Início » Brasil » Estudo mostra que zika vírus pode infectar pernilongo
FIOCRUZ

Estudo mostra que zika vírus pode infectar pernilongo

Vírus é capaz de chegar ativo à glândula salivar do pernilongo, o que aumenta o risco da doença ter outro vetor além do Aedes Aegypti

Estudo mostra que zika vírus pode infectar pernilongo
Presença do pernilongo em áreas urbanas e 20 vezes maior que a do Aedes (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Pesquisadores da Fiocruz de Pernambuco revelaram na última quarta-feira, 2, que o zika vírus é capaz de chegar ativo ao intestino e à glândula salivar do mosquito Culex, o pernilongo comum.

Embora seja cedo para afirmar que o mosquito é capaz de transmitir a doença para humanos, a descoberta alerta para o risco de o vírus encontrar outro mosquito vetor além do Aedes Aegypti.

A conclusão foi feita após um estudo realizado com pernilongos criados em laboratório por Constância Ayres, pesquisadora da Fiocruz,. Durante sete dias, os mosquitos foram alimentados com sangue infectado por zika. Foi constatado que o vírus se manteve ativo no intestino e na glândula salivar do inseto.

Especialistas afirmam que o estudo não indica que o pernilongo seja capaz de transmitir o zika. “O experimento ainda é muito preliminar”, disse Margareth Capurro, bióloga da Universidade de São Paulo (USP).

Porém, a descoberta é preocupante, já que é através da glândula salivar do mosquito que ocorre a transmissão de doenças para humanos. “Isso significa que o atual vírus conseguiu escapar de algumas barreiras no mosquito e chegou à glândula salivar”, disse Constância, em uma palestra em Pernambuco.

O pernilongo é um tipo de mosquito presente em quase todos os países do mundo. No Brasil, sua presença em áreas urbanas e 20 vezes maior que a do Aedes. Além disso, ao contrário do Aedes, pernilongo é capaz de se reproduzir em água suja.

Fontes:
Estadão-Zika pode infectar pernilongo, diz Fiocruz

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. olbe disse:

    Neste clima de terror esta noticia é ainda mais assustadora…

  2. Roni Antonio Garcia da Silva disse:

    Creio que nossos cietistas estão equivocados. Qualquer inseto que pique ma pessoa infesad com o Zica irá trnsmitir a doença. Quem diz isto? A lógica. Podeser pernilongo, borrachudo, mutuca e até pulga.

  3. Áureo Ramos de Souza disse:

    Em novembro comecei a sofrer com a tal CHICUNGUYA e até hoje sofro com sequelas no joelho e nos punhos. É o seguinte, eu não acredito que seja nada do que tanto vem se propagando nas redes televisivas, rádio e jornais, o mal é pior do que os cientistas vem falando todos os dias que poderá ser isto ou aquilo. O BURACO É MAIS EM BAIXO.

  4. Luz disse:

    Concordo a situação é bem pior.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *