Início » Brasil » Empresas envolvidas na Lava Jato somam mais de 300 mil demissões
REFLEXOS DA CORRUPÇÃO

Empresas envolvidas na Lava Jato somam mais de 300 mil demissões

Setor de gás e óleo também fez cortes dramáticos em seu quadro de funcionários desde o início da operação

Empresas envolvidas na Lava Jato somam mais de 300 mil demissões
As informações de 2016 ainda são parciais, então o número é, provavelmente, superior ao estimado atualmente (Foto: Wikimedia)

A Odebrecht desligou cerca de 100 ml funcionários desde o início do seu envolvimento na Operação Lava Jato. Somando os outros cinco grandes grupos envolvidos na operação – Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Engevix, Queiros Galvão e UTC -, o número de funcionários demitidos passa dos 300 mil.

As informações foram colhidas pelo jornal Valor Econômico, levando em conta relatórios divulgados pelas empresas e bases de dados do setor. O saldo negativo é, provavelmente, superior a 300 mil, já que as informações referentes ao ano de 2016 estão disponíveis para apenas parte do grupo (Andrade Gutierrez, UTC e Engevix). O setor de óleo e gás, que também reduziu drasticamente de tamanho nos últimos três anos, também desligou 440 mil funcionários.

O maior corte proporcional foi feito pela Engevix, que passou de 3,5 mil funcionários para 469, diminuindo o quadro em mais de 80%. Em números absolutos, a empresa que mais demitiu funcionários foi a Andrade Gutierrez, que passou de 251,9 mil empregados para 144,9 mil. A estimativa para o dado fechado de 2016 é parcial, lembra a assessoria de imprensa da empresa. A assessoria lembra também que a redução de pessoal entre 20% e 25% na comparação com 2015 inclui desinvestimentos e vendas de ativos feitos pelo grupo no ano passado.

Na UTC, o volume de colaboradores encolheu de 27,4 mil em 2013 para 8,3 mil em 2016, uma queda de 70%. O grupo Odebrecht reduziu o quadro a 85 mil, depois de registrar 181,5 mil contratações em 2013. O número, porém, não é oficial. Quando procurada, a empresa afirmou que o último dado disponível é o de 2015.

Fontes:
Valor Econômico-Empresas envolvidas na Lava-Jato demitem 300 mil em três anos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. laercio disse:

    Nossa legislação deve ser aprimorada de forma a defender os interesses nacionais!
    Percebemos claramente que os instrumentos legais os quais dispomos deixaram várias empresas a vontade para fazer uso ilícito dos nossos meios diversos que culminaram em balança comercial desfavorável, que atingira diretamente nossa população; praticamente se cometeu um atentado contra o povo mas, parece que propositalmente as leis já ouviam tais maus presságios e, consequentemente se colocaram bem brandas a serviços daqueles que cairiam futuramente nas redes punitivas. Em contra partida, o povo não teve rede de proteção, os primeiros treze milhões bateram direto no chão enquanto os demais fazem o que podem para não caírem por cima daqueles que já estão em pedaços.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *