Início » Brasil » EUA dizem que não há golpe no Brasil
CRISE POLÍTICA

EUA dizem que não há golpe no Brasil

Representante do país na OEA diz que o processo de impeachment respeita a Constituição brasileira

EUA dizem que não há golpe no Brasil
Michael Fitzpatrick comparou a transição pacífica no Brasil ao caos na Venezuela (Foto: Daniel Cima/CIDH)

As autoridades americanas estavam adotando um tom cauteloso sobre a crise política brasileira, só que na última quarta-feira, 18, os Estados Unidos deixaram claro sua posição sobre o tema.  O representante dos Estados Unidos na Organização dos Estados Americanos (OEA), Michael Fitzpatrick, disse que não há golpe no Brasil e que o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff ocorre em respeito às instituições e à Constituição brasileira.

“Há um evidente respeito às instituições democráticas, uma clara separação de poderes rege o estado de direito e há uma solução pacífica de disputas”, disse Kitzpatrick durante a reunião do Conselho Permanente da OEA. “Nada disso parece existir na Venezuela hoje e essa é a preocupação”.

A Venezuela, a Nicarágua e a Bolívia criticaram o impeachment no plenário da entidade, pois acreditam que o afastamento de Dilma é um golpe. O Itamaraty rechaça esta tese. Fitzpatrick disse estranhar que as cíticas mais duras ao processo brasileiro venham de Caracas, onde manifestantes são reprimidos com gás lacrimogênio e há opositores presos pelo governo local.

Apesar do secretário-geral da OEA, Luis Almagro, ter criticado publicamente o processo de impeachment antes do afastamento de Dilma, sua posição parece não refletir nas deliberações dos países que integram a organização. Entretanto, a Comissão de Direitos Humanos da OEA emitiu um comunicado na última quarta-feira, 18, dizendo que o gabinete formado por Michel Temer é um “retrocesso”, por conta da ausência de mulheres e negros.

Fontes:
O Estado de S.Paulo-EUA rechaçam tese de 'golpe' no Brasil
Folha de S.Paulo-Não golpe em curso no Brasil, diz representante dos EUA na OEA
Terra-EUA na OEA: não há golpe de Estado de nenhum tipo no Brasil

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. José Sátiro dos Santos Filho disse:

    Os Estados unidos não poderia criticar o que está acontecendo no Brasil, porque supostamente tem apoiado esse movimento.

  2. Ludwig Von Drake disse:

    A OEA tem que cuidar da Venezuela e do Haiti, aqui, bem ou mal, estamos nos virando.

  3. Sérgio Augusto Kniphoff disse:

    Mas são uns abobados, mesmo!!! O Brasil nesta m…a e tem gente ainda defendendo esta corja!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *