Início » Brasil » Em meio à crise, ‘fator Levy’ gera otimismo entre economistas
recuperação econômica

Em meio à crise, ‘fator Levy’ gera otimismo entre economistas

Analistas do setor financeiro estão otimistas quanto à recuperação econômica do país. A razão deste otimismo tem nome: Joaquim Levy

Em meio à crise, ‘fator Levy’ gera otimismo entre economistas
Levy tem o apoio e a confiança do setor econômico do país (Reprodução/Eraldo Peres/AP)

Na última segunda-feira, 9, o dólar chegou a R$ 3,12, a maior cotação desde agosto de 2004. Desde janeiro deste ano, o real já caiu 15% frente a moeda americana. Apesar disso, analistas do setor financeiro estão otimistas quanto à recuperação econômica do país. E a razão deste otimismo tem nome: Joaquim Levy.

O novo ministro da Fazenda do governo Dilma é conhecido pelo viés ortodoxo e assumiu o posto com o compromisso de colocar as finanças do país em ordem. Ele tem o apoio o setor econômico do país. “O futuro está melhor do que antes. Conhecemos Levy e sabemos que ele é rígido quando tem algum objetivo”, diz Fernando Honorato Barbosa, economista-chefe da Bradesco Asset Management (Bram), onde Levy trabalhou.

Na última segunda-feira, enquanto a Ibovespa fechava em queda de 1,6%, muitos analistas de mercado cultivavam em sigilo um sentimento de otimismo. Eles acreditam que o “fator Levy”, termo criado por Barbosa, será capaz de recuperar a economia do país.

“Levy veio do setor financeiro. É ele quem vai depositar a confiança no mercado que o governo precisa”, diz Alexandre de Azara, economista-chefe da Modal Asset Management.

Fontes:
Financial Times-Optimists see end for Brazil currency slide

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *