Início » Brasil » Em votação aberta, Senado mantém prisão de Delcídio Amaral
DECRETADA PELO STF

Em votação aberta, Senado mantém prisão de Delcídio Amaral

Manutenção da prisão foi decidida por 59 votos a favor, 13 contra e uma abstenção

Em votação aberta, Senado mantém prisão de Delcídio Amaral
Votação desta quarta no Senado (Fonte: Reprodução/Agência Senado)

O Senado decidiu na noite desta quarta-feira, 25, em votação aberta, manter a prisão do Senador Delcídio Amaral decretada pelo Supremo Tribunal Federal.

Delcídio, que está detido na carceragem da Polícia Federal em Brasília, foi preso nesta quarta sob acusação do Ministério Público Federal de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

Os senadores decidiram por 59 votos a 13, além de uma abstenção, manter a prisão de Delcídio por tempo indeterminado. O parlamentar será solto apenas quando o STF entender que ele não coloca mais em risco a investigação.

Dos 13 parlamentares que pediram a suspensão da prisão do senador, nove são do PT, que se posicionou a favor da votação fechada. Apenas dois senadores do PT decidiram manter a decisão do STF: Paulo Paim (RS) e Walter Pinheiro (BA) — ambos também apoiaram o voto aberto.

Os demais senadores que foram contra a decisão do STF foram Fernando Collor (PTB-AL), Telmário Motta (PDT-RR), João Alberto Souza (PMDB-MA) e Roberto Rocha (PSB-MA). Edison Lobão (PMDB-MA) foi o único parlamentar que se absteve na votação desta quarta.

A Constituição brasileira determina que prisões de parlamentares têm que ser submetidas à análise da sua respectiva casa legislativa.

A prisão de Delcídio Amaral tem como base uma gravação apresentada pelo filho de Nestor Cerveró em que o senador oferece R$ 50 mil por mês à família do ex-diretor da Petrobras, além de um plano de fuga para que Cerveró deixasse o Brasil. O objetivo era evitar que o ex-diretor da Petrobras fizesse um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

Fontes:
Uol - Veja como votou cada senador sobre prisão de Delcídio do Amaral
G1 - Em votação aberta, Senado dá aval à prisão de Delcídio decretada pelo STF

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. joaquim vieira disse:

    A lei deve ser igual para todos,enquanto existir fórum privilegiado para político,o trabalhador vive preso e o bandido vive solto!

  2. João Ribeiro disse:

    Bom trabalho do filho do presidiario
    O pai merece
    Acho que tem até feição de honesto (sincero)

    O senador é muito mais nocivo ao país

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *