Início » Brasil » Estudo revela que um terço dos brasileiros não poupa dinheiro para o futuro
Cofrinho vazio

Estudo revela que um terço dos brasileiros não poupa dinheiro para o futuro

Em pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito, 33% dos entrevistados disseram não ter o hábito de poupar para projetos futuros, como a compra da casa própria

Estudo revela que um terço dos brasileiros não poupa dinheiro para o futuro
Pesquisa revelou que os consumidores brasileiros têm hábitos imediatistas (Reprodução/Internet)

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 1, revelou que um terço dos brasileiros não tem o hábito de poupar dinheiro para projetos futuros, como a compra da casa própria, um carro ou para fazer viagens ao exterior.

O levantamento foi feito em 27 capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Na pesquisa, 33% dos entrevistados afirmaram não ter uma reserva financeira. Outros 22% afirmaram não ter hábito de guardar dinheiro pensando no futuro.

A pesquisa revelou que os consumidores brasileiros têm hábitos imediatistas e acabam desperdiçando dinheiro em juros que vêm embutidos em financiamentos. “O que vale a pena para este consumidor imediatista é a sensação do prazer instantâneo com a compra, e como consequência disso, sonhos maiores acabam não sendo possíveis por serem mais caros”, diz o educador financeiro José Vignoli.

Vignoli ressalta que poupar é sempre importante, mesmo começando por pequenos valores. “Aos poucos, eles vão se tornando expressivos e vão se tornar importantes na hora do aperto. O colchão financeiro pode engordar principalmente no fim do ano, quando as pessoas recebem o 13º salário. Como a receita cresce com a entrada do dinheiro extra, o aporte na poupança pode ser maior”.

Fontes:
Valor-Um terço dos brasileiros não poupa para conquistar sonhos, diz estudo

1 Opinião

  1. Marluizo Pires Cruz disse:

    Pesquisa revelou que os consumidores brasileiros têm hábitos imediatistas.

    Esta pesquisa confirmou que o Brasil se revela um país cíclico com mudanças de políticas macroeconômicas financeiras de acordo com interesses políticos de manutenção de poder sem planejamento de futuro econômico do país, desestimulando os brasileiros de poupa dinheiro para o futuro pessoal. Nesta visão clara de que se pouparem eles vão levar! Naquela estimulada frase: Plante e coma senão o João toma! Guardar dinheiro em banco no Brasil é dar lucro para banqueiro ir passear em Paris! Guardar dinheiro na poupança para comprar depois é como cachorro que tenta morder o rabo nunca alcança. Os reajustes dos preços estão sempre bem maiores! Porquanto por faltar planejamento ao país vão se tornando inexpressivo o hábito de poupança pessoal.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *