Início » Brasil » Embargo 1
COLUNA ESPLANADA

Embargo 1

Silêncio dos EUA sobre a retomada das importações de carne 'in natura' brasileira é uma 'estratégia deles', diz secretário-executivo

Embargo 1
Novacki diz confiar na queda do embargo em curto prazo (Fonte: Reprodução/Thinkstock/Ed. Globo)

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, considera que o silêncio dos Estados Unidos sobre a retomada das importações de carne “in natura” brasileira é uma “estratégia deles”, pois todos os esclarecimentos já foram prestados ao governo americano. À Coluna, Novacki diz confiar na queda do embargo em curto prazo e confirma que o Brasil pode derrubar a taxa de 20% na importação do etanol americano em troca da retomada das exportações da carne brasileira.

Embargo 2

O embargo à carne brasileira foi imposto há seis meses quando o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) alegou “preocupações recorrentes sobre a segurança dos produtos destinados ao mercado americano”.

Ditadura

Condenado na Lava Jato, o ex-ministro José Dirceu tem convocado a militância por todos os meios possíveis — telefone, vídeos nas redes sociais — para a luta ‘contra a ditadura da toga’ a partir do dia 24, quando o recurso de Lula da Silva será julgado pelo TRF4.

Continência

O presidente Michel Temer ordenou e integrantes do governo obedecem à risca: evitar qualquer comentário sobre o julgamento de Lula.

Influência

O advogado goiano Djalma Rezende, que ficou famoso por andar de carros importados e gastar cerca de R$ 8 milhões em seu casamento, ganhou sua fortuna no Direito Rural. Ele é um dos que mais tem processos no Incra, em Brasília. E nos últimos meses estaria se gabando junto aos clientes da sua proximidade com a advogada-geral da União, Grace Mendonça.

Outro lado

Djalma Rezende nega. À Coluna, diz que viu uma única vez Grace Mendonça pessoalmente em um audiência acompanhada de dois assessores. Afirma ainda que não é amigo, não tem o telefone dela e “não tem processos que foram beneficiados por amizades”.

CPI

A oposição na Câmara e no Senado quer aproveitar a crise da Caixa Econômica Federal para desgastar o governo de Michel Temer. Senadores e deputados planejam criar uma CPI Mista para aprofundar as investigações sobre a troca de vantagens e desvio de dinheiro público no banco.

Previdência

Senador Paulo Paim (PT-RS), que presidiu a CPI da Previdência, lançou cartilha com um resumo dos trabalhos da comissão. “A Previdência é superavitária e o discurso que afirma que ela está quebrada não passa de uma grande mentira”, diz.

Só agora

O presidente nacional do MDB, senador Romero Jucá (RR), só agora fala em expulsar a bancada do partido que está atrás das grades. O primeiro da lista deverá ser o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (RJ), para quem o Ministério Público recomendou, recente, pena de 386 anos de prisão por crimes de corrupção passiva e ativa, prevaricação (crime contra a administração pública) e lavagem de dinheiro.

Dois pesos

Há dois meses, Conselho de Ética do PMDB defenestrou a senadora Kátia Abreu (TO) do partido por sua “postura crítica ao governo de Michel Temer”.

TV Escola

Há mais de 20 anos no ar, a TV Escola — que tem como público estudantes, professores e gestores escolares — vai reformular sua estrutura e 80% da programação até março. O investimento total será de R$ 15 milhões, incluindo novos equipamentos e cenários, profissionais especializados, além de pesquisas, desenvolvimento de programas e aquisição de atrações licenciadas.

Ponto Final

“Na crise institucional que vivemos, Ministério Público e Polícia Federal se salvam”.
Do senador Lasier Martins (PSD-RS)

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *