Início » Brasil » Em carta, Tsipras diz que aceita os termos dos credores para novo resgate
Crise na Grécia

Em carta, Tsipras diz que aceita os termos dos credores para novo resgate

Primeiro-ministro grego enviou carta a líderes da União Europeia, afirmando estar disposto a aceitar a reforma exigida pelos credores para novo resgate financeiro

Em carta, Tsipras diz que aceita os termos dos credores para novo resgate
Tsipras disse que aceita todas as condições dos credores, com apenas duas mudanças (Foto: Flickr)

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pretende aceitar as exigências dos credores para um novo resgate financeiro da Grécia. A informação foi dada nesta quarta-feira, 1, pelo jornal Financial Times, que divulgou uma carta enviada por Tsipras na última terça-feira, 30.

Leia mais: O que esperar se a Grécia sair do euro

Na carta, Tsipras se dirige ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ao presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, e a diretora do FMI, Crhistine Lagarde. Nela, o primeiro-ministro grego afirma que aceita “todas as condições de resgate que estavam sobre a mesa no fim de semana, com apenas um punhado de pequenas mudanças”.

Tsipras afirma que está disposto a aceitar a reforma no sistema tributário grego exigida pelos credores, mas que deseja manter o desconto de 30% nos impostos cobrados das ilhas gregas, a maioria localizadas em regiões remotas e difícil acesso.

O primeiro-ministro grego também diz que deseja manter para outubro a implementação da lei que fixa em 67 anos a nova idade mínima para a aposentadoria na Grécia. Os credores exigiam que a medida entrasse em vigor imediatamente. Tsipras também pede um “subsídio de solidariedade” aos pensionistas mais pobres.

Os ministros das Finanças da União Europeia vão discutir a proposta de Tsipras em uma teleconferência que será realizada no fim da tarde desta quarta-feira. No próximo domingo, 5, a Grécia fará um referendo no qual a população decidirá se o governo deve aceitar os termos de um novo resgate ou se deve rejeitar a proposta, dar calote nos credores e, talvez, abandonar o euro.

Fontes:
Financial Times-Alexis Tsipras backs down on many Greece bailout demands
Valor-Premiê grego está disposto a aceitar termos de credores, revela carta

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *