Início » Brasil » Embaixador do Brasil na Indonésia se apresentará no Itamaraty
Relações abaladas

Embaixador do Brasil na Indonésia se apresentará no Itamaraty

Mesmo com as relações abaladas, o Itamaraty retoma novas gestões junto aos indonésios para evitar que outro brasileiro seja executado

Embaixador do Brasil na Indonésia se apresentará no Itamaraty
Gularte foi preso em 2004, no aeroporto de Jacarta, com seis quilos de cocaína que estavam escondidos em oito pranchas (Reprodução/Internet)

Nesta segunda-feira, 19, o embaixador do Brasil na Indonésia, Paulo Alberto Silveira, deve se apresentar ao Itamaraty. Ele deixou imediatamente o país após ordens dada pela presidente Dilma Rousseff. A presidente ordenou o retorno de Silveria ao Brasil logo após a execução do brasileiro Marco Archer, fuzilado no último sábado, 17.

Mesmo com as relações diplomáticas abaladas, o Itamaraty retomou as conversas com o governo indonésio para evitar que outro brasileiro seja executado. Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 41 anos, também está no corredor da morte, condenado por tráfico de drogas.

Jornais indonésios noticiam que Rodrigo deve ser executado dentro de um mês, mas as autoridades brasileiras afirmam que nenhuma data foi oficialmente informada. Gularte foi preso em 2004, no aeroporto de Jacarta, com seis quilos de cocaína escondidos em oito pranchas de surfe. Ele perdeu todos os recursos possíveis na Justiça da Indonésia, sendo o último em 2011, e sua única chance de evitar ser fuzilado é obter o perdão do presidente Joko Widodo.

O Itamaraty está oferecendo assistência psicológica a Rodrigo e confirma que levou ao governo indonésio um pedido da família para que seja analisada a grave situação de saúde dele. Segundo familiares, o réu sofre de esquizofrenia.

O episódio do fuzilamento fez com que o governo brasileiro suspendesse, ao menos por enquanto, a nomeação de um novo embaixador do Brasil na Indonésia.

Fontes:
Estadão-Embaixador do Brasil na Indonésia se apresenta nesta segunda no Itamaraty

3 Opiniões

  1. jovelino bispo vieira disse:

    A historia do PT vem do terrorismo, em algumas oportunidades vimos que tanto lula quanto Hugo chavez falavam dos ” cumpamheiros” das FARCS como se fossem herois revolucionarios, por isso nao foi surpresa pra mim a atitude de Dilma defendendo o traficante enquanto centenas de brasileiros morrem todos os dias nas maos de criminosos ligados ao trafico de drogas e armas, as drogas rastreadas pela PF tiveram origem na bolivia, se a ” coracao que mente” estiver tao consternada como diz ela nai teria que “enquadrar” o indio ditador da bolivia ja que o mesmo faz vista grossa para as drogas e armas que passam pelas nossas fronteiras ( lembrando que o Brasil nao é produtor de drogas, é ROTA e CONSUMO .

  2. Roberto Henry Ebelt disse:

    Sempre desconfiei que dilma e o petê estivessem ligados ao narcotráfico. Parece que agora acabaram as dúvidas.

  3. jair renato da cruz disse:

    se matassem todos esses .traficantes no brasil esse pais não tava esta b* que tá. indonesia está de parabens

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *