Início » Brasil » ‘Estou num país capitalista’, diz Bolsonaro na China
VIAGEM A PEQUIM

‘Estou num país capitalista’, diz Bolsonaro na China

Em viagem oficial, Bolsonaro evita comentar críticas passadas que fez à China e define o país como ‘capitalista’

‘Estou num país capitalista’, diz Bolsonaro na China
No início do mês, a China celebrou mais um aniversário da revolução comunista (Foto: José Dias/PR)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O presidente Jair Bolsonaro chegou à China nesta quinta-feira, 24. Logo ao pousar, em entrevista a jornalistas, definiu a China como um “país capitalista”.

No início de outubro, a China comemorou o 70º aniversário da revolução comunista. Em diferentes momentos de sua campanha, o então presidenciável elevou críticas ao socialismo e comunismo, mantendo-os distante de relacionamentos com o Brasil.

Porém, Bolsonaro, que está tentando fortalecer os laços comerciais com países asiáticos, evitou falar diretamente de política e das críticas que fez no passado à China. Sobre a guerra comercial envolvendo China e os Estados Unidos, país o qual Bolsonaro vê como seu aliado mais próximo, o presidente destacou que a briga não é do Brasil.

“Não é uma briga  nossa, queremos uma inserção sem ideologia na economia mundial para promover o desenvolvimento nacional”, disse. No entanto, Bolsonaro afirmou que a empresa de telefonia Huawei está “fora do radar” na licitação para a expansão da tecnologia 5G no Brasil, o que contradiz um posicionamento anterior do vice-presidente, general Hamilton Mourão.

A afirmação de Bolsonaro sobre o comunismo da China vai ao encontro do posicionamento de aliados próximos, como o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que classificou o regime chinês como “mais light”. No entanto, vai na direção contrária das afirmações de Olavo de Carvalho em relação à China.

Em janeiro, uma comitiva do PSL viajou para o país e foi alvo de críticas de apoiadores e eleitores do partido. Na ocasião, Olavo de Carvalho classificou os integrantes do grupo como “semianalfabetos”.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre 5G

Fontes:
O Globo-'Estou num país capitalista', diz Bolsonaro ao desembarcar na China
BBC-'Estou num país capitalista', diz Bolsonaro ao chegar à China

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *