Início » Brasil » Enem ‘é tecnicamente preciso’, diz Haddad
Exame suspenso

Enem ‘é tecnicamente preciso’, diz Haddad

Presidente Lula também saiu em defesa do Enem, afirmando que seu sucesso foi total e absoluto

Enem ‘é tecnicamente preciso’, diz Haddad
Ministro da Educação, Fernando Haddad, durante entrevista (Fonte: Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Após a suspensão do Enem 2010 em todo o país, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira, 8, que “a prova é tecnicamente precisa” e que o MEC vai recorrer da liminar acatada pela juíza da 7ª Vara Federal do Ceará.

Muito além do gabarito invertido

O ministro responsabilizou a gráfica que imprimiu as provas do Enem pelas falhas no caderno de cor amarela, ressaltando ainda que o número de provas com erro de digitação corresponde a 0,3% do montante de provas impressas. “Por isso que a gráfica não teve dúvidas em assumir a responsabilidade”, afirmou.

Reaplicação do Enem para prejudicados

Fernando Haddad disse ainda que a gráfica responsável pela impressão das provas vai arcar com os custos da reaplicação do Enem para os estudantes prejudicados, embora ainda não haja uma data definida. “Para definir a data temos que observar o calendário universitário e, segundo, verificar quantos estudantes efetivamente terão que refazer. No ano passado, marcamos cerca de um mês depois, essa é a previsão”, afirmou o ministro.

O ministro da Educação ressaltou que, “com os dados técnicos”, o MEC vai convencer a juíza da 7ª Vara Federal do Ceará a rever sua decisão e que foi aberto um processo administrativo para investigar a causa da inversão da ordem do cabeçalho no cartão de respostas em relação ao caderno de prova, outro problema apresentado pelo Enem 2010.

Lula: ‘sucesso do Enem foi total e absoluto’

Em meio a toda essa polêmica, o presidente Lula afirmou também que “o sucesso do Enem foi total e absoluto”, ressaltando que mais de 3 milhões de jovens participaram da prova e que “tem muita gente que quer que [os erros] afetem [o exame]. Tem gente que não se conforma com o Enem, mas, de qualquer forma, ele provou que é extraordinariamente bem sucedido”.

Leia mais:

Mais um desastre na área da educação

Fontes:
Estadão - 'Sucesso do Enem foi total e absoluto', insiste Lula
Terra - Haddad diz que Enem é "tecnicamente preciso" e vai recorrer

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

17 Opiniões

  1. Helio (rio de janeiro) disse:

    Não acho que foi um sucesso. Deve haver um inimigo oculto dando esse segundo erro Tnatas regras divulgadas em tempos diferentes, nem todos os candidatos a par. Não fiz o Enem, mas entraria na justiça pelo estresse em mais um ano.

  2. Carlos U. Pozzobon disse:

    Foi um fracasso total. Estão tentando defender o indefensável. Como a tarefa de fiscalização é do do Ministério da Educação a incompetência deve ser creditada a ele, embora a gráfica também tem sua parte de culpa. O que se sabe é que o ENEM não foi planejado para ser um vestibular, mas apenas um exame de habilitação para os vestibulares. Portanto, era uma prova mais enxuta e generalista. Ao ser tratado como vestibular para 3 milhões de alunos, a confusão tomou conta. Este exame não se sustenta na justiça. Acho que a posição do governo vai ficar cada vez mais vulnerável.

  3. Edson Vander disse:

    A primeira vergonha é ter que fazer prova para ter acesso ao ensino gratuíto, que deveria estar a disposição de qualquer pessoa que quisesse estudar.
    O lula achar que foi um sucesso não é nada de mais, para um deslumbrado tudo que brilha é ouro. Não vai me surpreender se ele botar a culpa no FHC.

  4. João Cirino Gomes disse:

    Vejam as discrepâncias!
    Se vc já terminou o Colegial, mas na sua época não existia ENEM esta fadado a nunca mais estudadar!
    E onde estão os representantes do povo, que ganham para pensar?
    Eles querem mesmo é toda a população desinformada e emburrecida!
    Afinal desta maneira será bem mais fácil engana-los, como vem ocorrendo: Até burros que nem sabem falar, entram para nos representar já pensando em nos ludibriar e se enriquecer!

  5. samuel r lima disse:

    lula nunca asume o erro sempre a oposição é culpada mas o povo merece tudo isso não toma atitudes corretas sempre vota errado. novidades ão de vir.

  6. firmino teodoro da silva disse:

    GOSTARIA DE SABER COMO UM PRESIDENTE SEM DIPLOMA,NÃO SEI QUAL O GRAU DE ESTUDO DA EXCELENCIA,OPINA EM ALGO QUE PARA TER CONDIÇÕES,OS REFERIDOS POSSUEM FACULDADES ESPECIAIS,MESTRADO, DOUTORADO, PóS-DOUTORADO. E AINDA SOMOS OBRIGADOS A TER QUE OUVIR LER O CIDADÃO BRASILEIRO ALEGAR QUE O ENEM É SUCESSO.!!! SINCERAMENTE DESCREDITO TOTAL DA FONTE, PARA ALEGAR ESSE SUCESSO.NÃO SOMOS SEM TERRA MUITO MENOS PARTE DE VILA CAMPESINA, QUE LAMENTAVELMENTE, NÃO O PRESIDENTE, POIS ESSE ACHA QUE NINGUÉM PRECISA DE ESTUDO, MAS O MINISTRO DA EDUCAÇÃO JÁ DEVERIA TER DITO AO PRESIDENTE QUE ESSAS PESSOAS A QUEM REFERI ACIMA JÁ DEVERIAM ESTAR CURSANDO FACULDADES, PARA ELES PODEREM JULGAR O JULGADOR.FINALMENTE,AINDA FALTAM 60 DIAS PARA FINDAR O GOVERNO QUE IRREGULARMENTE NOS GOVERNOU POR OITO ANOS.!!!!SAUDADES DE FHC.!!!!

  7. Téka Assunção disse:

    Não é de hoje, que os responsáveis pela área da Educação deixam a desejar. À pouco tempo houve o incidente com os livros enviados para as crianças do Ensino Fundamental,com linguagem e trechos, que nem em “Bocage” se vê.
    E não é a primeira vez, que isso acontece no ENEM. O que está faltando é seriedade, competência, e uma fiscalização rigorosa por parte dos dirigentes. Deveria-se cancelar a “prova”, e começar tudo de novo. Porque algo quando começa errado, a tendência é terminar errado. “ERRAR É HUMANO.. MAS PERSISTIR NO ERRO É DIABÓLICO” ! maquiavélico….
    Abços,
    Téka

  8. Ítala Mendes disse:

    O problema é que muitos estudantes, foram prejudicado pelos erros da prova, mais que justo todo refazerem, lógico que isso é ruim para aqueles se prepraram para a segunda fase dos vestibulares, mas ainda acredito que a melhor solução é uma nova prova. Na verdade o governo não quer gastar com logística.

  9. Paulo C Donatti disse:

    Amigos, não se preocupem com a opinião do presidente. Veja, se em sua vida você leu uma placa de sinal de transito, certamente você leu muito mais que o presidente da republica do Brasil.

  10. renato.rvasco@gmail.com disse:

    Este é o conceito de sucesso do atual governo…atentem…

  11. ana maria vieira paiva disse:

    Concordo com tudo que já escreveram aqui, nem sei o que acrescentar.
    Esse Homem chamado de Presidente só pode ter essa opinião, pois ele é PHD em mentiras, estudar para quê? Imagina, ficou rico , viajou o mundo todo, come e bebe do melhor, aquela mulher dele com cara de deboche, vestindo griffes, vive cercado de mordomias, avião particular, não respeita a noss Constituição, passa por cima, debocha do Supremo, ri de tudo e todos, vai respeitar os estudantes como eu que abri mão de muita coisa para estudar e tentar uma vaga… para quê estudar?
    ÍTALA MENDES concordo com vc.
    A Minha data de nascimento saiu como 2053, quando falei para o fiscal ele disse que o erro foi meu ai aparaceram mais 5 pessoas na mesma sala com o mesmo erro, inclusive o ano; só olhei para ele e não disse nada.
    Imagina se esse Presidente sabe quando se deu a abertura dos Portos tanta faz dizer que foi em 1808 ou 1810.

    “”O Na verdade o governo não quer gastar com logística””.Ele só quer gastar com mordomias e alimentar a sua vaidade, vai dizer que a culpa é do Serra e do FHC.
    Voum ficando por aqui , pois tenho que me preparar para a próxima, até resolverem se farei ou não outra prova.
    Ana Maria.

  12. Walter Senise disse:

    Que vergonha! com a afirmação de que o Enem foi um sucesso, tanto o Lula como o Min da Educação e toda a equipe que participou na elaboração das provas e gabaritos, assim como a gráfica escolhida para editar as provas e os gabaritos, deram uma total demonstracão de falta de preparo até para aplicar uma provinha desta, o que na minha opinião, todos os envolvidos assinaram seus atestados de burriceeeeee!!!! É deplorável , que vergonha o presidente do Brasil ter a coragem de fazer tal afirmação.

  13. Henrique de Almeida Lara disse:

    É lamentável que as nossas autoridades não têm a nobreza de assumir os seus erros, aprender com eles e corrigí-los com dignidade! O que se vêem sãos distorções demagógicas da verdade e muita mentira para encobrir os malfeitos e desmazelos. As falhas do ENEM já se tornaram proverbiais.

  14. Markut disse:

    Bom, o homem, apesar de já estar com um pé fora, não desiste de afirmar coisas absurdas, com a maior cara de pau.
    Agora, que a Dilma já ganhou, pergunta-se para que ele precisa continuar com as suas batatadas?
    O uso do cachimbo deixou a boca bem torta!
    De qualquer forma, no contexto geral, o que se vê é o descaso e incompetência, justamente na questão de educação, que deveria ser a causa mais sagrada que os plantonistas de plantão deveriam abraçar. Se o exemplo de desídia vem de cima, o que dizer quando isso se espalha,feito uma epidemia, atingindo pelo descrédito e decepção e base desse castelo de malfeitos contra a população?

  15. Jose disse:

    Eu javi coisa muito pior, e provada, vejam o ultimo concurso da camara municipal de São jose dos campos / SP, foi um escandalo, ja faz dois anos e continua enrolada, a cidade tem cerca de 700 mil habitantes e foi uma vergonha até hoje não solucionada. Mas não da ibope, não é federal dai esta embaixo do tapete! Quem quizer mais informação é só procurar na WEB, concurso da câmara Municipal de São josé dos Campos. Uma vergonha e advinha quem são os governantes da cidade.

  16. Gabriela disse:

    “OPINIÃO DE WALTER SENISE (VÁRZEA GRANDE, MATO GROSSO)
    NA DATA: 9 DE NOVEMBRO DE 2010 AS 17:58

    Que vergonha! com a afirmação de que o Enem foi um sucesso, tanto o Lula como o Min da Educação e toda a equipe que participou na elaboração das provas e gabaritos, assim como a gráfica escolhida para editar as provas e os gabaritos, deram uma total demonstracão de falta de preparo até para aplicar uma provinha desta, o que na minha opinião, todos os envolvidos assinaram seus atestados de burriceeeeee!!!! É deplorável , que vergonha o presidente do Brasil ter a coragem de fazer tal afirmação.”

    Eu concordo plenamente com Walter.O presidente não demonstra preparo para julgar uma prova.De acordo com próximos meus, algumas questoes estavam muito ambiguas e confusas.
    Eu mesmo já fiz a prova do Enem do ano passado , que lembrando aqui, quase foi suspensa por causa dos desvios ocorridos.
    Acredito que se o enem for suspenso ele perderá a credibilidade em várias faculdades, tanto federais quanto particulares, no uso dele para a entrada dos estudantes nas universidades.

  17. CARLOS ALBERTO PEREIRA DE SOUSA disse:

    Tem um ditado que diz, a ingnorância e audaciosa, é justamente o que acontece com o presidente Lula, dois anos em seguida que é constatado erro no Enem, e o presidente não tem cerimonia de disser quer foi sucesso absoluto.Nada nesse governo é irregularidade.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *