS E NÃO POR BENS DE FAMÍLIA OU DE PROCESSOS FRAUDULENTOS COMO MUITOS OU ATÉ A MAIORIA DO PT). O que se observou no decorrer dos anos da direção petista foi de escolha sistemática dos apadrinhados por “favores” por vezes criminosos ou limítrofes do crime dos que foram escolhidos no voto por serem defensores da leniência com o crime, a desordem e a desobediência do sistema civil e regulamentar em vigor nas diversas mudanças que ocorreram no País. Eduardo Campos surge como uma “oportunidade moralizadora” na gestão pública federal e quanto à Marina nota-se no correr de sua aventura política incerteza e ausência de força física e até de determinação nas disputas e apresentação ante os embates políticos e de argumentação para convicção da escolha aos cargos públicos eletivos buscando sustentação na origem “cabocla” e no aspecto miscigenado.
    O que é CERTO É QUE OS GOVERNOS PETISTAS EM TODOS OS NÍVEIS FORAM MARCADOS PELA IMORALIDADE DA GESTÃO E DE ATITUDES CRIMINOSOS ONDE O LEMA ERA O QUE QUEREMOS TEM QUE SER OBTIDO A QUALQUER PREÇO.

  11. Antonio Manoel Garcia Gonçalves Rato disse:

    Dirceu,

    Se a aliança Campos / Marina, apenas servir para retirar o PT do poder, na minha opinião, cumprirá um grande serviço ao país, pois vai contribuir para desmontar o esquema político de cooptação politicamente esterilizante e espúrio de uma maioria congressual, fisiológica e imoral, do qual o ” mensalão ,” pelo qual você está condenado, no mínimo por corrupção ativa, foi o começo.

    Não fosse esse motivo suficiente, bastar-nos-ia ter como justificativa o lamentável legado que os dez anos de governo do PT proporcionou ao país, a saber :

    – A péssima situação da educação que, se fosse de boa qualidade, seria o instrumento realmente eficaz e sustentável de inclusão social e de promoção da cidadania que ensejaria, aos egressos da exclusão, independência e autonomia em relação ao Estado provedor, libertando-os e dando dignidade aos 50 milhões de brasileiros, hoje beneficiários cativos do Bolsa Família.

    – Os 13 milhões de analfabetos (quase duas vezes e meia a população de Cuba), cuja quantidade parou de diminuir e, revertendo a tendência de queda, sofreu um leve crescimento, segundo informa a última PNAD.

    – A flagrante injustiça social expressa pelo fato de que, entre 2011 e 2012, a renda dos1% mais ricos ter aumentado 10,8%, enquanto a dos 10% mais pobres somente 6,4% segundo, ainda, os dados da última PNAD.

    – A incapacidade de conter a pressão inflacionária, cujo índice anualizado atinge o patamar de 6% prejudicando, principalmente, os mais pobres corroendo-lhes os salários.

    – O sofrível nível de crescimento do PIB do país, no entorno de 2% anuais que nos constrange quando comparado com o dos nossos vizinhos latino americanos e com o dos países componentes dos “BRICs “.

    – A forte tributação, sobre a população e a produção do país, em valores equivalentes a 37% do PIB, dos quais, apenas 1% do PIB, lhes é devolvida na forma de investimentos do governo na infraestrutura econômica, insuficientes em virtude da pequena margem deixada no orçamento nacional inchado pelo crescente gasto com o custeio da máquina estatal que, por ser incompetentemente, oferece em retorno, serviços públicos de educação, saúde e segurança de péssima qualidade.

    – A deplorável situação da infraestrutura logística que reduz a capacidade do país competir economicamente, colocando-o em posição atrás de Portugal nesse aspecto, segundo dados da OCDE, e encarecendo o custo de vida da população.

    Dirceu, você foi definitivamente condenado pelo Supremo Tribunal do país, no mínimo por corrupção ativa, praticada a seu comando, da forma a mais grave eis que inusitadamente institucional e estrutural, uma vez que foi planejada e executada pelo presidente, pelo secretário geral e pelo tesoureiro do seu partido o PT para corromper a representação popular e ferir a democracia.

    Dirceu, tenha um mínimo de vergonha diante do povo brasileiro, 40% do qual, quase a metade, votou nas eleições de 2010 contra o que você e seu partido representa.

    Antonio Manoel G. G. Rato

  12. Helena disse:

    Devia estar preso e não escrevendo para o seu blog como se nada tivesse feito!

  13. carlos augusto de araujo dória cdoria@petrobras.com.br disse:

    Para que perder tempo com dois ex-petistas. O candidato tem que ser o inesquecível FHC, único em condições de vencer, dado o seu extaordinário governo. Tem que voltar para privatizar a Petrobrás, Caixa, Banco do Brasil, todos cabides de emprego dos petralhas.

  14. olbe disse:

    Dirceu está morrendo de medo de perder seu reinado…

  15. olbe disse:

    Por tudo o que foi dito ai nas opiniões é que eu acho bom os dois candidatos serem do nordeste pq é lá que estão a grande massa que vota no PT . São pessoas simples, sem muito estudo que trocam o voto por bolsa de estudo e tem medo de perder…mas elas continuam sofrendo com a falta de tudo e já viram que Eduardo é um homem que faz e Marina , uma mulher valente e honrada…esperemos que eles mudem seu voto e vamos acabar com o reinado do PT.

  16. Áureo Ramos de Souza disse:

    O que o José Dirceu entende é de roubo pois de política ele já está ultrapassado a tempo. E quem foi que disse que nordestino não sabe ler, o melhor médico Ortopedista do Brasil saiu de minha comunidade UR 04 Cohab Ibura é o Dr. Hermes Wagner, minha filha é estudante de direito, e já é pedagoga e tem gestão em Recursos Humano, temos Girley comandante da policia e também daqui da UR 04. Estão enganado, Tarcio Maciel e Tomás Maciel primos legítimos de de Marco Maciel homem probo são os melhores professores de matemática e português proprietário do colégio e curso Especial e são de Pesqueira, se enganam que somos analfabetos eu sou Economista para seu governo. Hoje falamos Oxente por brincadeira assim como o comentarista Neto só fala em baita. Vou parar pois me irritou um certo comentário. Desculpe o desabafo.

  17. João Dias disse:

    ZÉ DIRCEU… ZÉ DAS QUANTAS… ZÉ GATUNO… ZÉ LARÁPIO… ZÉ NINGUÉM… VC NÃO TEM MORAL PARA OPINAR SOBRE “A” NEM “B’ VOCE É A PRÓPRIA AUSÊNCIA DE OPINIÃO!!!! VÁ PARA DETRÁS DAS GRADES E FIM!!!!!

  18. almeida disse:

    Eu,pergunto,aquele que nao tem pecado a tire a primeira PEDRA,essas foram as palavras de um grande MESTRE.

  19. Inácio Antônio Soares Neto disse:

    Este José Dirceu tonou-se um Homem nas alturas , foi chefe de quadrilha na gestão da Casa Civil no Governo Lula, saiu repassando o cargo para Alcione Gerra no governo da Presidente Dilma, e logo em seguida o Povo manifestou contra a quadrilha e não foi Preso, e nem vai. Quando estava preste a ser preso criaram uma Lei para os mesmos, favorecendo a quadrilha. E agora só resta as medidas internacional, pois no Brasil não ha condições. As vezes o mundo reagem contra as bandidagem que continua dando palpite no Pais com toda moral e rolando muito dinheiro para a mídia que aceita escutar este tipo de gente sem credibilidade.Só Deus.

  20. PENSADOR disse:

    Ó respeitáveis enganadores que troçais de mim!
    Donde brota a vossa política,
    Enquanto o mundo for governado por vós?
    Das punhaladas e do assassínio!
    Charles de Coster (em Ulenspiegel)
    Escuta, Zé Ninguém! Wilhelm Reich

    Chamam-te «Zé Ninguém!» «Homem Comum» e, ao que dizem, começou a tua era, a «Era do Homem Comum». Mas não és tu que o dizes, Zé Ninguém, são eles, os vice-presidentes das grandes nações, os importantes dirigentes do proletariado, os filhos da burguesia arrependidos, os homens de Estado e os filósofos. Dão-te o futuro, mas não te perguntam pelo passado.

    Tu és herdeiro de um passado terrível. A tua herança queima-te as mãos, e sou eu que to digo. A verdade é que todo o médico, sapateiro, mecânico ou educador que queira trabalhar e ganhar o seu pão deve conhecer as suas limitações. Há algumas décadas, tu, Zé Ninguém, começaste a penetrar no governo da Terra. O futuro.da raça humana depende, à partir de agora, da maneira como pensas e ages. Porém, nem os teus mestres nem os teus senhores te dizem como realmente pensas e és, ninguém ousa dirigir-te a única critica que te podia tornar apto a ser inabalável senhor dos teus destinos. És «livre» apenas num sentido: livre da educação que te permitiria conduzires a tua vida como te aprouvesse, acima da autocrítica.

    Nunca te ouvi queixar: «Vocês promovem-me a futuro senhor de mim próprio e do meu mundo, mas não me dizem como fazê-lo e não me apontam erros no que penso e faço».

    Deixas que os homens no poder o assumam em teu nome. Mas tu mesmo nada dizes. Conferes aos homens que detêm o poder, quando não o conferes a importantes mal intencionados, mais poder ainda para te representarem. E só demasiado tarde reconheces que te enganaram uma vez mais-Mas eu entendo-te. Vezes sem conta te vi nu, psíquica e fisicamente nu, sem máscara, sem opção, sem voto, sem aquilo que fiz de ti «membro do povo». Nu como um recém-nascido ou um general em cuecas. Ouvi então os teus prantos e lamúrias, ouvi-te os apelos e esperanças, os teus amores e desditas. Conheço-te e entendo-te. E vou dizer-te quem és, Zé Ninguém, porque acredito na grandeza do teu futuro, que sem dúvida te pertencerá. Por isso mesmo, antes de tudo o mais, olha para ti. Vê-te como realmente és. Ouve o que nenhum dos teus chefes ou representantes se atreve a dizer-te: És o «homem médio», o «homem comum». Repara bem no significado destas palavras: «médio» e «comum».—Diferes dos grandes homens que verdadeiramente o são apenas num ponto: todo o grande homem foi outrora um Zé Ninguém que desenvolveu apenas uma outra qualidade: a de reconhecer as áreas em que havia limitações e estreiteza no seu modo de pensar e agir. Através de qualquer tarefa que o apaixonasse, aprendeu a sentir cada vez melhor aquilo em que a sua pequenez e mediocridade ameaçavam a sua felicidade. O grande homem é, pois, aquele que reconhece quando e em que é pequeno. O homem pequeno é aquele que não reconhece a sua pequenez e teme reconhecê-la; que procura mascarar a sua tacanhez e estreiteza de vistas com ilusões de força e grandeza, força e grandeza alheias. Que se orgulha dos seus grandes generais, mas não de si próprio. Que admira as idéias que não teve, mas nunca as que teve. Que acredita mais arraigadamente nas coisas que menos entende, e que não acredita no que quer que lhe pareça fácil de assimilar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *