Início » Brasil » Esquentou o clima
Coluna Esplanada

Esquentou o clima

Lula e a presidente Dilma estão rompidos

Esquentou o clima
Dilma soltou um ‘Desta vez será do meu jeito’, para ministros palacianos (Fonte: Reprodução/Uol)

Lula e a presidente Dilma estão rompidos. Uma pequena mostra foi a breve aparição do ex-presidente no palanque da vitória no domingo da eleição. Depois, ele se foi e Dilma discursou sozinha. A razão da pendenga é a que todos pensam: ele capitaliza as duas vitórias dela e quer opinar mais; e Dilma quer independência — pelo menos no segundo governo. Dilma soltou um ‘Desta vez será do meu jeito’, para ministros palacianos. Há poucos dias, ela e Lula tiveram uma conversa numa tentativa de afinação.

Stress

Dilma foi internada sigilosamente por uma noite em SP um mês antes da eleição. A presença do médico Roberto Kalil no Alvorada na noite da vitória não foi só convite.

Agência$

O governo nunca arrecadou tanto, daí a grita dos empresários com a presidente Dilma. A ordem para diretores das agências reguladoras é multar e arrecadar de qualquer setor.

Tubarão na área

O setor estranha audiência pública convocada pela Antaq para ‘regular exploração de instalações portuárias no âmbito dos portos organizados’. É mudar o jogo jogado.

Harém na Esplanada

Aconteceu em fevereiro, mas só agora começou a circular na alta roda de Brasília e deixa os colegas de Esplanada estupefatos — ou com inveja: um ministro metido a Don Juan emprega duas amantes no gabinete. Uma antiga namorada — dizem as más línguas que até aceita pela esposa — e uma nova, que se tornou namorada depois de admitida.

Tapas e beijos

Separadas por poucos metros no ministério, não daria outro resultado: as duas amantes saíram no tapa pelo chefe um dia. Hoje, vivem às turras, mais distantes, porém ainda no harém ministerial.

Língua afiada

O ex-senador Arthur Virgílio, o opositor ferrenho do governo Lula, agora prefeito de Manaus, não perdeu a verve: ‘Temos uma presidente eleita que pelo motivo de absoluta falta de carinho popular não pode caminhar nas ruas’, disse em encontro de tucanos.

Maratona de gênero

As deputadas do PT e PCdoB vão promover a Maratona Hacker de gênero na Câmara. Os programadores convidados vão desenvolver aplicativos para combate à violência.

Calma, gente

A ONG Escola sem Partido tem enviado para prefeitos e governadores anteprojeto de lei para barrar tentativas de ideologia partidária comunista na grade escolar.

MP x OAB?

Promotores do MPDFT rebatem indicações dos réus — entre eles o presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha — de que seja retaliação a ação cível contra pagamento milionário considerado ilegal a servidores da Câmara do DF, por correções do URV para Real.

Honorário$

Aliados de Ibaneis indicam que o MP não aceita a vitória judicial no DF, em ação defendida pelo presidente da OAB, na qual os advogados do governo local passam a receber honorários em causas públicas — os honorários de sucumbência.

Rebate

O MP foi contra esses honorários. Os promotores se defendem: ‘É natural do processo dialógico que muitas cogitações sejam pensadas para justificar uma ou outra atuação do Parquet, mas certo é que o MP trabalha dentro de suas funções constitucionais’.

Apressadinhos

Mal passou a eleição e já tem político pensando na Prefeitura do Recife: o prefeito Geraldo Julio (PSB) só fala em reeleição. O senador Armando Neto (PTB), derrotado para o governo, já se põe candidato. E Marília Arraes, rumo ao PT, é cotada.

Família, família…

Tucanos lamentam os ataques de Dilma a Aécio por nepotismo. Lembram que Tancredo certa vez confidenciou que os Tolentino (a família da esposa Risoleta) eram dor de cabeça. Foram os primos de Aécio empregados no seu governo que o constrangeram.

Aeroporto

Aliás, a famosa fazenda de Cláudio (MG), onde Aécio pavimentou um aeroporto, é da família ligada à sua avó, e não a Tancredo. O tio dono é um Tolentino.

Ponto Final

Só no Brasil. O TJSP recusou indenização do governo ao fotógrafo Alex Silveira, que ficou cego de um olho com tiro de borracha dado por PM. Ao fotógrafo, ‘A culpa exclusiva do lamentável episódio do qual foi vítima’.

11 Opiniões

  1. helo disse:

    “Todo quarto governo de continuidade traz seus problemas inerentes: algum grau de cansaço, espaços estabelecidos, quase imexíveis, rotinas difíceis de mudar, nichos de mando com dificuldade de perceber o novo momento, amarrações várias no campo político, apego ao poder, e assim por diante. A institucionalização, necessária na vida e da qual é difícil escapar, cobra seu preço”, dito no JB expressa algumas das causas de divergências dentro do governo, do qual o autor faz parte.

  2. Joaquim Caldas disse:

    Viram hoje os movimentos de ruas nos estados de SP,MG,? Estes movimentos derrubaria Dilma se o decreto 8.243 fosse aceito.Agora,o impeachment tem que ser aprovado no congresso!

  3. reynaldo disse:

    O povo brasileiro espera um governo ´presidencial que governo para o povo o povo queria que o governo transparente e que esse governo fosse humilde e que atendesse sua obrigações popular trabalhando para o povo te dando educação segurança saúde onde se gasta milhões de real com propagando politica mostrando um verdade que não existe onde aparece e que o povo pudesse dar carinho de agradecimento a todos que o povo elegeu através do voto podendo aplaudir em via publica a sua passagem o povo sabe que sempre será assim promessas continuarão quem manda são os tubarões sobrevivendo as custa da miséria desse povo sofrido que nada tem e nada terá a não ser só promessas.

  4. Antonio Edmilson de Castro Lima disse:

    No inicio do governo de Dilma, eu me esforcei para acreditar que ela era a presidente, mas depois constatei que a eleita não teve o direito nem de indicar, muito menos empossar os seus assessores e ainda com o direito a um espião segundo a imprensa, para informar o Lula, o que acontecia quanto as decisões tomadas pela presidente. Além do mais por inexperiência talvez, sempre corria atrás do ex e o ex sempre aproveitou a deixa para impor o que queria, é por esses e outros acontecimentos que eu nunca acreditei em mandato da Senhora Dilma e vou continuar com o mesmo pensamento se a mesma não souber colocar o Lula, pt e seus apaniguados nos seus devidos lugares, caso nada aconteça o quarto mandato está sacramentado.

  5. helo disse:

    Leis confusas, judiciário obscuro, impunidade alta, fim da cpi do petrolão, todo o governo ocupado no nada sei e o nada a revelar. Pouco tempo livre para cuidar do país.

  6. Vitafer disse:

    k k k k k k k k k k k

  7. Jose Milton DeQuevedo disse:

    Segundo a Biblia a Serpente era o Animal mais Inteligente das Espécies criadas pelo ETERNO! Mas eu acho que um Molusco LULA da de 10×0 neste Réptil.

  8. Jose Milton DeQuevedo disse:

    Uma coisa que eu gostaria de poder entender, de Como que existem 03 Poderes Independentes no Brasil se no Judiciário os Ministros(Juízes) São indicados pelo Poder Executivo e Aprovados pelo Legislativo?
    Acho que existem muitos interesses por trás disso!

  9. DJALMA P BENTES disse:

    O que o Exu de 9 dedos quer é seu quarto mandato mas ela não quer passar para a história como fantoche, como pau mandado, pois sabe que depois disso não tem nada mais para ela. O bicho vai pegar eu acredito que se ela reunir gente competente e não da petralhada poderá melhorar e muito, agora, seu governo. O problema é o aparelhamento existente em TODOS os poderes e níveis.

  10. olbe disse:

    Miguel, nem uma palavra a acrescentar o que você escreveu…

  11. Miguel disse:

    É para ontem o desmanche total do sistema judiciário, o sistema mais obscuro e pernicioso presente na sociedade brasileira.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *