Início » Brasil » Estudantes de Goiás ocupam 27 escolas em protesto
CONTRA TERCEIRIZAÇÃO

Estudantes de Goiás ocupam 27 escolas em protesto

Estudantes secundaristas protestam contra novo modelo de gestão do governo estadual, que repassa a gestão das escolas a entidades privadas

Estudantes de Goiás ocupam 27 escolas em protesto
Estudantes têm como inspiração o sucesso dos protestos estudantis em SP (Foto: Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Estudantes de Goiás ocuparam 27 escolas de Ensino Médio do estado em protesto contra o novo modelo de gestão terceirizada adotado pelo governo goiano em dezembro do ano passado.

O novo modelo outorga a administração das escolas a Organizações Sociais, entidades privadas que recebem benefícios do Poder Público para cumprir determinada função.

Com isso, a responsabilidade de manutenção da infraestrutura, de avaliação de desempenho dos alunos e contratação de professores e outros funcionários saem das mãos do governo e passam para as entidades.

Contrários ao novo modelo, os estudantes argumentam que a educação não pode ser tratada como uma mercadoria e cobram mais engajamento do governo estadual. Eles também criticam a falta de diálogo em relação à terceirização.

“Não houve diálogo algum. Estamos lutando por melhorias na educação. Estamos cansados de receber migalhas enquanto o dinheiro fica no bolso dos grandes”, diz Guilherme, de 16 anos. Ele afirma que os estudantes têm como inspiração o sucesso dos protestos estudantis que impediram a remodelação do ensino escolar em São Paulo. “Em São Paulo, as ocupações deram certo, o que temos a perder? Eles acreditaram. Vamos fazer isso porque acreditamos que vai dar certo”.

Apesar de a terceirização ser o principal alvo do protesto, os estudantes também pedem por melhorias em infraestrutura, já que muitas escolas apresentam condições precárias.

Fontes:
Congresso em Foco-Contrários a novo modelo de gestão, estudantes ocupam 27 escolas em Goiás

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *